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Sabor e Saúde: 13 Poderosos Alimentos Anti-Inflamatórios

 Ter uma vida saudável inclui uma boa alimentação, tomar bastante líquido e praticar exercícios físicos com regularidade. No caso da alimentação, a escolha adequada daquilo que comemos pode potencializar a nossa saúde e prevenir doenças, nos tornando mais resistentes tanto a enfermidades comuns como gripes, resfriados e dores de cabeça, como algo mais sério, como é o caso de infecções e inflamações. Por isso, selecionamos aqui os 13 melhores alimentos anti-inflamatórios que a natureza nos presenteou. Consumi-los regularmente vai deixar seu organismo mais potente e livre de inflamações, evitando assim o uso excessivo de medicamentos. Veja quais são e inclua-os na sua vida!
 

1. Tomates
Os tomates são um ótimos anti-inflamatórios graças à grande quantidade de licopeno, a substância carotenoide que dá a cor avermelhada a eles. O licopeno é um poderoso antioxidante que combate vários processos inflamatórios, especialmente os respiratórios. Por isso, é ótimo para pessoas que são mais propensas a ter bronquite ou problemas nasais, principalmente no inverno.

Para potencializar ainda mais o licopeno no organismo, tome suco de tomate (mas não o de caixinha). Um estudo publicado em 2013 mostrou que este suco ajuda a combater infecções sistêmicas. Outra opção é preparar um bom molho de tomate caseiro, que também mantém os níveis de licopeno bem altos.

2. Pimentão vermelho
O pimentão vermelho é outro excelente alimento anti-inflamatório. Dentre os três tipos de pimentões – vermelho, verde e amarelo – o vermelho tem a maior concentração de vitamina C, que ajuda a combater os radicais livre que causam inflamações.

Além dessa vitamina, o pimentão vermelho também é rico em betacaroteno, quercetina e luteolina, que, após a digestão, cai direto na circulação sanguínea e atua em áreas onde há inflamação, ajudando a neutralizá-las. E assim como o tomate, este pimentão também tem boas doses de licopeno.

13 alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes

3. Folhas verdes
Verduras como espinafre, couve e rúcula ajudam a combater infecções de forma efetiva. Essas folhas são ricas em antioxidantes e flavonoides que ajudam a fortalecer as células do organismo e prevenir infecções.

A grande vantagem é que essas folhas podem ser consumidas de várias formas além da salada. Uma boa dica é fazer sucos verdes junto com outras frutas. Dessa forma, você pode evitar o acúmulo de estresse e combater inflamações e danos ao cérebro.

4. Alecrim
O alecrim é uma erva de sabor e aroma fantásticos, mas muita gente não usa. Ele tem a combinação de dois componentes poderosos – a carnosina e o carnosol. Juntos, eles combatem efetivamente as citocinas, proteínas que podem causar inflamações se produzidas desnecessariamente.


13 alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes

5. Arroz integral
O arroz integral combate infecções gastrointensinais, graças à alta quantidade de fibras que limpam o sistema digestivo, prevenindo também contra reações inflamatórias. Além disso, estimula a produção de buritato, um ácido graxo que ajuda a eliminar processos inflamatórios e ajuda a combater ou controlar o diabetes.

6. Beterrabas
A cor intensa da beterraba é um indicativo de que ela é riquíssima em antioxidantes. Um deles é a betalaína, que justamente dá essa cor ao alimento e tem excelentes propriedades anti-inflamatórias. Além disso, a beterraba é rica em potássio e magnésio, que também ajudam a combater inflamações, ou seja, este é um dos alimentos mais completos em termos de saúde, e pode ser consumido cru ou cozido em diversos preparos, como saladas, sopas e em forma de suco.

13 alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes
 

7. Olíbano
Embora não seja necessariamente um alimento, o olíbano está incluído nesta lista justamente por ser tão eficaz quanto os itens aqui já citados. A resina e a goma do olíbano têm excelentes propriedades anti-inflamatórias, e é ótimo para o tratamento de artrite. Ele pode ser encontrado em forma de óleo essencial e usado em compressas, massagens e banhos.

8. Acônito
Também não é um alimento, mas está na lista justamente por ser um poderoso anti-inflamatório natural. Encontrado em lojas de produtos naturais, o acônito já foi usado para tratamento de fraturas, dores, equimoses e feridas, graças ao sesquiterpeno, composto natural com propriedades anti-inflamatórias e anestésicas.

13 alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes

9. Grãos de soja
A soja em grão é uma ótima fonte de proteína e também serve como um poderoso e efetivo anti-inflamatório natural. Um estudo conduzido na Universidade de Oklahoma, nos Estados Unidos, mostrou que pacientes com perda óssea e dores que consumiram 40 gramas de proteína de soja por dia tiveram uma melhora significativa na redução de dores.

10. Salsão
Este vegetal refrescante, comum no nosso salpicão, é um ótimo remédio natural, pois ajuda a reduzir o colesterol e diminuir a pressão sanguínea. Também contém antioxidantes que ajudam a combater infecções no organismo. Além disso, é uma ótima fonte de energia, graças à alta quantidade de vitaminas e minerais.

11. Maçãs
A maçã reduz inflamações gastrointestinais por ser rica em fibras e também por ingredientes ativos que ajudam na formação de bactérias saudáveis no estômago. Consumida com iogurte, ajuda a diminuir inflamações e dores intestinais, pois melhora as funções do intestino justamente por fazer uma limpeza. Com isso, diminui consideravelmente o risco de inflamações.

13 alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes

12. Suco de abacaxi
Esta maravilhosa fruta tropical está entre as 10 frutas mais consumidas no Brasil, e é indispensável em temperaturas mais quentes. Saboroso e refrescante, o abacaxi contém bromelaína, uma enzima que ajuda a combater inflamações. Curiosamente, esta enzima só pode ser encontrada no abacaxi. Por isso, ao consumi-lo em forma de suco, você vai ingerir uma boa quantidade de bromelaína. O ideal é que seja um suco caseiro, muito fácil de fazer: basta misturar pedaços da fruta com água e gelo, bater no liquidificador e pronto! Se quiser, pode coar, mas o ideal é tomar integral para usufruir dos benefícios das fibras.

13. Feijão preto
O popular feijão ajuda na formação de bactérias gástricas que ajudam a manter a boa digestão. Além disso, tem uma grande quantidade de fibras que ajudam a combater infecções no trato digestivo e no organismo como um todo. Uma pequena quantidade de feijão preto consumida diariamente reduz em até três vezes o risco de inflamações no corpo, ou combatê-las efetivamente caso as tenha.

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