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Os Segredos da Saúde Longeva da Rainha Elizabeth

 

Sua Majestade a Rainha Elizabeth II, nascida Elizabeth Alexandra Mary em 21 de abril de 1926, celebrou seu 92º aniversário este ano. 

No entanto, o Dr. Michael Gordon, diretor do programa de cuidados paliativos do Baycrest Geriatric Health Care System, que trabalhou na Escócia e conheceu a mãe da rainha, acha que, hoje em dia, chegar aos 80 anos é algo até comum, e que o desafio mesmo está em passar desta faixa etária. Ele diz: "Sou geriatra e, na minha prática, isso é como a adolescência. Ela ainda não tem 100 anos. Sua mãe, a rainha-mãe, viveu até os 101, e há uma boa chance, exceto se houver algo inesperado, de que Elizabeth possa chegar lá sozinha". 

No entanto, mesmo a melhor composição genética pode ser destruída por fatores ambientais. Os pesquisadores dizem que aceleramos o processo de envelhecimento se fumarmos, bebermos muito, comermos mal, não fizermos exercícios e formos sobrecarregados com outros fatores, como estresse. O sucesso do envelhecimento, diz Gordon, é medido tanto em quantidade de anos quanto em qualidade de vida – não simplesmente respirando, mas retendo entusiasmo suficiente e vitalidade para tornar a vida digna de ser vivida. 

Abaixo, você encontrará oito segredos reais de longevidade.

 
1. Fazer exames médicos regulares
8 segredos de saúde da rainha Elizabeth
A rainha faz exames médicos regulares e tem acesso a cuidados médicos que ajudam a mantê-la em boa saúde. Exames preventivos para homens e mulheres devem incluir nível de colesterol, de açúcar e pressão sanguínea. Isso poderia ajudar a evitar doenças mortais, mas evitáveis, como diabetes, derrames e ataques cardíacos.

2. Faça exercícios físicos com frequência
Os britânicos gostam muito de caminhar, e a família real faz o mesmo. Eles são conhecidos por apreciarem longas caminhadas nos terrenos do Castelo de Balmoral, onde ficam nas férias de verão. A rainha também é conhecida por adorar cavalos – e passeios a cavalo trazem excelentes benefícios para a saúde. 

Depois de uma boa dieta, o exercício é que traz os maiores benefícios para a saúde. Melhora praticamente tudo, e há muitas evidências científicas que associam a longevidade com a atividade física. Já o quanto você precisa varia de acordo com seu histórico médico, o condicionamento e o resultado dos últimos testes. No entanto, mesmo apenas 30 minutos por dia podem ajudar a reduzir a pressão arterial e os níveis de estresse.

3. Mantenha a mente ativa
8 segredos de saúde da rainha Elizabeth

A rainha ainda é uma importante chefe de estado, e precisa estar sempre envolvida em reuniões de alto nível que ajudam a mantê-la mentalmente ativa. Ela também visitou a sede do Google em Londres, o que indica seu interesse na internet, e dizem que também envia e-mails aos seus netos. Qualquer coisa que desafie sua mente – envolver-se no trabalho, jogos de estratégia, quebra-cabeças, leitura, dança ou aulas de música e debates – vai te manter mentalmente em forma com o passar dos anos. 

4. Mantenha o mesmo peso corporal
Embora não use roupas reveladoras, a rainha nunca apareceu acima do peso. Além de não fumar, permanecer em forma é provavelmente a coisa mais importante que podemos fazer para nos manter saudáveis e viver mais. Isso é importante porque as células de gordura produzem hormônios que aumentam o risco de diabetes tipo 2. Numerosos estudos descobriram que o peso extra, especialmente em torno do estômago, corta anos de sua vida.

5. Tenha uma alimentação saudável e variada
8 segredos de saúde da rainha Elizabeth

A típica dieta britânica, em geral, não tem sido saudável ao longo dos anos, pois é rica em gorduras e carboidratos, mas isso tem mudado. Agora há uma variedade maior de frutas, verduras e grãos frescos, mais típicos de uma dieta mediterrânea. 

Esse tipo de dieta anti-inflamatória tem sido associada à longevidade, e a rainha Elizabeth se beneficia de refeições preparadas com vegetais frescos, caça e aves fornecidos pelas propriedades reais, muito antes de os benefícios desse tipo de dieta terem surgido. O peixe também sempre faz parte do cardápio da família real. 

 

6. Beba uma xícara de chá e água de cevada 
O típico chá das 5 da tarde é um ritual britânico apreciado pela rainha. Como todos sabemos, o chá tem vários benefícios para a saúde, com propriedades antioxidantes, anticancerígenas, anti-inflamatórios e anticardíacas. 

O chá verde é o mais amplamente estudado e provavelmente o mais benéfico. Os japoneses têm a maior expectativa de vida média, em grande parte por dois fatores: peixe e chá verde. 

Já a água de cevada, às vezes aromatizada com limão ou outra fruta, é uma bebida britânica popular e uma das favoritas na casa real. A cevada é uma ótima fonte de fibras solúveis e insolúveis, e sua água ajuda no funcionamento dos rins, especialmente durante períodos de estresse, e também pode ser terapêutica para aqueles que sofrem de doenças da bexiga e dos rins. 

7. Tenha um animal de estimação 
A rainha tem um amor especial por cães, especialmente da raça Welsh corgi pembroke. Em um estudo realizado em Buffalo (Estados Unidos), na Universidade Estadual de Nova York, corretores com hipertensão que adotaram um animal de estimação mostraram uma redução de 50% na pressão arterial em comparação com aqueles que não tinham. 

Ter a resposta positiva de um animal pode fazer com que você se sinta melhor e tenha um efeito sobre o sistema metabólico, produzindo níveis mais altos de hormônios positivos, e assim melhorando a sensação de bem-estar. 

8. Esteja sempre presente
Pessoas que tem vínculos com outras – seja casamento, amiga, uma comunidade espiritual ou qualquer outro tipo de reunião – geralmente vivem mais do que aquelas que não têm fortes vínculos. A rainha tem uma rica vida social. 

Ela e o príncipe Philip alcançaram seu sexagésimo ano de casamento em 2007, tornando Elizabeth a primeira monarca a celebrar um aniversário de casamento de diamantes. O fato de ela estar com a mesma pessoa por todos esses anos proporcionou um relacionamento muito estável. 

Fonte: everythingzoomer | Imagens: depositphotos

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