maavaron
Você está sendo transferido para a página solicitada...
header print

Como Acabar Com a Má Postura e Dores Nas Costas

 

Manter a coluna reta e firme, com uma boa postura, nos deixa mais atraentes e deixa a saúde em dia. Uma postura adequada é muito importante para diversas funções do corpo e para o bem-estar em geral, que se origina, entre outras coisas, do efeito no fluxo normal de sangue no corpo e da redução da pressão criada em vários centros nervosos. 

Para ter certeza de que você entende a importância de uma postura correta, aqui estão todas as informações que você precisa saber, incluindo um pequeno teste que vai te ajudar a saber o estado da sua postura, além de dicas para manter a postura correta em cada situação. 

 
Guia completo para acabar com má postura e dor nas costas

Como uma má postura afeta o corpo e a saúde? 
Além de nos deixar menos atraentes, a má postura também prejudica a saúde de formas que você sequer imagina. Quando nos sentamos inclinados por longas horas na frente do computador ou sentamos de qualquer jeito, prejudicamos a espinha, o que pode afetar negativamente o fluxo sanguíneo para a área do pescoço, que segue para a cabeça e o cérebro. Isso pode causar dores de cabeça e, em idades avançadas, até ocasionar um derrame. Nossa caixa torácica também é afetada por esse desalinho e pode exercer pressão sobre o coração e os pulmões, causando assim um mau funcionamento dos três órgãos mais importantes do nosso corpo – o cérebro, os pulmões e o coração. 

Além disso, a má postura faz com que o corpo enfraqueça e se canse mais rapidamente. As vértebras da coluna exercem pressão umas sobre as outras, uma condição que não apenas causa dor, mas também pode afetar os músculos, ossos e articulações, além de pressioná-los, fazendo com que enfraqueçam mais rápido com o tempo. Como resultado, a amplitude de movimento do corpo inteiro pode diminuir, e o risco de ter uma hérnia de disco aumenta significativamente.

 

O que causa má postura? 
Embora nos acostumemos a pensar que passar horas sentado é a principal razão para a má postura e os danos na estrutura das costas, o sedentarismo e o estilo de vida moderno não são os únicos culpados. Aqui estão todos os fatores que afetam as costas e a postura, e embora alguns deles não estejam totalmente sob nosso controle, a maioria deles deriva de escolhas que fazemos na vida: 
• Calçar sapatos que não amortecem o impacto nos joelhos e nas costas 
• Sentar em uma cadeira muito alta ou muito baixa 
• Estresse e ansiedade 
• Obesidade 
• Inclinar o corpo para se aproximar da tela do computador 
• Genética 
• Acidentes ou ferimentos 
• Um colchão que não dá o suporte necessário para as costas 
• Problemas nos pés 
• Baixa autoestima 
• Má postura que causa pressão nos quadris (geralmente devido a uma postura relaxada, como mostra a figura a seguir)

Guia completo para acabar com má postura e dor nas costas

Para saber se você sofre de má postura, aqui está um teste rápido que você pode fazer agora: 
1. Fique de costas para a parede enquanto inclina a cabeça contra ela. 
2. Coloque os calcanhares a 15 centímetros da parede, enquanto as nádegas e as omoplatas tocam a parede. 
3. Meça o espaço entre o pescoço e a parede. Se for maior que 5 centímetros, isso indica que você sofre de má postura e que sua coluna está curvada. 


Como manter a postura correta em todas as situações 
Há uma série de maneiras para melhorar e manter a postura correta. Por exemplo: se você trabalha o dia todo na frente do computador, saiba como melhorar a postura para não te prejudicar totalmente, o que você pode ver clicando aqui.
Além disso, você pode fazer algumas pequenas mudanças na maneira como faz as coisas para manter a postura correta durante o dia e evitar mais danos à coluna. 

 

Sentado: 
• Mantenha a cabeça reta sem incliná-la para baixo ou para cima. 
• Certifique-se de que seus ombros não caiam para frente e que estejam soltos, e não tensos. 
• Evite cruzar as pernas, pois isso danifica o fluxo de sangue, e mantenha os joelhos mais baixos que as coxas. 
• Mantenha os pés apoiados no chão e evite empurrá-los sob a cadeira. 
• Não tente manter as costas retas enquanto senta – basta apoiar as costas na cadeira sem forçar a postura, e, se preciso, use alguma almofada para isso. 
• Evite trabalhar na frente da tela do computador sem o apoio adequado do braço. O mais importante é fornecer ter um suporte de pulso, seja para mexer no mouse ou digitar no teclado. 

De pé: 
• Mantenha as costas e os ombros alinhados e não tente empurrar o peito para a frente – mantenha-o perpendicular ao chão. 
• Dobre ligeiramente os joelhos para reduzir a pressão nos quadris e nas costas. 
• Use calçados que forneçam suporte adequado para os pés, joelhos e costas. Não use saltos altos se precisar ficar por muito tempo com eles. 
• Não fique na mesma posição por muito tempo. Mova seu corpo a cada poucos minutos, seja com uma pequena caminhada ou alguns movimentos.

Guia completo para acabar com má postura e dor nas costas

Caminhando: 
• Mantenha o queixo paralelo ao chão, evite curvar os ombros e olhar para os pés. Em vez disso, basta olhar sempre para frente. 
• Mantenha o estômago e as nádegas alinhados com o resto do seu corpo. 
• A cada passo, toque o solo primeiro com o calcanhar e só depois com os dedos dos pés. Não arraste os pés no chão. 

Correndo: 
• Mantenha a cabeça erguida e olhe para frente, não para baixo. 
• Evite dobrar os ombros ou a cintura e mantenha as mãos relaxadas e os cotovelos flexionados a 90 graus. 
• Não levante os joelhos muito alto. Corra de uma maneira que pareça natural para você, e não de uma forma que você sinta que vai melhorar o uso dos músculos das pernas. 
• A cada passo, toque o chão primeiro com a parte do meio do pé e só depois coloque os dedos dos pés para baixo. 

Dormindo: 
• Mude para um colchão mais firme que forneça suporte para as costas. 
• Use o menor número de travesseiros possível, evitando  que o pescoço dobre de maneira não natural. 
• Faça um alongamento antes de dormir para aliviar os músculos e a tensão causada pelo estresse do dia. 
• Não durma de barriga para baixo, pois isso pode pressionar a coluna. Em vez disso, durma de lado com um travesseiro entre as pernas ou de costas com um travesseiro sob os joelhos. Fazer isso irá apoiar seus quadris e mantê-los alinhados com a coluna. 

Se você fizer os exercícios mencionados acima e adotar os hábitos recomendados, poderá melhorar sua postura e evitar lesões e doenças. Pode levar algum tempo para melhorar sua postura, mas quando você perceber o quão bem você se sente e como seu corpo funciona maravilhosamente bem, certamente se sentirá mais feliz e saudável. 

Imagens: John, SanDiego PersonalInjuryA

Registre-se Gratuitamente
Você quis dizer:
Clique aqui "Registre-se", para concordar com os Termos e a Política de Privacidade
Registre-se Gratuitamente
Você quis dizer:
Clique aqui "Registre-se", para concordar com os Termos e a Política de Privacidade
App Logo
Nosso app é fácil!