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10 Benefícios do Consumo de Peixe

Graças à sua enorme concentração de nutrientes, vitaminas e proteínas, o peixe é considerado um dos alimentos mais saudáveis ​​que você pode encontrar na natureza. Ele é também uma das melhores fontes de ácidos graxos ômega-3, importantes para o funcionamento do corpo e do cérebro. Nutricionistas recomendam consumir peixes pelo menos três vezes por semana, para cuidar da nossa saúde e desfrutar de incríveis benefícios, como você está prestes a descobrir.

Os 10 Maiores Benefícios do Consumo de Peixe À Sua
1. Fornece nutrientes vitais para o nosso corpo
 
Em geral, todos os peixes são benéficos para a saúde, pois contém os nutrientes mais importantes para o nosso corpo, incluindo proteínas complexas, iodo, e várias vitaminas e minerais. No entanto, é impossível negar que alguns peixes são melhores que outros.
 
Peixes gordos estão entre os mais recomendados devido ao seu alto teor de nutrientes lipídicos, tais como a vitamina D, um nutriente que atua como um hormônio esteróide, e do qual muitas pessoas não possuem o suficiente. Além disso, esses tipos de peixe são uma excelente fonte de ômega-3, um ácido graxo essencial para o funcionamento do corpo e do cérebro, e a prevenção de várias doenças.
 
2. Reduz o risco de doenças cardíacas e acidente vascular cerebral (AVC)
 
Infartos e acidentes vasculares cerebrais (AVC) são duas das principais causas de morte prematura em todo o mundo. Vários estudos têm mostrado que pessoas que consomem peixe regularmente têm menor risco de ataque cardíaco, derrame ou morte por doença cardíaca.
 
Os cientistas acreditam que os peixes gordos são mais benéficos para o coração por causa de sua alta concentração de ômega-3 e, portanto, para reduzir o risco de doenças cardíacas em até 20%, recomenda-se comer duas ou três porções de peixe por semana.
 
Os 10 Maiores Benefícios do Consumo de Peixe À Sua
 
3. Contêm nutrientes essenciais na fase de desenvolvimento
 
O ômega-3 é essencial para a fase de crescimento dos bebês, especialmente quando se trata do desenvolvimento dos olhos e cérebro e, por esta razão, os médicos recomendam que grávidas ou lactantes incorporem mais peixe à sua dieta.
 
Como alguns tipos de peixes têm concentrações elevadas de mercúrio, que está associado à complicações no desenvolvimento do cérebro, é importante que as mulheres grávidas limitem o seu consumo aos tipos de peixe com níveis mais baixos desse mineral, tais como salmão, truta e sardinha, em porções de não mais que 340 gramas por semana.
 
4. Podem aumentar a massa cinzenta e proteger a deterioração do cérebro associada à idade
 
A deterioração das funções cerebrais é uma das principais consequências do processo de envelhecimento. Embora isso seja normal até certo ponto, existem doenças degenerativas mais graves, tais como alguns tipos de câncer ou doença de Alzheimer. Nos últimos tempos, os estudos têm mostrado que pessoas que comem peixe regularmente têm menores taxas de declínio cognitivo.
 
Esse resultado pode estar associado à matéria cinzenta, um dos principais tecidos funcionais no cérebro, onde os neurônios processam informações e armazenam memórias: um estudo recente mostrou que as pessoas que comem peixe toda semana tem uma maior concentração de matéria cinzenta que aquelas que não o consomem. 
 
Os 10 Maiores Benefícios do Consumo de Peixe À Sua
 
Os 10 Maiores Benefícios do Consumo de Peixe À Sua
 
5. Ajuda a prevenir e combater a depressão
 
A depressão é um transtorno mental grave que se caracteriza por alterações de humor, sentimentos de profunda tristeza e ansiedade, falta de energia e falta de interesse na vida e atividades sociais. Apesar de não ser uma das condições mais abordadas, a depressão é um dos principais problemas de saúde em todo o mundo.
 
Vários estudos têm demonstrado que os ácidos graxos ômega-3 ajudam a combater a depressão, promovem o equilíbrio hormonal e aumentam a eficácia de dos antidepressivos.
 
6. Reduz o risco de doenças auto-imunes, incluindo a diabetes do tipo I
 
Doenças auto-imunes ocorrem quando o nosso sistema imunológico ataca e destrói tecidos saudáveis ​​por engano. Isto acontece com a diabetes do tipo I, uma doença na qual o nosso corpo ataca as células produtoras de insulina no pâncreas. Um estudo recente demonstrou que o consumo de óleo de peixe está associado a um risco reduzido do desenvolvimento de diabetes do tipo I em crianças, e de diabetes auto-imune em adultos.
 
Embora os resultados sejam preliminares, os pesquisadores acreditam que isso seja devido às quantidades significativas de ômega-3 e vitamina D encontradas nos óleos de peixe e derivados.
 
Os 10 Maiores Benefícios do Consumo de Peixe À Sua
 
7. Pode ajudar a prevenir a asma em crianças
 
A asma é uma condição comum caracterizada pela inflamação crônica das vias aéreas. Infelizmente, as taxas da doença sofreram um aumento significativo nas últimas décadas.
 
Entretanto, felizmente, vários estudos têm relacionado o consumo regular de peixe com uma redução de 24% no risco de desenvolvimento de asma em crianças.
 
8. Ajuda a proteger a visão nos mais velhos
 
A degeneração macular é a principal causa de deficiência visual e cegueira em adultos mais velhos, mas há evidências de que o ômega-3 seja muito eficaz na prevenção dessa doença. De fato, um estudo recente ligou o consumo regular de peixe a uma redução de 42% no risco de desenvolvimento de degeneração macular em mulheres.
 
Além disso, outro estudo mostrou que o consumo de peixe pelo menos uma vez por semana pode ajudar a reduzir o risco de desenvolvimento de degeneração macular neovascular em até 53%.
 
Os 10 Maiores Benefícios do Consumo de Peixe À Sua
 
9. Melhora a qualidade do sono
 
No mundo moderno, distúrbios do sono tornaram-se um problema comum e freqüente. Embora existam diversos fatores que causam esta condição, os especialistas acreditam que, em muitos casos, o problema é causado por uma deficiência de vitamina D.
 
Em um estudo conduzido durante 9 meses, com um grupo de 95 mulheres de meia-idade, os pesquisadores descobriram que consumir uma porção de salmão três vezes por semana pode resultar em uma melhoria significativa na qualidade do sono.
 
10. É delicioso e fácil de preparar!
 
Embora este não seja um benefício de saúde, é importante notar que a adição de mais peixes à sua dieta diária não vai lhe custar muito tempo ou esforço. Além disso, sendo um alimento versátil, você pode prepará-lo através de diferentes métodos e combiná-lo com uma variedade de ingredientes que ajudam a complementar seus benefícios.
 
Artigo original: EcoWatch
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