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8 ideias erradas sobre artrite e dores nas articulações

O Editor: Anna D.
 Você já ouviu falar que a artrite é um sinal normal do envelhecimento ou que piora com o aumento da umidade? Ambos os chamados “fatos” são falsos. Infelizmente, há muita desinformação sobre dores nas articulações e artrite. Algumas dessas informações enganosas são extremamente prejudiciais para aqueles que sofrem com a doença. Por esse motivo, coletamos uma lista de 8 mitos comuns sobre artrite e dor nas articulações e os fatos reais por trás deles.

1. Todas as dores nas articulações são artrite.

Artrite e mitos da dor nas articulações
Dor nas articulações e artrite são freqüentemente usadas de forma intercambiável, o que é um grande exagero. Na verdade, o próprio termo “artrite” é incrivelmente vago porque existem cerca de 50 tipos de artrite, de acordo com algumas classificações. Mas mesmo se levarmos em consideração apenas a osteoartrite e a artrite reumatóide, as duas formas mais comuns de artrite, elas não são de forma alguma a única causa de dor nas articulações.
Mesmo se você tiver sintomas comuns de artrite - dor nas articulações, inchaço e mobilidade articular limitada - outras condições os causam. Lesões, tendinite (a inflamação ou irritação de um tendão) e bursite (a inflamação ou irritação de uma bursa) são apenas alguns exemplos dessas condições. Em vez de apenas presumir que você tem artrite quando suas articulações começam a doer, é importante obter orientação profissional e ser diagnosticado corretamente.

2. Mudar para um clima quente e seco retarda a progressão da artrite.

Artrite e mitos da dor nas articulações
Suas juntas podem prever a chuva? De acordo com evidências anedóticas, pessoas que sofrem de artrite podem sentir mais dor imediatamente antes ou durante a chuva. Mesmo que não haja nenhuma evidência científica sólida para confirmar essa afirmação, há um punhado de estudos sugerindo que a umidade pode expandir as articulações inflamadas e piorar a dor e a rigidez temporariamente.
No entanto, os cientistas não acham que viver em um clima quente e seco influencia a progressão da doença e o poupará da dor da artrite. Na verdade, o uso de compressas quentes e frias para aliviar a dor provavelmente traz benefícios semelhantes. Mudar-se de casa com a família para um clima mais quente provavelmente não curará sua artrite.

3. Estalar os nós dos dedos causa artrite.

Artrite e mitos da dor nas articulações
As mães têm dito aos filhos para pararem de estalar os dedos durante o que parece milênios, tudo em vão. Estalar os dedos pode ser irritante de ouvir, mas não é realmente prejudicial e, o mais importante, não causa artrite. Dito isso, se você sentir dor ao estalar os dedos, pode ser devido a um problema subjacente nas articulações. 

4. A artrite é uma doença de idosos.

Artrite e mitos da dor nas articulações
No início deste artigo, mencionamos que existem até 50 tipos de artrite. O que não especificamos é que cada tipo está associado a uma faixa etária específica. Por exemplo, existe um subtipo de artrite reumatóide chamado artrite idiopática juvenil (AIJ) que afeta apenas crianças. De acordo com a Dra. Vivian Bykerk, reumatologista do Hospital for Special Surgery em Nova York, "pode acontecer com crianças de 1 e 2 anos, pode acontecer com pessoas de 90 anos e qualquer pessoa entre essas idades."
Se olharmos para a osteoartrite, a idade média de início é de 50 anos ou mais, que é provavelmente de onde vem esse mito. No entanto, os casos de artrite reumatóide atingem o pico na faixa etária de 30 a 50 anos e, na verdade, tendem a se tornar mais raros à medida que você envelhece. Portanto, esse mito simplesmente não é verdade.

