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14 Truques de Saúde Para o Seu Corpo

Nossos corpos são sistemas tão complexos e surpreendentes que pensamos ser impossível controlá-los, mas não é bem assim. Se chegarmos a compreender alguns processos, poderemos ser capazes de controlar algumas funções do nosso organismo. Ao longo deste artigo você vai encontrar algumas informações que ajudarão na tarefa de tomar consciência do corpo e como é possível aliviar pequenas dores e desconfortos sem recorrer a comprimidos ou correr para o médico.

Fonte: Flickr

1. Alivie dores de cabeça e enxaquecas rapidamente

Por que não experimentar aliviar uma dor naturalmente em vez de recorrer a comprimidos? A acupressão é uma forma eficaz de resolver este problema e leva 5 minutos.

Há um ponto de Shiatsu em sua mão que é muito bom para aliviar dores de cabeça do lobo frontal. Ele situa-se entre o dedo indicador e o polegar no músculo superior, à direita, perto da junção dos ossos. Utilizando o polegar e o dedo indicador da mão oposta, pressione o músculo mais forte dos dois lados, localizando o polegar na parte de trás da mão e do índicador do lado da palma da mão.

Esta técnica também pode ser utilizada para aliviar a dor no ombro, dor de dentes e de trabalho de parto.

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2. Certifique-se de lembrar de algo

Se você quiser ter certeza de que irá lembrar-se de algo, a melhor coisa que pode fazer é pensar no assunto antes de dormir. Isso ocorre porque a consolidação da memória acontece enquanto você dorme. A informação importante que está na memória de curto prazo é transferida para a memória de longo prazo durante este período. Portanto, se você tem um exame ou uma apresentação importante, repasse o conteúdo antes de dormir e veja os resultados.

 

3. Reduza o seu ritmo cardíaco

Se você se sentir nervoso ou tiver que correr para chegar a algum lugar, seu coração vai pulsar em ritmo mais acelerado. Para fazer seu coração voltar ao voltar ao ritmo normal, você tem que estimular o nervo vago, que é o que cuida da frequência cardíaca. Uma forma de fazer isso é tentar exalar o ar contra um obstáculo fechado, ou seja, a tentar remover o ar através do nariz, mantendo a boca fechada e o nariz tapado pelos dedos. Isso coloca pressão sobre o aumento da cavidade torácica, e o nervo vago é estimulado.

 

4. Estanque hemorragias nasais 

Esta técnica baseia-se no facto de que a maioria das hemorragias nasais originam-se na frente do septo, que é a parede que divide a cartilagem do nariz. Para parar o sangramento, você coloca pressão sobre sua gengiva superior, apenas no ponto abaixo do nariz. Você pode usar algodão ou gaze para fazer isso.

 

5. Controle a náusea provocada pelo álcool

Não é uma desculpa para exceder-se no consumo de álcool. Porém, existem algumas ocasiões importantes em que é preciso saber como manter o equilíbrio depois de beber uns golinhos a mais. O organismo responsável pelo equilíbrio do nosso corpo situa-se no ouvido interno e flutua em um fluido com a mesma densidade que o sangue. O álcool dilui o sangue, afetando o ouvido interno, fazendo com que o equilíbrio dos corpos flutue mais alto. Isso confunde o cérebro que, precisa de um novo estímulo para melhorar a percepção do mundo ao seu redor. A melhor maneira de fazer isso é colocando a mão em um lugar estável. Os nervos sensoriais da mão fornecem ao cérebro um estímulo tátil que vai reavaliar a situação e irá proporcionar uma nova percepção do entorno.

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6. Sua posição de dormir pode combater o refluxo ácido

Alguns estudos descobriram que ao dormirmos deitados sobre nosso lado esquerdo sentimos menos refluxo ácido. Isso tem a ver com a posição dos seus órgãos internos. O esôfago e o estômago ligam em ângulo e a posição em que dormimos irá determinar qual dos dois ficará em posição mais elevada.

Quando você dorme no lado direito, seu estômago estará mais alto, o que pode fazer com que o ácido do estômago entre mais facilmente no esôfago.  Mas quando você dorme no lado esquerdo, o seu estômago fica mais baixo, de modo que o ácido vai ter que fazer uma viagem contra a gravidade para chegar às partes superiores do sistema digestivo.

