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Essas Dicas Científicas Nos Ajudam a Ser Mais Felizes

 A nossa vida é feita de altos e baixos, mas há momentos em que podemos dar o melhor de nós e alcançar aquilo que desejamos. As técnicas de psicologia que você verá abaixo foram estudadas por profissionais da ciência, inclusive neurocientistas, e indicam quando e por que seu cérebro lhe dá o sentimento de total satisfação.
 
1. Aprenda a dizer “Obrigado”
Técnicas da ciência para ter uma vida mais feliz
Quando agradecemos a uma pessoa, ou mesmo ao destino e à vida por algo bom, nos concentramos nos aspectos positivos da vida. Memórias agradáveis desencadeiam a produção de serotonina no córtex cingulado anterior (a parte do cérebro que é capaz de controlar e gerenciar emoções desconfortáveis). Esta técnica também é eficaz para tratar a depressão.
2. Resolva um problema por vez
Técnicas da ciência para ter uma vida mais feliz
Nosso cérebro nunca para de procurar soluções por problemas que nos preocupam. Isso requer muita energia e faz com que o cérebro fique cansado. Consequentemente, o problema permanece sem solução, deixando-nos ansiosos ou irritados. Por outro lado, para cada decisão bem-sucedida, nosso cérebro se recompensa com uma dose de neurotransmissores que ajudam a acalmar o sistema límbico, nos ajudando a ver o mundo por um viés mais positivo. Então, para evitar que você se sinta exausto, resolva os problemas um por vez.
3. Não acumule as coisas: fale sobre o que te chateia
Técnicas da ciência para ter uma vida mais feliz
O processo de passar por alguma situação desafiadora, ou falar sobre seus dilemas, é feito por diferentes partes do cérebro. No último caso, as emoções negativas que surgem ao falar sobre o seu problema têm um impacto no seu bem-estar. Por este motivo, é aconselhável não manter os sentimentos reprimidos. Falar sobre seus problemas permitirá que o cérebro desencadeie a produção de serotonina, possivelmente conseguindo encontrar alguns lados positivos para a situação.
4. Toque e abrace
Técnicas da ciência para ter uma vida mais feliz
A interação social é muito importante para nós humanos. Estudos mostram que o suporte físico, particularmente os toques e abraços, podem acelerar a recuperação de uma pessoa após uma doença. O cérebro interpreta a falta de interação e tato como uma dor física: as mesmas zonas cerebrais se ativam em ambos os casos. Isso desencadeia os processos que afetam seu humor, contribuindo para o desenvolvimento da depressão.
 
5. Aprenda e aprenda, sempre na vida!
Técnicas da ciência para ter uma vida mais feliz
Adquirir novos conhecimentos significa adaptação permanente a um ambiente em mudança. Através deste processo, nossos cérebros se desenvolvem, recompensando suas próprias tentativas de absorver e processar novas informações com dopamina – o hormônio da alegria. Então, se você quer ser feliz, não tenha medo de tentar algo novo, mudar seus arredores e aprender coisas novas.
6. Pratique esportes
Técnicas da ciência para ter uma vida mais feliz
Enquanto a atividade física causa estresse para o corpo, assim que esse estresse termina, o corpo recebe uma recompensa: uma dose de endorfinas liberada pela glândula pituitária. Esse efeito é semelhante ao da morfina que reduz a dor e eleva o humor. Felizmente, você não precisa correr maratonas para fazer isso – caminhar já é o suficiente.
7. Tente dormir bem todas as noites
Técnicas da ciência para ter uma vida mais feliz
Dormir no escuro permite que seu organismo libere melatonina. Este hormônio retarda todos os processos no corpo, ajudando-o a se recuperar e aumentar o nível de serotonina no hipotálamo. No entanto, se o cérebro detecta uma mudança na iluminação, desencadeia a liberação do hormônio do estresse, despertando rapidamente o corpo. Portanto, é importante dormir 6 a 8 horas por dia e apenas em ambientes totalmente escuros.

8. Usufrua de algumas expectativas
Técnicas da ciência para ter uma vida mais feliz

Esperar por algo com boa expectativa, como o prato que você pediu em um restaurante, é semelhante à resposta aprendida de salivação. Nosso cérebro é capaz de experimentar prazer simplesmente antecipando o evento agradável. É por isso que gostamos tanto de contar as horas e minutos para um momento especial, como um aniversário, ou mesmo o fim de um longo dia útil.

Fotos: depositphotos.com

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