5. O gelo é mais eficaz do que o calor na redução dos sintomas.

Artrite e mitos da dor nas articulações
Quando se trata da maioria dos tipos de dores articulares ou musculares, tanto as compressas frias quanto as almofadas térmicas são úteis. A artrite não é diferente, então use o método que alivia o desconforto nas articulações. Normalmente, os médicos recomendam aplicar calor pela manhã para melhorar a mobilidade das articulações e relaxar as articulações e músculos doloridos. Você pode usar uma almofada térmica ou um pano úmido quente na área afetada ou tomar um banho morno e agradável para melhorar os sintomas.
As compressas frias, por outro lado, costumam ser usadas para aliviar a dor de fricção e reduzir a inflamação causada pelas atividades diárias. Você pode usar uma bolsa de gelo ou um saco com cubos de gelo ou vegetais congelados embrulhados em um pano para essa finalidade. 

6. Você deve evitar exercícios e atividades físicas durante um surto de artrite.

Artrite e mitos da dor nas articulações
Muitas pessoas acreditam que os exercícios desgastam as articulações mais rapidamente; portanto, você não deve se exercitar se tiver artrite. Na verdade, apenas 13% dos homens e 8% das mulheres que sofrem de osteoartrite de joelho cumprem a quantidade mínima de exercícios semanais. A verdade é praticamente o oposto disso, o que torna esse mito específico realmente prejudicial.
O exercício regular é uma das maneiras mais eficazes de reduzir os sintomas da artrite - ele constrói os músculos ao redor das articulações afetadas, o que as fortalece e estabiliza. Ninguém está dizendo que você deve correr maratonas, mas uma rotina suave e regular pode ser muito útil.
Durante uma crise, você pode precisar de alguns dias de descanso e fazer alguns alongamentos leves em vez de exercícios mais intensos por uma semana ou mais, mas mesmo assim, é importante introduzir movimento em sua vida todos os dias. Se sua rotina de exercícios atual causa dor, você também pode mudar para tipos de atividade que não sejam tão desgastantes para as articulações, como nadar ou andar de bicicleta (ou bicicleta ergométrica).

7. Mudanças no estilo de vida não fazem diferença.

Artrite e mitos da dor nas articulações
Esta é uma continuação do tópico anterior sobre exercícios. Muitos pacientes ficam desanimados com o diagnóstico e acham que a cirurgia é a única maneira de melhorar a saúde das articulações, o que simplesmente não é verdade. De fato, já mencionamos neste artigo duas maneiras de controlar a dor e o desconforto causados pela artrite - exercícios e compressas quentes e frias.
Além disso, os médicos recomendam que você mantenha um peso saudável e pare de fumar. Aqueles que fumam e / ou estão acima do peso tendem a ter versões mais graves de artrite. Da mesma forma, é útil evitar movimentos difíceis excessivos, como ajoelhar e agachar, e é importante NÃO ficar na mesma posição, como sentar ou ficar em pé, por muito tempo. 

8. A artrite é inevitável e intratável, apenas um cirurgia pode resolver.

Artrite e mitos da dor nas articulações
Ser diagnosticado com artrite pode ser realmente deprimente, especialmente porque muitas vezes pensamos na artrite como uma doença intratável. No passado, os pacientes eram tratados com elevação das pernas, repouso no leito e massagens ou pomadas ocasionais, mas, felizmente, a reumatologia já percorreu um longo caminho desde então.
Embora seja verdade que a maioria dos tipos de artrite ainda são incuráveis, os médicos têm uma ampla variedade de tratamentos não cirúrgicos para essa condição.
Existem tratamentos conservadores para osteoartrite e artrite reumatóide. “Nos últimos 40 anos, o tratamento da artrite reumatóide mudou dramaticamente”, diz Max Konig, MD, reumatologista da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins em Baltimore para WebMD. “Agora temos uma infinidade de terapias altamente eficazes que podem não apenas reduzir ou eliminar a dor, mas também extinguir a inflamação das articulações e prevenir o desenvolvimento de danos ósseos estruturais, deformidades nas articulações e incapacidades”. Observação: o tratamento específico atribuído a você dependerá do tipo de artrite que você está sofrendo e requer ajuda médica profissional.
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