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Os Benefícios Das Alcachofras-Girassol à Saúde

 A alcachofra-girassol é uma planta herbácea encontrada na América do Norte. Não é, no entanto, uma alcachofra de verdade e não tem ligação com a flor girassol. A razão pela qual a alcachofra substituiu o seu nome original, sunroot, é porque o seu sabor se parece com a alcachofra em si. A adição de "girassol" deriva do nome dado à planta em italiano quando foi descoberta, girasole.

Como a batata, a alcachofra-girassol pode ser consumida de várias maneiras e tem um sabor doce quando cozida. Mesmo que descascá-la leve tempo, seus benefícios para a saúde e sabor especial valem o esforço. Portanto, você está convidado a continuar lendo e descobrir que a alcachofra-girassol não é apenas saborosa, mas também muito saudável.

alcachofra-girassol

1. Rica em potássio

Nossos corpos precisam de potássio para lidar com os efeitos do excesso de sódio, e podem ser encontrados em grande quantidade nas alcachofras-girassol. De acordo com um estudo dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, em Atlanta, a manutenção de níveis adequados de potássio pode reduzir o risco de doenças cardíacas. A ingestão diária recomendada de potássio é de 4.700 mg, e seu aumento é especialmente benéfico para pessoas com risco de hipertensão. Uma xícara de alcachofra-girassol contém 643 mg de potássio e mais 6 mg de sódio, por isso, ao comê-la, você não só aumentará a ingestão diária de potássio em seu corpo, como ainda evitará várias doenças cardíacas.

2. Rica em ferro

Algumas dietas aconselham evitar alimentos ricos em minerais importantes, como o ferro. Este é um erro grave, porque nossos corpos necessitam de ferro para o fluxo normal de sangue e prevenção de coágulos sanguíneos. Além disso, ferro e cobre são muito importantes para a formação de novas células sanguíneas, e em uma xícara de alcachofra-girassol, você encontrará de 20% a 28% do valor diário recomendado de ferro e cobre, respectivamente. Estudos conduzidos no hospital CNBC, na Índia, descobriram que a falta de ferro limita o suprimento de oxigênio para as células e pode levar à fadiga, anemia e danos ao sistema imunológico. Para evitar esses riscos, você pode ingerir alcachofra-girassol e aumentar sua ingestão de ferro sem se preocupar com ganho de peso, já que não contém gordura e apenas 109 calorias por xícara.

3. Ajuda a controlar o colesterol no sangue

Se você tem colesterol alto, então você pode querer comer um pouco de alcachofra-girassol. Este vegetal permite que nossos corpos metabolizem gorduras rapidamente, equilibrando assim os níveis de colesterol no sangue e protegendo-nos de várias doenças cardiovasculares. Além disso, a fibra solúvel na alcachofra-girassol também pode ajudar a remover uma das lipoproteínas (um grande complexo de gordura contendo os vários tipos de colesterol), que também é conhecido como LDL - o "colesterol ruim". As lipoproteínas podem levar à formação de depósitos de colesterol atrás das paredes dos vasos sanguíneos, que é como a aterosclerose se desenvolve gradualmente, e com ela várias doenças cardíacas.

alcachofra-girassol

4. Reduz a pressão arterial

A cultura ocidental moderna nos faz comer muito mais sódio do que o potássio, e como mencionado acima, a alcachofra-girassol é cheia de potássio e com muito pouco sódio. Quanto maior a ingestão de potássio, menor sua pressão arterial e o risco de outras doenças crônicas. Além disso, a abundância de fibras nas alcachofras-girassol ajuda a melhorar o desempenho da insulina no corpo, o que também ajuda a reduzir a pressão sanguínea. Um estudo realizado na Universidade de Ciências da Malásia descobriu que as fibras bióticas (que passam pelo intestino delgado e são digeridas quando a comida chega ao cólon) encontradas em muitas plantas, incluindo as alcachofras-girassol, podem reduzir e prevenir a pressão alta.

5. Rica em proteína

Muitas pessoas comem vegetais de raiz por causa de seu alto teor de proteína, mas nenhum vegetal de raiz chega perto da alcachofra-girassol quando se trata de proteína. Como as proteínas estão entre os elementos essenciais da nossa sobrevivência, nunca devemos abandoná-las. A alcachofra-girassol serve como uma fonte de proteína vegetal rica, adequada para vegetarianos e veganos, que pode ajudar a reduzir o apetite e a fome, acelerar processos metabólicos, aumentar a queima de gordura e reduzir a pressão arterial.