7. Não sinta dor ao doar ou fazer exames de sangue

Se você tem medo da picada da agulha, você pode tentar tossir. A ação de tossir diminui a dor. O movimento aumenta a pressão no peito no canal espinal e inibe a transmissão de sinais de dor para a medula espinhal. Você deve avisar a pessoa que vai lhe injetar a agulha sobre este truque, para que ela não se atrapalhe na execução do seu trabalho.

 

8. Alivie coceiras na garganta

Cócegas na garganta podem ser muito inconvenientes, pois não é possível alcançar o local e coçar. Mas há um truque para fazer isso, ainda que de maneira indireta: simplesmente, coce a sua orelha. Quando você estimula os nervos em seu ouvido, provoca um reflexo na garganta que pode causar um espasmo muscular. A contração do músculo ajuda a acalmar coceira na garganta.

 

9. Para descongestionar nariz entupido

Para fazer isso você pode usar um truque profissional, que é o seguinte: pratique  dois movimentos que fazem com que o osso vômer (localizado na face),  oscile para trás e para frente, a fim de limpar o congestionamento. Primeiro, você empurra a língua contra o céu da boca; em seguida, pressione o dedo sobre o ponto entre as sobrancelhas. Faça isso alternadamente e sentirá alívio após cerca de 20 segundos.

 

10. Use água fria para acalmar os nervos

Lavar o rosto com água fria (tão frio quanto possível), é uma boa maneira de se acalmar. É ainda mais eficaz se fizer isto enquanto prende a respiração. O seu cérebro pensará que você deu um mergulho na água fria e fará disparar um velho reflexo dos mamíferos: o seu corpo vai querer economizar oxigênio ao sentir que ele está escasso, de modo que utilizará melhor o ar. Isso fará com que você respire fundo e relaxar o sistema nervoso.

 

11. Atrase a vontade de urinar

Esta sugestão é particularmente útil quando bate aquela vontade de ir ao banheiro e não há nenhuma toalete por perto. Em vez de pensar em fazer xixi, você deve redirecionar seus pensamentos e manter seu cérebro ocupado com outra coisa. Os especialistas sugerem que você se concentrar em algo que lhe deixe excitado. Se você começar a fantasiar sobre sexo, por exemplo, isso vai mantê-lo entretido até encontrar um banheiro.

 

12. Faça parar de doer o estômago quando corre

Às vezes, quando você está correndo pode começar a sentir uma dor no lado esquerdo, abaixo das suas costelas. Esta sensação de desconforto vem do fígado, que está localizado no lado direito, abaixo da caixa torácica. Ao correr, as pessoas costumam cometer um equívoco, expirando o ar quando o pé direito bate no chão. Isso reduz a pressão no fígado e causa uma pontada que agita o diafragma, o músculo que divide a cavidade torácica da cavidade abdominal. Tudo que você tem a fazer é prestar atenção aos seus movimentos e expirar no momento em que o seu pé esquerdo tocar o chão.

 

13. Ingira pílulas sem esforço

Algumas pessoas sofrem ao ter que engolir comprimidos, e algumas pílulas e suplementos vitamínicos vêm em tamanhos muito grandes. Quando a pessoa necessita tomar vários destes medicamentos ao dia, acaba sentindo dor. Algumas pessoas viram a cabeça para trás a quando tomam pílulas, mas o que deve ser feito é exatamente o oposto. Tome um gole de água, incline a cabeça para a frente e, em seguida, engula a pílula. Assim fica mais fácil, pois ela está flutuando na água.

 

14. Aumente o seu tempo de resistência debaixo d'água

Para fazer este truque que você precisa entender como o corpo funciona. O desejo de respirar não é por falta de oxigênio, mas o acúmulo de dióxido de carbono no sangue. Quando o corpo se torna mais ácido, o cérebro percebe que existe um problema. Você pode adiar essa reação se hiperventilar logo  antes de mergulhar. Isso reduz a acidez do sangue e pode fazer você ficar pelo menos 10 segundos debaixo d'água. A hiperventilação fará seu cérebro acreditar que há mais oxigênio e permitirá que você fique submerso mais um pouquinho.

"As informações e sugestões contidas neste site são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.”

Artigo Original: healthyandnaturalworld

Fonte: Verena H.
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