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Reduza o Risco De Alzheimer Com Estes 10 Alimentos!

O Editor: Laura Dias

 A doença de Alzheimer causa cerca de 60-70% dos casos de demência, tornando-se uma das causas mais comuns deste declínio cognitivo. Esta doença neurodegenerativa crônica começa lentamente e piora progressivamente com o tempo. Os sintomas iniciais incluem perda de memória e dificuldades com o pensamento. À medida que a doença avança, os sintomas incluem problemas de linguagem, alterações de humor, perda de motivação, problemas comportamentais e incapacidade de cuidar de si.

A causa exata de Alzheimer é desconhecida, no entanto, cerca de 70% dos casos estão ligados à genética. Outros fatores de risco incluem lesões repetitivas na cabeça, depressão ou hipertensão. Se acontecer de você estar em alto risco de contrair Alzheimer, mudar sua dieta pode ajudar muito. Na verdade, existem muitos alimentos por aí que podem ajudar a melhorar sua saúde cognitiva e reduzir significativamente o risco de desenvolver a doença.

Abaixo estão 10 superalimentos que ajudam a reduzir o risco da doença de Alzheimer:

1. Mirtilos

alimentos Alzheimer

Este alimento é repleto de antioxidantes, que podem ajudar a proteger o cérebro dos danos causados pelos radicais livres. Além disso, eles também protegem o corpo contra compostos tóxicos de ferro que são conhecidos por causar doenças degenerativas, como Alzheimer, Parkinson e esclerose múltipla.

Um estudo de 2016, realizado por pesquisadores da Universidade de Cincinnati, mostrou que mirtilos poderiam ser usados na luta contra a doença de Alzheimer. Este estudo mostrou que os antioxidantes presentes nessa fruta podem ajudar a prevenir os efeitos devastadores da forma comum de demência.

Os mirtilos são perfeitos como um lanche ao longo do dia. Eles podem ser consumidos sozinhos ou consumidos em granolas, saladas de frutas, cereais ou smoothies.

2. Couve e outros vegetais de folhas verdes

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Vegetais de folhas verdes, como a couve, ajudam a manter nossas habilidades mentais afiadas, evitam o declínio cognitivo e reduzem o risco de contrair a doença de Alzheimer. A couve é uma rica fonte de vitamina B12, que é muito importante para a saúde cognitiva.

Um estudo publicado em 2015 por pesquisadores do Centro Médico Universitário Rush descobriu que adicionar mais couve-de-folha, Couve-galega e mostarda à nossa dieta poderia ajudar a retardar o declínio cognitivo. Este estudo analisou em profundidade os nutrientes responsáveis por este efeito e descobriu que é o consumo de vitamina K que diminui o declínio cognitivo.

Comer apenas 1 a 2 porções de couve ou qualquer outro vegetal de folhas verdes por dia pode ser muito benéfico para afastar a doença de Alzheimer.

3. Chá verde

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Quando se trata de alimentos ricos em antioxidantes que podem melhorar o poder do cérebro, o chá verde deve definitivamente estar na lista. Seus antioxidantes suportam vasos sanguíneos saudáveis no cérebro para que ele possa funcionar adequadamente. Além disso, beber chá verde pode parar o crescimento da placa no cérebro que está ligado à doença de Alzheimer e à de Parkinson.

Beba 2 a 3 xícaras de chá verde por dia para manter a saúde a longo prazo do seu cérebro.

4. Canela

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Esta especiaria popular pode ajudar a eliminar o bloqueio do cérebro reduzindo a inflamação do cérebro que é responsável por causar problemas de memória. A canela é eficaz na prevenção (e atraso) dos sintomas da doença de Alzheimer, uma vez que facilita o melhor fluxo sanguíneo para o cérebro. Mesmo inalar sua fragrância pode melhorar o processamento cognitivo e o funcionamento do cérebro em relação à atenção, memória de reconhecimento virtual, memória operacional e velocidade visual-motora.

Beba uma xícara de chá de canela por dia, assim como polvilhe canela em pó em sua torrada, cereais, aveia, assados, smoothies e saladas de frutas.

5. Salmão

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O DHA, um ácido graxo ômega-3 presente no óleo de peixe, pode retardar o acúmulo de tau, uma proteína que leva ao desenvolvimento de emaranhados neurofibrilares. Além disso, o DHA também reduz os níveis da proteína beta-amiloide, que pode se aglutinar no cérebro para formar a placa.

Um estudo publicado em 2016 no Revista de Associação Médica Americana descobriu que o consumo de frutos do mar está associado com menos neuropatologia.

Para reduzir o risco de contrair Alzheimer, 1 porção de salmão fresco uma vez por semana é tudo que você precisa.

6. Açafrão-da-terra

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O poder antioxidante do Açafrão-da-terra sustenta a saúde geral do cérebro, ajudando a remover o acúmulo de placa bacteriana do cérebro e melhorando o fluxo de oxigênio. Isso ajuda a retardar os efeitos da doença de Alzheimer.

Beba um copo de leite de cúrcuma uma vez por dia e inclua-o em sua cozinha para manter seu cérebro aguçado por muitos anos.

7. Azeite extravirgem

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O azeite extravirgem contém oleo can, um composto fenólico que melhora a produção de proteínas-chave e enzimas que decompõem as placas amiloides. Portanto, o azeite extravirgem atua como um mecanismo neuroprotetor contra a doença de Alzheimer.

Para colher os benefícios do azeite extravirgem, use-o ao cozinhar e como ingrediente em molhos e temperos.

8. Óleo de coco

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Os triglicerídeos de cadeia média presentes no óleo de coco aumentam o nível de corpos cetônicos no sangue - estes funcionam como combustível cerebral alternativo e melhoram o desempenho cognitivo.

Basta uma simples colher de sopa de óleo de coco por dia para melhorar o funcionamento cognitivo e a memória em pessoas de todas as idades.

9. Brócolis

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Este vegetal é uma fonte muito rica de folato e vitamina C, ambos muito importantes quando se trata de funções cerebrais. Além disso, os carotenoides presentes no brócolis diminuem os níveis de homocisteína, um aminoácido que está ligado ao comprometimento cognitivo. O brócolis também pode aliviar os efeitos da depressão e do esgotamento mental.

Uma xícara de brócolis duas a três vezes por semana pode reduzir significativamente sua chance de sofrer de demência e Alzheimer na sua velhice.

10. Nozes

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Devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, as nozes podem ajudar a reduzir o risco, atrasar o início, retardar a progressão ou mesmo prevenir a doença de Alzheimer.

As nozes ajudam a proteger o cérebro da proteína beta-amiloide, uma proteína frequentemente encontrada no cérebro dos pacientes de Alzheimer. Além disso, as nozes são uma grande fonte de zinco, um mineral que é ótimo para proteger o cérebro dos danos causados pelos radicais livres.

Simplesmente coma um punhado de nozes todos os dias para melhorar sua saúde cognitiva.

 

Fonte: top10homeremedies
Fotos: pixabay and depositphotos 

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