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Alimente-se Bem: 9 Benefícios do Tempeh Para a Saúde

  

Cada vez mais pessoas estão em busca de uma alimentação saudável, afinal, aquele antigo ditado é verdadeiro: você é o que você come. Claro que podemos comer de tudo um pouco, mas sempre com moderação e pensando nos benefícios de cada alimento. 

Além disso, tem crescido cada vez mais o interesse por uma alimentação com menos carne, e o número de novos adeptos do vegetarianismo e veganismo só aumenta. Diversos alimentos podem substituir a carne e proporcionar os mesmos nutrientes - ou até mais. Um desses alimentos especiais é o tempeh - um produto de soja fermentado vendido em lojas de produtos naturais e usado por muitos como um substituto para a carne, de altos valores nutricionais. Depois de ler 9 dos seus excelentes benefícios para a saúde, você vai querer consumí-los também!

 
benefícios do tempeh para a saúde

O que é tempeh?
O tempeh é um produto fermentado de soja vindo da Indonésia, e é preparado através de vários processos diferentes. Após a fermentação, os grãos são agrupados em um tipo de cubo, lembrando um cubo de queijo, que é usado para preparar uma variedade de pratos e alimentos que também podem ser versões vegetarianas de pratos com carne.

O tempeh tem uma textura seca e firme, e graças à sua capacidade de absorver líquidos e o sabor de especiarias, pode ser amplamente usado na culinária - assado, frito, ensopado e muito mais. O sabor, a textura e os benefícios exclusivos do tempeh fazem dele um dos melhores substitutos para a carne, e até mesmo pessoas que não são vegetarianas ou veganas fazem uso dele em uma variedade de pratos saborosos e saudáveis.

9 Benefícios do tempeh para a saúde:

1. Equilibra as bactérias no intestino

O processo de fermentação que a soja passa para preparar o tempeh dissolve naturalmente as bactérias e leveduras encontradas nos grãos. Além disso, o ácido fítico encontrado na soja também se decompõe e se torna mais eficaz durante a digestão e a absorção de alimentos no estômago e nos intestinos.

Além de aliviar a digestão e torná-la mais eficiente, a fermentação também leva à criação de probióticos - colônias de bactérias que beneficiam o corpo e combatem infecções. Manter o equilíbrio de bactérias no estômago e no sistema digestivo é extremamente importante, e, portanto, recomenda-se consumir o tempeh e aproveitar a variedade de probióticos que ele contém.

benefícios do tempeh para a saúde

2. Facilita o processo de digestão
A fibra é um componente essencial de nossa dieta e ajuda na digestão dos alimentos, além de regular os movimentos intestinais, mas muitos de nós não consome o suficiente. A ingestão insuficiente de fibras provoca gases, dores de estômago e desconforto físico causados pela digestão inadequada dos alimentos. Além disso, os movimentos intestinais irregulares podem causar um aumento de bactérias nocivas nos intestinos, levando a várias infecções no sistema digestivo. Felizmente, o tempeh pode ajudar com este problema por causa de seu alto teor de fibras, que ajuda o organismo a decompor os alimentos, digeri-los e, finalmente, remover os resíduos para que não causem os efeitos desagradáveis descritos acima.

3. Fornece proteínas essenciais para o corpo
Os blocos de construção mais importantes do corpo são as proteínas, que são responsáveis por uma variedade de funções essenciais, como manter a função normal do cérebro e do coração, produzir anticorpos, construir músculos e muitos outros. As dietas de muitas pessoas não fornecem a quantidade de proteína que seu corpo precisa, mas essas deficiências podem ser complementadas pelo consumo de tempeh.

Apenas 100 gramas do produto, que é cerca de meia xícara, contém 18,5 gramas de proteína - 37% da quantidade diária recomendada. Além da importância das proteínas em processos vitais no organismo, um estudo publicado em 2015 constatou que o consumo de salgadinhos e alimentos à base de soja provoca uma sensação de saciedade ao longo do tempo. Isso significa que as proteínas não só beneficiam o corpo, mas também podem ajudar a reduzir o apetite e ajudar a perder peso.

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4. Reduz os níveis de colesterol
Muitos de nós lidamos com a ira de nossos médicos depois de obter os resultados de exames de sangue por causa dos altos níveis de colesterol. Infelizmente, muitos de nós também descartam os altos números nos testes como temporários ou "porque comeu pizza" dois dias antes do teste, mas, com o passar do tempo, o colesterol afunda nas paredes dos vasos sanguíneos, e os altos níveis se tornam crônicos.

