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Como Obter Mais Movimento em Sua Rotina Diária

O Editor: Laura Dias

 A desculpa mais popular que as pessoas dão para não se exercitar o quanto precisam é que elas não têm tempo suficiente. Bem, estamos aqui para dizer que isso é um absurdo completo. Todos nós temos tempo suficiente para fazer mais exercícios em nossa rotina diária, sem fazer grandes ajustes em nossa agenda, mas não fazemos disso uma prioridade.

Há uma série de coisas que podemos fazer para aumentar nossa aptidão sem a necessidade de nos preocuparmos em encontrar mais tempo ou nos forçar a acordar às 4h30 da manhã. Então o que você pode fazer? 

1. Maximize seus movimentos diários

atividade física

Procure maneiras de adicionar mais movimento às coisas que você já está fazendo. Por exemplo:

• Quando você estiver dirigindo para o trabalho, ignore o cobiçado espaço de estacionamento ao lado da entrada do prédio. Em vez disso, escolha um espaço de estacionamento mais afastado da porta e acrescente passos ao seu dia.
• Quando estiver no trabalho, visite o banheiro que fica na outra extremidade do prédio. Procure usar as escadas para o banheiro em outro andar, o que será ainda melhor.
• Use a impressora ou copiadora mais afastada da sua mesa.
• Encha sua xícara de café usando a máquina que estiver mais distante de sua estação de trabalho.

Alguns passos extras aqui e ali podem realmente fazer a diferença!

2. Mova-se mais rapidamente

O Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA define atividade aeróbica moderada como “qualquer coisa que faça seu coração bater mais rápido”. Portanto, isso significa que as atividades diárias normais podem se tornar exercícios se você as fizer mais rápido ou intensamente.

Por exemplo, acelerar o ritmo, mesmo se você estiver andando até o carro, ajudará você a queimar mais calorias e fortalecer suas pernas. Tire mais proveito dos seus movimentos fazendo-os mais rápido!

3. Caminhe em casa

A maioria dos especialistas recomenda que façamos pelo menos 10.000 passos por dia - o que equivale a 8 quilômetros. A boa notícia é que você pode andar estes passos dentro de casa. Se estiver chovendo lá fora, muito quente ou muito frio, você pode simplesmente caminhar dentro de casa.

Você pode encontrar muitos grandes programas de treino de caminhada online.

4. Tenha um cão agitado

atividade física

Ter um cão de estimação vai forçá-lo a se movimentar mais. Afinal, você terá que levá-lo para passear pelo menos uma vez por dia para que ele possa fazer algum exercício, ou evitar que seu mobiliário seja destruído como punição por mantê-lo trancado durante todo o dia.

5. Maximize seu tempo de assistir de televisão

A maioria das pessoas passa muitas noites assistindo televisão. O que isto significa? Isso significa passar muito tempo sentado. No entanto, ainda existem várias maneiras de estar ativo enquanto assiste à televisão. Abaixo estão algumas ideias:

• Durante os comerciais, faça uma prancha, deite no chão, levante e salte repetidas vezes.
• Oculte o controle remoto para que você tenha que se levantar caso queira mudar o canal.
• Defina a hora em sua televisão para desligar depois de uma hora para lembrá-lo de se levantar e ir fazer algo mais ativo.
• Adquira uma esteira ou uma bicicleta ergométrica e use-a enquanto assiste televisão.

6. Passe mais tempo na natureza

Quando você está do lado de fora, é muito provável que você se mova um pouco. Afinal, o ao ar livre podemos fazer as seguintes atividades:

• Jogar Frisbee no parque ou jogar bola.
• Empinar uma pipa
• Fazer caminhada
• Andar de bicicleta
• Brincar com seus filhos ou cachorro na grama

7. Seja mais ativo

Um estudo que envolveu mais de 12.000 mulheres britânicas descobriu que aqueles que se mexiam enquanto sentados evitavam os efeitos negativos de se sentar muito melhor do que aqueles que se mexiam menos. Além disso, aquelas pessoas que se inquietam tendem a ser mais magras do que aquelas que não agem, justamente porque queimam mais calorias ao longo do dia. Então faça um favor a si mesmo e se mexa um pouco mais!

8. Repense seu trajeto

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Repense a maneira como você chega e sai do trabalho. Você dirige? Se sim, que tal caminhar ou andar de bicicleta? Você adicionará mais movimento ao seu dia, economizando combustível e talvez até economizando no estacionamento.

Se você pegar o transporte público para trabalhar, tente ficar de pé a maior parte do caminho. Permanecer em pé, em vez de ficar sentado por mais duas horas por dia, pode diminuir os níveis de açúcar no sangue e aumentar o bom colesterol. Além disso, desça do ônibus ou metrô algumas paradas antes e caminhe o resto do percurso.

9. Seja ativo quando encontrar amigos

Ao conversar com amigos, em vez de sair para uma bebida, vá a um museu ou exposição de galeria de arte, ou qualquer coisa que você possa andar um pouco. Se seus amigos moram perto, você pode até começar um clube de caminhada.

10. Aproveite momentos de espera

Sempre que tiver alguns momentos de sobra aqui e ali, use esse tempo para conseguir algum movimento. Aqui estão alguns exemplos:

• Se você está esperando que seu neto termine de jogar futebol, caminhe algumas vezes pelo campo.
• Precisando falar com alguém que more perto de você? Que tal ir andando até a pessoa ao invés de mandar mensagens? Especialmente se a pessoa estiver a menos de três quilômetros de você.
• Fazendo o jantar? Enquanto espera que a água na panela ferva, faça algumas flexões em pé. Fique a cerca de um braço do balcão da cozinha e empurre os braços contra o balcão. Empurre para dentro e para fora para obter braços e ombros tonificados.

11. Use as regras de três

Se você não tem tempo para se exercitar por trinta minutos seguidos, divida-o em três segmentos de 10 minutos. Obtenha 10 minutos de cardio de manhã, 10 minutos de cardio após o almoço e 10 minutos de cardio após o jantar.

12. Seja voluntário em maneiras que permitam que você seja ativo

Um objetivo popular é ajudar pessoas através do voluntariado. Se o voluntariado é um dos seus objetivos, vincule-o ao objetivo de se mexer mais. Procure oportunidades de voluntariado que envolvam movimento, como:

• Limpar sua comunidade.
• Voluntariado em uma horta comunitária
• Ofereça-se para caminhar / correr para um evento como “Corrida pela paz”
• Voluntário para treinar num pequeno campeonato.

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