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Você Sabe Como Está Seu Teor de Cálcio?

 O cálcio, mais conhecido por seu importante papel na saúde óssea, é um mineral essencial. Ele é necessário para estabilizar a pressão sanguínea, regular a secreção hormonal e conduzir adequadamente os sinais nervosos. Quando você não recebe cálcio suficiente, pode sofrer de algumas deficiências, que podem ser identificadas a partir de certos sintomas. Aqui está uma lista dos sinais mais comuns de que seu corpo está com falta de cálcio:
 
1. Pele seca

A falta de cálcio, também conhecida como hipocalcemia, pode ser visível em sua pele. Esta condição provavelmente fará sua pele parecer escamosa e seca. Verificou-se também que a deficiência de cálcio tem uma ligação estreita com o desenvolvimento de problemas de pele, incluindo eczema e psoríase.

2. Fadiga

A insuficiência de cálcio pode afetar sua saúde física geral. Então, se você sentir fadiga extrema, letargia, falta de energia ou uma sensação constante de lentidão, pare um pouco com as bebidas energéticas. Em vez disso, concentre-se em algo mais eficiente, como equilibrar sua dieta.

3. Depressão

O cálcio também é essencial para regular o seu humor. Ele é um sedativo natural que produz efeitos calmantes e relaxantes. Geralmente, quanto menos cálcio você consome, mais deprimido e irritado você pode se sentir.

4. Insônia

Enquanto você dorme, seus níveis de cálcio sobem e descem, com níveis mais altos ocorrendo durante o sono profundo. Se o seu corpo não tem cálcio, você provavelmente não conseguirá ter uma boa noite de sono. Esse problema está relacionado ao papel do cálcio na criação da melatonina, hormônio cuja função é nos ajuda a adormecer.

5. Parestesia

A parestesia inclui sintomas neurológicos relacionados à deficiência grave de cálcio. Você pode sentir formigamento e dormência ao redor da boca ou nos dedos das mãos e pés, tremores musculares, tato prejudicado por dormência e também uma memória fraca e alucinações.

6. Doença frequente

O cálcio desempenha um papel importante na manutenção de um sistema imunológico saudável, pois ajuda o corpo a lutar contra vírus e bactérias. Uma deficiência de cálcio reduz a resistência do seu corpo contra ataques de patógenos, consequentemente, causando resfriados, tosses e espirros com mais frequência.

7. Unhas quebradiças

Assim como ossos, suas unhas precisam de uma certa quantidade de cálcio para manter sua integridade. Assim, quando você sofre de uma deficiência de cálcio, suas unhas ficam secas, fracas e propensas a descamar e qubrar. As unhas fracas não são grossas o suficiente para suportar um impacto e podem, portanto, quebrar durante as atividades diárias mais simples.

8. Dificuldade em engolir

Embora possa parecer surpreendente, a deficiência de cálcio pode causar disfagia ou dificuldade para engolir. Essa sensação de aperto é causada por contrações fracas dos músculos da garganta. Quando grave, pode até levar a espasmos na laringe causando alterações incomuns na sua voz.

9. Dores de dente

A maior parte do cálcio é armazenada em nossos ossos e dentes, então eles são geralmente os primeiros a sofrer de deficiência de cálcio. Por causa desse elemento vital, seus dentes podem começar a ficar amarelos, apodrecer e até cair. Além disso, o risco de sofrer de uma doença periodontal também pode aumentar.

10. Cãibras musculares

Se você sofre de cãibras musculares nas coxas, panturrilhas, braços e axilas, principalmente à noite, você pode estar passando por um dos primeiros sintomas de uma deficiência de cálcio. As cãibras também podem ser acompanhadas por dores musculares que incomodam ao se movimentar e caminhar, podendo progredir para espasmos nos músculos por todo o corpo com o tempo.

Bônus: Como tratar a deficiência de cálcio
Todos os adultos devem consumir cerca de 1000mg de cálcio por dia, a fim de manter uma ingestão adequada de cálcio, incluindo na dieta folhas verdes escuras, couve, bem como brócolis e nabo. Outros alimentos ricos em cálcio são peixes oleosos, incluindo salmão, sardinha, cavala e atum, bem como queijo, leite, soja, amêndoas e sementes de gergelim. Além disso, para ajudar seu corpo a absorver melhor o cálcio, você deve aumentar sua ingestão de vitamina D, que é encontrada em alimentos como gemas, ostras, camarões, cogumelos e alimentos fortificados como cereais, aveia e suco de laranja.
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