6. Rica em aminoácidos essenciais para o desenvolvimento normal

Como mencionado acima, a alcachofra-girassol é rica em proteínas, com uma série de compostos químicos chamados aminoácidos. Portanto, ela é rica em aminoácidos, como taurina, metionina, homocisteína e cisteína. De acordo com estudos realizados na Universidade da Turquia, estes aminoácidos são essenciais para a produção de tecido conjuntivo no esqueleto, pele, cabelo, unhas e para o crescimento e desenvolvimento normal, permitindo também que o fígado se desintoxique.

alcachofra-girassol

7. Fortalece o sistema imunológico

Em uma alcachofra-girassol, você pode encontrar grandes quantidades de vitaminas antioxidantes, como vitamina C, vitamina A e vitamina E. Essas vitaminas, juntamente com compostos flavonoides encontrados em alcachofras-girassol, ajudam o corpo a lidar com os radicais livres. Ao fazer isso, eles conseguem proteger nosso corpo contra o câncer, infecções, tosse viral e até resfriados. Além disso, a maioria dos carboidratos nas alcachofras-girassol está na forma de inulina (semelhante ao amido nas batatas) que fornecem probióticos benéficos para o corpo. Probióticos (bactérias benéficas que são naturalmente criadas por este processo de fermentação) ajudam a melhorar a função imunológica, reduzir o colesterol e prevenir a multiplicação de bactérias causadoras de doenças.

8. Rica em fibra

A alcachofra-girassol também é uma ótima fonte de fibras. Essas fibras podem regular os movimentos intestinais e prevenir vários tipos de câncer. Embora este vegetal não tenha efeito direto sobre o câncer colorretal, a fibra ajuda a suprimir o desenvolvimento desse tipo de câncer. Além disso, de acordo com um estudo da Universidade do Arizona, descobriu-se que a fibra pode ajudar a reduzir o risco de colesterol alto, constipação, doenças cardíacas, vários tipos de câncer e facilitar o controle do açúcar no sangue, mantendo um peso saudável e normal.

9. Mantém os níveis de açúcar no sangue normais

Desde os tempos antigos, a alcachofra-girassol foi usada para reduzir os níveis de açúcar no sangue. A manutenção de um alto nível de insulina faz com que ele nutra as melhores bactérias nos intestinos e, assim, ajuda a manter os níveis de açúcar do corpo sob controle, especialmente para os diabéticos. Em um estudo conduzido na Universidade de Chonen Si, na Coréia do Sul, descobriu-se que animais diabéticos que comiam refeições de pelo menos 5% de alcachofra-girassol por oito semanas mostraram uma melhora nos níveis de açúcar e uma melhora em sua capacidade de manter níveis normais de açúcar no sangue, juntamente com o aumento da secreção de insulina. Além disso, o estudo mostrou que essa alcachofra melhora o funcionamento das células secretoras de insulina no pâncreas.

alcachofra-girassol
Agora que você aprendeu tudo sobre os benefícios para a saúde das alcachofras-girassol, provavelmente quer começar a descascá-las e cozinhá-las. Você pode preparar a alcachofra-girassol de várias maneiras: frita, assada, cozida e muito mais, e ainda combiná-la com peixes, carnes, saladas ou como um prato em si. Esta receita simples lhe introduzirá no mundo das alcachofras-girassol.
alcachofra-girassol

Ingredientes para 4 porções:

• 600 gramas de alcachofra-girassol
• Azeite
• 4-6 folhas de louro
• 2-3 dentes de alho
• 2-3 ml de vinagre de vinho branco
• Sal (a gosto)
• Pimenta (a gosto)


Modo de preparo:

1. Descasque a alcachofra e corte em pedaços médios. 

2. Aqueça uma panela com azeite e frite as alcachofras em fogo médio até dourar em todos os lados.

3. Adicione as folhas de louro, os dentes de alho, o vinagre de vinho branco, o sal e a pimenta, misture levemente e cubra a panela.

4. Após 20 a 25 minutos de fritura, retire a tampa e remova as folhas de louro. Continue fritando por mais cinco minutos e sirva o prato quente.

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