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Kimchi: Os Impressionantes Benefícios Para Saúde e Beleza

O Editor: Laura Dias

 Todos os alimentos fermentados, mas especialmente o kimchi, um prato fermentado nativo da culinária coreana, são grosseiramente subestimados e muitas vezes negligenciados, mas na verdade são um dos alimentos mais saudáveis a serem incluídos em sua dieta. Sendo rico em todas as coisas boas, como probióticos, fibras, vitaminas e antioxidantes, mas extremamente pobre em gordura e açúcar, o kimchi tem um conteúdo nutricional muito singular.

Além disso, o kimchi também foi encontrado para melhorar uma variedade de condições de saúde, como diabetes e hipertensão, entre muitos outros. Saiba mais sobre os benefícios para a saúde deste interessante prato abaixo.

O que é o Kimchi?

alimentos fermentados

O kimchi é um elemento essencial da culinária coreana. Ele pode atuar como um ingrediente em uma receita, mas na maioria das vezes é servido como acompanhamento. O kimchi é geralmente feito de repolho fermentado, mas outros vegetais fermentados, como rabanetes, também podem ser usados como base do kimchi.

Existe uma variedade de preparações e receitas, por isso pode parecer bem diferente, com a foto acima, que ilustra apenas algumas dessas variações. Hoje, o kimchi tornou-se um alimento difundido em todo o mundo, com muitos supermercados e lojas especializadas asiáticas vendendo várias marcas de kimchi em todo o mundo.

Ainda assim, a maioria dos coreanos prepara seu próprio kimchi em casa, e você também pode seguir essa receita muito fácil de kimchi. A vantagem de preparar o seu próprio kimchi é que você pode ajustar o gosto dele ao seu gosto, e geralmente é muito mais barato fazer o seu próprio kimchi. Mas antes de preparar este delicioso prato, recomendamos que você aprenda sobre seus fatos nutricionais e benefícios à saúde.

Valor nutricional

alimentos fermentados

O Kimchi é um alimento com baixo teor de gordura e baixo teor calórico, rico em fibras, vitamina A, vitamina C e probióticos e antioxidantes essenciais. O gráfico abaixo mostra seu valor nutricional. Como você pode notar, o kimchi é bastante salgado, por isso não é recomendado comer mais do que uma porção por dia. Mas como geralmente é comido como acompanhamento, a maioria das pessoas não come muito de qualquer maneira.

Devido ao seu alto conteúdo em antioxidantes e probióticos, o kimchi está associado a uma variedade de benefícios para a saúde, com a pele limpa, um sistema imunológico forte e baixos níveis de colesterol sendo apenas alguns. Uma lista do valor nutricional do kimchi pode ser encontrada na figura acima.

1. Reduz os níveis de colesterol

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Conforme relatado por um estudo coreano, o kimchi pode reduzir os níveis de colesterol total e, especificamente, o colesterol LDL (ruim). Os pesquisadores concluíram que comer kimchi regularmente pode ajudar a normalizar os níveis de colesterol e até mesmo diminuir o risco de desenvolver aterosclerose.

Os cientistas sugerem que a fermentação, assim como a alicina, um composto contido no alho, que é um dos ingredientes do kimchi, pode ser responsável pelas propriedades de redução do colesterol.

2. Pode prevenir o desenvolvimento de câncer

Um estudo em tubo confirmou que o kimchi pode ter propriedades anticancerígenas, embora não se saiba se as descobertas estão limitadas a certos tipos de câncer. Kimchi tem altos níveis de antioxidantes flavonoides e Beta-sitosterol um composto ceroso encontrado em certos vegetais que é usado como um anti-inflamatório em medicamentos.

A combinação desses dois compostos, os quais o kimchi contém naturalmente, é provavelmente o responsável pelos achados que impedem o câncer.

3. Reduz a resistência à insulina

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Pacientes pré-diabéticos que comiam kimchi todos os dias mostraram ter menos picos de açúcar e melhores níveis de açúcar em jejum do que aqueles que não comeram kimchi regularmente. Isto foi especialmente verdadeiro entre os pacientes que comeram uma dieta baixa ou moderadamente calórica. Portanto, o consumo diário de kimchi pode aliviar os sintomas diabéticos.

4. Aumenta o sistema imunológico

Como o kimchi é um alimento complexo e fermentado que geralmente contém ingredientes excelentes como gengibre, alho e pimenta, ele também "empresta" suas propriedades de reforço imunológico. Isso e a combinação de antioxidantes e vitamina C garantem um impulso imunológico real depois de comer uma porção de kimchi, especialmente durante a temporada de gripe.

5. Promove a digestão

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Kimchi ajuda a se livrar da constipação e, se consumido regularmente, normaliza os processos digestivos, principalmente porque é rico em fibras e ingredientes fermentados. Falando de fermentação, o kimchi também pode promover o crescimento de boas bactérias no intestino, uma vez que introduz bactérias Lactobacillus no intestino.

Como já enfatizamos em inúmeros artigos anteriores, a flora intestinal saudável é necessária não apenas para a digestão, mas também para a saúde da pele e, provavelmente, até para a saúde mental e mental.

6. Promove a perda de peso

O kimchi é rico em fibra dietética e tem muito poucas calorias, por isso é um ótimo alimento para comer se você quiser se sentir satisfeito por mais tempo. Os ingredientes fermentados e o efeito antidiabético também podem suprimir o apetite e fazer com que você anseie por alimentos menos açucarados. O efeito da perda de peso do kimchi foi confirmado em um estudo que descobriu que o IMC de pacientes que comeram kimchi por um mês foi menor do que aqueles que não comeram.

7. Pode baixar a pressão arterial

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O mesmo estudo que analisou o efeito antidiabético do kimchi descobriu que a pressão sanguínea dos participantes também caiu após um mês comendo o prato coreano. Embora pesquisas adicionais devam ser feitas em relação ao efeito do kimchi em indivíduos com hipertensão especificamente, esse alimento pode ajudar a controlar a pressão arterial também.

8. Previne o envelhecimento da pele

Os efeitos antienvelhecimento do kimchi têm sido observados há muito tempo por mulheres coreanas, mas um estudo recente também confirmou essa observação apontando que o kimchi reduz o estresse oxidativo nas células e tem um efeito anti-inflamatório no corpo. Essas descobertas, entre todas, não estão limitadas ao tecido da pele, então o kimchi pode até ter um efeito rejuvenescedor no corpo.

Bônus: Veja neste vídeo como preparar Kimchi!

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