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Como Manter o Sistema Linfático Saudável

O Editor: Laura Dias

 Seu corpo é projetado para curar e encontrar equilíbrio, e uma das formas de eliminar o desperdício e manter a circulação saudável é através do sistema linfático. Os sintomas vão desde a celulite ao inchaço e tudo pode estar relacionado ao congestionamento dentro do sistema linfático.

Mas o que o sistema linfático faz? É constituído por tecidos que produzem, armazenam e transportam glóbulos brancos, incluindo uma complexa rede de vasos, ductos, gânglios linfáticos, baço, timo, adenoides e amígdalas. Este sistema expansivo é encontrado em todo o corpo, removendo o desperdício de todas as células enquanto ajuda a regular o sistema imunológico.

A linfa flui através do sistema linfático. Ela é composta de componentes diferentes enquanto passa por diferentes partes do corpo. Às vezes contém proteínas, outras vezes contém bactérias e gorduras. Independentemente disso, os linfáticos devem fluir livremente, garantindo que os resíduos não se acumulem nos tecidos.

 
sistema linfático

Essa rede de vasos linfáticos e linfonodos funciona como um gigantesco sistema de drenagem e filtragem para o corpo e, assim como o encanamento em sua casa, ele precisa permanecer desobstruído e fluindo bem para que funcione corretamente. Quando se torna estagnada e congestionada, os resíduos e as toxinas começam a se acumular, levando à imunidade fraca e a uma ampla variedade de problemas de saúde. Quando os vasos linfáticos estão congestionados, você pode sentir:

  • Fadiga
  • Inchaço
  • Retenção de água
  • Rigidez, especialmente de manhã
  • Névoa mental
  • Comichão e pele seca
  • Celulite
  • Ganho de peso
  • Sinusite crônica, dores de garganta, resfriados e problemas de ouvido
  • Inchaço das mamas com o ciclo menstrual
  • Glândulas inchadas
  • Mãos e pés frios

Descongestionando seu sistema linfático para reequilibrar seu organismo

Então, se você está experimentando algum dos sinais acima, descongestionar seu sistema linfático pode ser a chave para o rejuvenescimento e reequilíbrio do seu corpo. Aqui estão seis maneiras de reequilibrar seu corpo:

1. Mantenha-se hidratado

sistema linfático

A linfa é composta de 95% de água. Por esse motivo, a hidratação adequada é necessária para mantê-lo fluindo livremente. Mantenha-se bem hidratado, bebendo água em temperatura ambiente e purificada durante todo o dia. Você também pode beber água com limão pela manhã. Isso ajudará a eliminar as toxinas. Além disso, evite refrigerantes, sucos processados, bebidas esportivas e álcool, os quais adicionam uma carga metabólica adicional ao corpo. Fique longe de muita cafeína também.

2. Cure seu intestino

Um trato digestivo lento também pode contribuir para o congestionamento dentro do sistema linfático. Por esse motivo, a boa saúde intestinal é fundamental. Curar e manter um intestino saudável requer a remoção de fatores que causam irritação e desequilíbrio, consertando o revestimento intestinal e equilibrando o microbioma dentro do intestino. Siga uma dieta anti-inflamatória densa e nutritiva que seja individualizada para suas necessidades e sensibilidades únicas. Certifique-se de incluir ácidos graxos ômega-3, verduras, vitaminas A e D e probióticos balanceados, que podem ajudar a curar o revestimento, reduzir a inflamação e fornecer uma gama diversificada de bactérias benéficas, tornando o trato digestivo mais resiliente ao organismo, livrando-o dos impactos do estresse.

3. Coma alimentos vermelhos crus para limpeza linfática

sistema linfático

De acordo com a dieta ayurveda, alimentos naturalmente vermelhos, como romãs, cerejas, cranberries e beterrabas, ajudam a manter a linfa se movendo livremente. As enzimas, antioxidantes e bioflavonoides nestas frutas e vegetais crus ajudam a quebrar o acúmulo tóxico e combater os radicais livres, enquanto a fibra do produto promove a eliminação regular e limpeza das vilosidades intestinais, garantindo um sistema linfático intestinal saudável. A beterraba tem se mostrado especialmente promissora na redução da inflamação. Experimente um suco de beterraba cru fresco ou beterraba crua ralada em sua salada.

4. Evite roupas apertadas

Como a linfa não tem uma bomba mecânica para impulsioná-la pelo corpo, ela depende do fluxo irrestrito e do movimento muscular natural, mantendo-a fluindo. Uma maneira simples de impedir a restrição do fluxo linfático é evitar roupas apertadas. Usar qualquer coisa que se ajuste ou restrinja como um sutiã com um aro, ou mesmo cuecas apertadas ou jeans podem restringir a drenagem dos fluídos linfáticos dos tecidos adjacentes. Opte por roupas mais folgadas.

5. Mova sua linfa naturalmente

sistema linfático

Você pode impulsionar o movimento natural do líquido linfático com atividade física e massagem. Fluidos tendem a se acumular em suas pernas, que podem ficar inchadas quando você se senta por longos períodos de tempo, isto é devido à estagnação do fluxo linfático e pode ser evitado por movimentos frequentes, massagens e alongamentos, O tensionamento rítmico e relaxamento dos músculos durante o movimento físico comprime os tecidos para impulsionar o fluido através dos canais linfáticos. Tente escovar a pele a seco, o que ajudará a apoiar o fluxo linfático saudável no tecido linfático associado à pele. As cerdas de uma escova a seco estimulam o movimento da linfa e do sangue nos tecidos subjacentes, ajudando a aumentar a circulação e a remover as toxinas acumuladas. Passe uma escova ou massageie o corpo suavemente por 10 minutos a cada manhã, fazendo os movimentos em direção ao coração.

6. Respire e permaneça consciente

O estresse físico e emocional contribui para a congestão da linfa, por isso é importante ter uma rotina eficaz para ajudá-lo a administrar seu estresse diário. Duas maneiras de relaxar e impulsionar o fluxo linfático são o riso e a respiração profunda. A respiração lenta e profunda ajuda a aliviar a tensão e a ansiedade e move o diafragma e os músculos abdominais para empurrar a linfa através dos vasos. Além da respiração profunda, você pode tentar meditação e yoga também, tai chi ou passar tempo na natureza.

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