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Tudo Que Você Deve Saber Sobre a Gelatina

 

Apesar da gelatina não ser exatamente a sobremesa dos nossos sonhos, parece que chegou a hora de reconsiderar os benefícios deste alimento. Desde atletas até pacientes com osteoartrite, cada vez mais pessoas hoje em dia utilizam a gelatina para aliviar dores nas articulações, acelerar a cicatrização de ferimentos, melhorar a qualidade do sono, estimular o processo digestivo, entre muitas outras coisas. 

 

Entretanto, será mesmo que esse produto obtido a partir do colágeno de tecidos animais é tão benéfico à saúde? A nutricionista holística Laura Schoenfeld nos traz as respostas.

gelatina faz bem à saúde ou não?

O que exatamente é a gelatina e de onde ela vem?
A gelatina é derivada do colágeno das articulações, tendões e tecidos conjuntivos de bovinos, suínos e, em alguns casos, peixes. Para a sua fabricação, este colágeno é seco e moído até virar um pó. No mercado, existem dois tipos principais de gelatina: a gelatina comum a de colágeno hidrolisado. Enquanto o primeiro tipo tem proteínas complexas e torna-se um gel quando é incorporado em algum tipo de líquido, este último é desintegrado em aminoácidos individuais e não vira gel, de modo que é frequentemente usado em bebidas e vitaminas.

Os benefícios para a saúde de ambos os tipos são os mesmos, então a escolha é apenas uma questão de preferência. Hoje em dia, há também versões em cápsulas, mas elas são frequentemente mais caras que as versões de supermercado.
 

Existe gelatina vegana? 
Como a gelatina é um produto de origem animal, por natureza, as versões "veganas" são geralmente produzidas a partir de ingredientes como carragena, açúcar e diferentes tipos de gomas. Esses produtos não oferecem os mesmos benefícios e podem causar problemas intestinais se consumidos em grande quantidade.

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Quanta gelatina devemos consumir?
Se consumir a versão em pó, uma ou duas colheres de sopa por dia é o suficiente. Para versões em cápsula, siga as instruções da embalagem ou consulte o seu médico.
 

Quais são os benefícios deste alimento?
A gelatina é rica em uma ampla variedade de aminoácidos, incluindo um composto difícil de encontrar em outros alimentos, a glicina. Apesar de não serem considerados nutrientes essenciais (o que significa que o seu corpo pode sobreviver sem eles), estes aminoácidos são condicionais, ou seja, são essenciais apenas em determinadas condições clínicas, como em certos tipos de doença ou stress. Eles são especialmente importantes para pessoas com uma vida ativa, idosos, mulheres grávidas, pacientes com problemas nas articulações ou ossos, e as pessoas que comem muita carne.

 

Os principais benefícios do consumo da gelatina são:

1. Protege contra os danos causados pelo consumo excessivo de carne: Alguns estudos sugerem que o consumo de quantidades moderadas de glicina, o aminoácido citado acima, ajuda a contrariar os efeitos negativos da metionina, um aminoácido na carne. A metionina resulta num aumento nos níveis de homocisteína, um composto químico que pode neutralizar os efeitos da vitamina E e aumentar o risco de desenvolvimento de doenças cardíacas e de alguns cancros. A gelatina pode ajudar a combater essa condição.
 
2. Traz benefícios à saúde intestinal: Os aminoácidos presentes na gelatina restauram as paredes do intestino, promovendo a reparação dos danos causados ​​por má alimentação, uso de medicamentos e certas condições médicas.

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3. Melhora a saúde das articulações: O nosso corpo pode usar aminoácidos encontrados na gelatina para reconstruir o colágeno, a cartilagem e os tecidos conjuntivos nas articulações. Estudos comprovaram que atletas que consomem gelatina diariamente possuem menos dores que aqueles que não a consomem.
 
4. Melhora a saúde da pele e unhas: Como os aminoácidos presentes na gelatina ajudam a restaurar o colágeno no corpo, o consumo desse alimento traz enormes benefícios para a saúde da pele e das unhas. O colágeno é a proteína principal que ajuda a reforçá-las.

5. Aumenta a massa muscular: Como a gelatina é uma excelente fonte de proteína, muitas pessoas a consomem para estimular a formação de massa muscular, especialmente quando fazem atividade física.
 
6. Estimula o processo digestivo: Especialistas da  Fundação Weston A. Price recomendam comer gelatina diariamente para estimular e facilitar o processo digestivo, impedindo a manifestação de dores, cólicas e outros problemas de estômago causados ​​por indigestão.

Fonte: prevention.com

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