O dano dos níveis elevados de colesterol começa com uma passagem anormal do sangue nas veias e artérias e pode terminar em derrame e levar até mesmo à morte, por isso é importante levar essa questão a sério. Para reduzir os níveis de colesterol antes que se tornem muito altos e você precise tomar medicamentos para tratar a doença, é recomendável incorporar o tempeh em sua dieta, e você e seu médico verão a diferença ao longo do tempo. O tempeh contém componentes chamados isoflavonas que reduzem os níveis de colesterol total no sangue, especialmente os níveis de LDL - o perigoso colesterol ruim.

 

5. Fortalece os ossos
Uma dieta saudável contribui para o fortalecimento dos ossos, mas há um mineral vital que todos nós precisamos para manter os ossos saudáveis - o cálcio. Devemos consumi-lo diariamente, a fim de prevenir a perda óssea que pode levar a fraturas no corpo.

O cálcio é encontrado em abundância no leite e em produtos lácteos, mas muitas pessoas não podem incluir esses produtos em sua dieta por causa da intolerância à lactose ou hábitos alimentares. Para aqueles que evitam produtos lácteos por qualquer motivo, 125 gramas de tempeh darão ao organismo cerca de 20% da ingestão diária recomendada. Por isso, dê uma chance ao tempeh, pois você só vai colher benefícios.

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6. Reduz o risco de câncer
Processos surpreendentes acontecem a cada momento no nosso corpo, incluindo, entre outros, a produção de novos vasos sanguíneos - a angiogênese. Quando esse processo fica fora de controle e os vasos sanguíneos se desenvolvem em áreas desnecessárias, os tumores podem se formar e até mesmo receber sangue regularmente por causa desses vasos sanguíneos, e com isso esses tumores podem crescer. Em um estudo publicado em 2005, pesquisadores descobriram que a ingestão de tempeh contribui diretamente na redução da produção anormal de vasos sanguíneos, o que pode impedir o desenvolvimento de tumores perigosos no corpo.

7. Reduz os sintomas da menopausa
As mulheres na menopausa sofrem uma variedade de alterações físicas que causam sintomas desagradáveis, como aumento da temperatura da pele, alterações hormonais e incontroláveis ​​alterações de humor. Para aquelas que sofrem desses sintomas e muitos outros, recomenda-se tentar o tempeh, que pode aliviar esses sintomas. As isoflavonas encontradas na soja e, portanto, também no tempeh, também ajudam a reduzir os sintomas da menopausa, como as ondas de calor. Além disso, equilibra os níveis de colesterol no sangue e também atua na regulação hormonal que afeta o humor geral das mulheres na menopausa.

benefícios do tempeh para a saúde

8. Ajuda a combater e prevenir o diabetes
O número de pessoas com diabetes tipo 2 está aumentando ao longo dos anos, e isso está se tornando uma verdadeira epidemia em algumas áreas. Em um mundo inundado de produtos industriais e outros alimentos ricos em açúcar, é importante fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para reduzir a quantidade de açúcar que consumimos, e também equilibrar os níveis de insulina no corpo.

Uma boa maneira de fazer isso é aumentar a ingestão de magnésio, o que pode ser feito facilmente com o tempeh. Em um estudo realizado em 2013, pesquisadores descobriram que dar magnésio a camundongos causou o aumento de insulina no corpo, que reduz os níveis de açúcar e reduz o risco de diabetes. Cem gramas de tempeh contém 25% da ingestão diária recomendada de magnésio, por isso é altamente recomendável incorporá-lo na alimentação para reduzir as chances de contrair esta doença que afeta tantas pessoas hoje em dia.

9. Reduz os danos oxidativos no corpo
Além da poluição causada por fábricas e automóveis, a proliferação de alimentos contendo ingredientes prejudiciais e a estilos de vida nada saudáveis fizeram com que ficássemos cercados por partículas nocivas chamadas radicais livres.

Essas partículas causam destruição celular, o que enfraquece nosso corpo, especialmente o sistema imunológico, e, portanto, é preciso neutralizá-las. A maneira saudável e natural de fazer isso é consumindo alimentos ricos em antioxidantes, e o tempeh é um dos melhores. O tempeh é rico em isoflavonas, por isso é um alimento particularmente eficaz na luta contra os radicais livres que prejudicam o organismo. Pesquisadores do Instituto de Nutrição Fisiológica na Alemanha descobriram que essas partículas de plantas o fazem de forma muito eficaz.

Imagens: FotoosVanRobin​

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