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Reflexologia: Conheça a Cura Atrávés da Massagem Nos Pés!

 Muitas pessoas ficam levemente obsessivas em relação à saúde, mas muitas vezes esquecem de ignorar práticas muito simples que podem melhorá-la de forma significativa. Uma dessas formas é reservar alguns minutos do seu dia para fazer uma boa massagem nos pés. E muitos pensam que esse tipo de massagem tem o intuito apenas de relaxar, mas na verdade há inúmeros benefícios para a saúde. Trata-se da reflexologia.
 
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Os Benefícios da Reflexologia Para a Saúde

Além de ser um método natural e muito seguro que melhora a sua qualidade de vida, a reflexologia ainda estimula os nervos, fazendo-os trabalhar melhor, através de técnicas de massagem nas palmas das mãos e na planta dos pés. Quando um nervo específico é tocado ou massageado em uma dessas áreas, uma outra área diferente do seu corpo é afetada positivamente.

A reflexologia tem uma ótima reputação pelo fato de conseguir aliviar dores de cabeça, sintomas de gripes e resfriados, estresse e muitos outros inconvenientes que regularmente ocorrem no nosso dia a dia. A origem dessa técnica deriva de tempos ancestrais, e acredita-se que tenha surgido na Ásia. A prática tem sido mantida há milênios, comprovando sua grande eficácia para aliviar dores e outros problemas de saúde, promovendo bem-estar. 

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Os Benefícios da Massagem nos Pés
A reflexologia parte do princípio de que o ponto inicial de cada parte do corpo humano está na sola dos pés, assim como nas palmas das mãos. Uma massagem diária nas solas dos pés pode aliviar dores após um longo dia de trabalho, assim proporciona bem-estar e conforto em todo o corpo ao estimular esses pontos de pressão. Veja aqui 7 benefícios de uma boa massagem nos pés:

1. Promove Saúde Mental e Bem-Estar

Massagens diárias nos pés podem oferecer maravilhas ao seu bem-estar. Um estudo conduzido em 1999 na Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido, descobriu que uma massagem de apenas cinco minutos nos pés proporcionou relaxamento a pacientes em estado de saúde crítico, reduzindo o nível de estresse, pressão arterial e frequência cardíacas.

Em 2010, um estudo publicada pela Revista de Enfermagem Clínica (Journal of Clinical Nursing), dos Estados Unidos, mostrou que a massagem em partes mais macias e suaves nas mãos e nos pés proporcionou conforto a pessoas que estavam passando pelo difícil momento de luto após a morte de um ente querido.

Em outro estudo, este conduzido em 2013 por pesquisadores da Universidade Griffith, na Austrália, mostrou que dez minutos de massagem nos pés de pessoas que tinham empregos exigentes e estressantes reduziu consideravelmente o nível de estresse em todas elas, além de melhorar o humor.

2. Alivia Dores Naturalmente

Um estudo conduzido em 2004 pela Escola de Enfermagem da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, mostrou que pacientes em pós-operatório tiveram redução das dores após serem submetidos a massagem nos pés e nas mãos, comparados aos pacientes que apenas usaram medicações.

Em 2010, a Revista de Enfermagem Aplicada (Applied Noursing Journal), dos Estados Unidos, publicou um um estudo no qual mostrou que mulheres que receberam massagem nos pés após o parto por cesariana tiveram diminuição das dores do pós-operatório comparado às outras mulheres que ingeriram placebo.

3. Melhora Nos Sintomas e Efeitos Colaterais do Câncer

Pacientes com câncer passaram a sentir menos dores, náuseas e outros sintomas após serem submetidos a massagens nos pés, segundo um estudo publicado em 2000 por pesquisadores da Universidade de Camberra, na Austrália.

Além disso, um estudo conduzido em 2012 por pela Universidade do Estado do Michigan, nos Estados Unidos, mostrou que pacientes com câncer de mama que estavam em tratamento tiveram uma redução significativa nos sintomas físicos, como melhoria na respiração (pois este câncer proporciona falta de ar) e melhoria nos níveis de energia.

4. Melhora Nos Sintomas da Esclerose Múltipla
Além do câncer, massagens nos pés também mostraram ser bastante efetivas na melhoria de sintomas de esclerose múltipla. A edição de março/abril de 2015 da Revista Iraniana de Pesquisas em Enfermagem e Obstetrícia (Iranian Journal of Nursing and Midwifery Research), no Irã, publicou um artigo no qual mostra um estudo conduzido por diversos pesquisadores relatando que a reflexologia ajuda a melhorar os sintomas da fadiga incapacitante (mais conhecida como síndrome da fadiga crônica), comum em pacientes com esclerose múltipla.

 

5. Reduz Pressão Alta

Pesquisadores da Universidade Nacional de Pusan, na Coreia do Sul, descobriram que massagens terapêuticas diminuíram dramaticamente os níveis de pressão arterial sistólica, além do nível de triglicérides no sangue.

Um estudo semelhante conduzido pelo Dr. Jesus Manzanares, na Espanha, mostrou que pacientes hipertensos diminuíram a pressão sanguínea após receberem massagens, comparado àqueles que ingeriram placebo. A diminuição foi tão significativa que as doses de medicamento para hipertensão arterial foi diminuída aos poucos, junto a um tratamento à base de reflexologia.

6. Melhora a Tensão Pré-Menstrual
Um estudo conduzido em 1993 pela Divisão de Medicina Comportamental do Instituto de Graduação da Califórnia (California Graduate Intitute's Division of Behavioral Medicine) e publicado pela Revista de Ginecologia e Obstetrícia (Obstetrics and Gynecology Journal), nos Estados Unidos, mostrou que mulheres submetidas à tratamentos de reflexologia declararam que tiveram uma redução acentuada nos sintomas de tensão pré-menstrual.

7. Reduz Inchaço Nas Pernas

Os edemas periféricos no corpo surgem quando há um acúmulo de fluidos na área. Esses edemas podem ser sintomas de alguns problemas subjacentes que precisam ser analisados por um médico. Alguns dos exemplos incluem doenças renais, insuficiência cardíaca e doenças hepáticas.

Um estudo conduzido em 2010 na Turquia, mostrou que gestantes com edemas periféricos tiveram redução significativa dos mesmos graças a massagens nos pés.

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Como Fazer a Massagem Nos Pés

1. Coloque uma pequena quantidade de loção, hidratante ou óleo comum nos pés. Pode ser até mesmo óleo de coco ou azeite de oliva, ambos com ótimas propriedades para a saúde.

2. Com as mãos, segure o pé firmemente e aperte a parte de cima dos pés usando os polegares. Comece a partir da ponta de cada dedo e mova os dedos sem pressa até chegar ao tornozelo. Então, volte a massagear os dedos, agora com menos pressão. Repita o procedimento três vezes.

3. Ainda segurando o pé com as mãos, mova os polegares firmemente para baixo em direção ao calcanhar. Repita o procedimento três vezes.

4. Repita os procedimentos anteriores com o outro pé.

Bônus: Veja abaixo ótimas dicas de massagens da reflexologia que você pode fazer nos seus pés para acabar com dores e melhorar o seu bem-estar!

Fonte: healthyandnaturalworld.com

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