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Receita de Barras Energéticas Naturais, Saudáveis e Saborosas

 As barrinhas energéticas são sempre ótimas opções para comer nos intervalos entre uma refeição e outra, nos momentos de exercícios e prática de esportes, mas, muitas vezes não sabemos como fazê-las e compramos já prontas no supermercado. O que muitos não sabem é que as "inocentes barrinhas" têm uma alta quantidade de açúcar e aditivos que você provavelmente não gostaria de ingerir com frequência. Esta receita de hoje vai te ensinar a fazer uma barra energética natural e saudável, para aqueles momentos que você precisa de uma ativada no cérebro depois de uma tarde cansativa. O que mais surpreendente é que você vai precisar de apenas três ingredientes - nozes, frutas e tâmaras secas! Confira!
 
 
Receita de barras energéticas naturais e saudáveis

Comece escolhendo as frutas secas de sua preferência. Você pode utilizar qualquer uma de sua preferência, só não deixe de adicionar as tâmaras secas, porque elas ajudam a adoçar as barras sem a necessidade de açúcar.

Se você preferir, também pode adicionar inúmeros outros ingredientes saudáveis que adicionam ainda mais nutrição ao seu alimento, como: uma colher de sopa de sementes de chia, coco ralado ou em pedaços, aveia em flocos, dentre outros. Mantenha as partes iguais dos ingredientes de base (1 parte de frutas secas, 1 parte de amêndoas e 1 parte de tâmaras secas) e adicione os extras em pequenas quantidades, até obter o sabor e a textura que você gosta.

 

Como fazer barras energéticas de 3 ingredientes naturais em casa:

Esta receita rende 8 barras grandes ou 16 barras quadradas pequenas

Ingredientes:

  • 1 xícara de amêndoas
  • 1 xícara de frutas secas
  • 1 xícara (12-15) de tâmaras secas sem caroço

Equipamento:

  • Processador de alimentos
  • Papel-manteiga
  • Faca afiada

Instruções:

1. Asse as amêndoas (opcional).Elas podem ser usadas torradas ou cruas, mas assá-las irá adicionar um sabor mais intenso à sua barra energética. Se fizer, coloque-as no forno a 180 °C por cerca de 10 minutos, até dourar e perfumar. Deixe esfriar antes de usar.

2. Adicione as amêndoas, as frutas secas e as tâmaras em um processador de alimentos e pulse algumas vezes para quebrar os pedaços maiores. 

Receita de barras energéticas naturais e saudáveis 3. Ligue novamente o processador continuamente por 30 segundos. Neste ponto, todos os ingredientes devem estar em pedaços menores. Raspe as bordas da tigela para certificar-se de que nada está muito grande.
 
 
Receita de barras energéticas naturais e saudáveis 4. Continue o processo por mais um minuto ou dois, até que os ingredientes tenham formado uma pasta bem concentrada.
 
Receita de barras energéticas naturais e saudáveis 5. Coloque um pedaço de papel-manteiga em sua superfície de trabalho e despeje toda a massa no topo. Pressione a massa com as mãos até que fique na espessura que você deseja. Cubra e deixe descansar por uma hora, ou deixe na geladeira durante a noite.
 
Receita de barras energéticas naturais e saudáveis 6.  Desembrulhe a massa gelada e coloque em uma tábua de corte. Corte em 8 barras grandes ou 16 quadrados pequenos, como desejado. Enrole cada barra em papel-manteiga ou plástico filme, se preferir.
 
Receita de barras energéticas naturais e saudáveis 7. As barras energéticas podem ser armazenadas na geladeira por várias semanas ou no congelador por até três meses.​

Informações adicionais

  • Se você preferir, a massa também pode ser moldada em pequenas bolas.
  • Tente estas combinações: cereja com amêndoas, damasco com amêndoas, pêssego com amêndoas, maçã e canela com amêndoas.
  • Tente estes ingredientes adicionais: Coco ralado, sementes de chia, cacau em pó, canela em pó, noz-moscada e raspas de casca de limão.

Fonte: thekitchn
Fotos: Emma Christensen

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