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Por Que Precisamos do Sono Profundo?

O Editor: Bruna Santos

 O sono é fascinante, complicado e absolutamente essencial, tudo de uma vez. É impressionante pensar que cada um de nós passa quase um terço da vida inteira dormindo. No entanto, cada vez mais pessoas não dormem o suficiente, seja por vontade própria ou porque fisicamente não conseguem. Nós já discutimos aqui sobre a quantidade de horas de sono que precisamos de acordo com a idade, assim como as melhores posições para dormir, porém o tópico sobre o qual gostaríamos de focar hoje é o ciclo do sono e, principalmente, sono profundo, porque não basta dormir uma quantidade específica de horas a cada noite, mas também é importante dormir profundamente o suficiente para acordar bem e revigorado. 

 

Os 4 estágios do sono 

Você provavelmente já ouviu o termo “ciclo do sono” antes. Refere-se a um ciclo gradual, estágio por estágio, de variações do sono pelas quais passamos várias vezes enquanto dormimos à noite. O ciclo do sono consiste em 5 etapas principais, cada uma essencial e especial por si só. A imagem abaixo ilustra o ciclo do sono e os estágios do sono.

 
sono profundo

Etapa 1. Sonolência 

Este é o curto estágio de transição entre estar acordado e adormecer. Durante esse estágio, seus músculos começam a relaxar, sua respiração e batimentos cardíacos diminuem e você está se preparando para dormir. Contrações musculares e movimentos oculares lentos são típicos para esse estágio. 

Estágio 2. Sono leve 

Como no caso do estágio anterior, durante o sono leve você ainda está parcialmente desperto e é muito fácil acordá-lo. Seu corpo ainda está relaxado e suas ondas cerebrais diminuem de velocidade e os movimentos dos olhos geralmente param. Esse estágio pode durar 20 minutos ou mais, com pesquisas mostrando que esse é o estágio em que passamos mais tempo enquanto dormimos. 

Estágios 3 e 4. Sono moderado e profundo 

Durante esses estágios, as pessoas experimentam o sono mais profundo, caracterizado pela menor frequência cardíaca, ondas cerebrais e respiração. Durante esse estágio crucial, a pessoa relaxa completamente e é muito difícil acordá-la. O sono profundo é essencial para a formação de novas memórias e a excreção de hormônios importantes no cérebro. Este é o estágio que permite ao seu cérebro relaxar e se recompor após um longo dia de pensamento e coleta de informações. 

Estágio 5. Sono REM 

O estágio final do ciclo do sono é o chamado sono REM (em inglês: Rapid Eye Movement), ou Rápido Movimento dos Olhos, nomeado após os movimentos oculares rápidos característicos observados durante esse estágio. Durante esse estágio, a atividade cerebral aumenta até a vigília e começamos a sonhar. Simultaneamente, nossos corpos ficam temporariamente paralisados para nos impedir de agir do jeito que estamos fazendo em nossos sonhos.

Quanto sono profundo precisamos? 

como dormir bem

Como você deve ter adivinhado, é necessário dormir profundamente para nos sentirmos descansados e revigorados pela manhã, pois esse é o estágio do nosso ciclo de sono durante o qual realmente relaxamos. Além disso, o sono profundo é essencial para fazermos novas conexões cerebrais - novas memórias, aprendizado etc. Para a maioria dos adultos, dormir 7-9 horas por dia geralmente permite que seu corpo experimente tempo suficiente gasto em sono profundo. 

As primeiras rodadas de sono profundo geralmente duram um pouco mais do que as demais e, se você dormiu pouco em um dia, seu corpo normalmente poderá compensar o tempo perdido no dia seguinte. No entanto, a falta crônica de sono profundo pode ser mais perigosa e tornar seu cérebro pior e mais lento, dificultando a lembrança de informações antigas ou a memorização de coisas novas, além de uma sensação de fadiga.  

Se você não quer passar por isso, veja estas 10 dicas para dormir melhor, assim como esses métodos para dormir mais profundamente. Além disso, seguir estas dicas também pode melhorar a quantidade de sono profundo: 

- Pare de olhar seu telefone antes de dormir;

- Tente beber chás de ervas relaxantes algumas horas antes de dormir;

- Durma em um ambiente bem arejado;

- Use uma máscara de olho;

- Reduza o estresse em sua vida cotidiana;

- Coma uma refeição leve à noite. 

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