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Um Menu Adequado Para os 3 Tipos de Dieta Ayurvédica

O Editor: Bruno Álvarez
 Quantas vezes já nos pegamos com inveja daquelas pessoas que comem muito e de tudo, mas nunca engordam? E então ficamos pensando que somos os únicos que se sentem mal depois de comer uma certa comida enquanto todos ao nosso redor parecem poder apreciá-la sem nenhum ressentimento. A verdade é que, como a maioria das dietas oferece a mesma lista de alimentos recomendados para todos, podemos nos sentir frustrados quando as coisas não funcionam a nosso favor. Se você se identificou com tudo isso, vai gostar de aprender sobre a dieta ayurvédica. Estas recomendações dietéticas, baseadas no Ayurveda, medicina tradicional indiana, classificam as pessoas em vários tipos diferentes, cada uma com um menu que lhes permite viver uma vida mais saudável e equilibrada. Nas seções a seguir, você aprenderá mais sobre o método, poderá identificar a que tipo você pertence e obter recomendações para sua dieta.
 
dieta ayurvédica

O que é uma dieta ayurvédica?

É uma abordagem nutricional, resultado de um sistema médico com mais de 5.000 anos de idade, cuja crença é a de que cada um de nós precisa de uma quantidade diferente de carboidratos, vitaminas e minerais e que uma grande parte de nossos distúrbios digestivos está relacionada a um desequilíbrio em nossa dieta diária. A decisão sobre o cardápio que precisamos está relacionada a uma variedade de características, como estrutura corporal e tipo de cabelo, bem como fala, memória e até hábitos de sono. Uma análise de tudo isso torna possível classificar cada pessoa em uma categoria separada, chamada "dosha", para que possam desfrutar de um menu pessoal adaptado às suas necessidades. Essa abordagem fornece uma explicação para doenças ou problemas digestivos que resultam de uma perturbação do equilíbrio entre os doshas em nosso corpo, que pode ser regulada por meio de uma alimentação adequada. Ao contrário do que muitos podem pensar, isso não é uma "dieta indiana" vegetariana ou uma dieta que requer adesão a um cardápio limitado, e nos permite continuar a consumir os produtos que conhecemos, desde que sejam consistentes com seus princípios básicos.

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As três categorias de acordo com a dieta ayurvédica

A dieta ayurvédica afirma que cada um de nós pertence a uma ou mais categorias, o que afeta nossas características físicas, mas também emocionais e mentais. Essa categoria nos torna quem somos e caracteriza cada célula e tecido de nossos corpos. Doenças, problemas emocionais ou problemas digestivos são o produto do distúrbio que ocorre em resposta aos alimentos que ingerimos, bem como ao estresse que sentimos. Em geral, os doshas são divididos em três tipos: Pitta, Vata e Kapha, onde a maioria de nós é afetada por uma categoria dominante, e os outros dois podem ser expressos de maneira secundária ou não. Leia a descrição de cada dosha e encontre aquele que mais lhe convier. Se houver duas categorias com as quais você se identifica, escolha aquela que melhor reflete você, mas também revise as recomendações para a categoria secundária e gradualmente aplique algumas delas ao longo do tempo.

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1. Pitta

Pitta é uma energia composta de fogo e água, e as pessoas que pertencem a essa categoria são altamente concentradas, focadas e competitivas por natureza. Essas pessoas não têm medo de compartilhar suas opiniões e podem ser temperamentais, muitas vezes sofrendo ataques de raiva. Sua necessidade de estar em movimento faz com que permaneçam ativos o tempo todo, permitindo-lhes desfrutar de boa musculatura e articulações flexíveis. Seu desejo de fazer o máximo possível leva ao fato de que eles não precisam de muitas horas de sono, e todo barulho durante a noite os acorda. Muitos homens com calvície e mulheres com cabelos muito finos pertencem a este grupo. Quando Pittas estão em um estado de desequilíbrio nutricional, eles podem ser suscetíveis a úlceras, infecções e prurido. Além disso, muitos deles também tendem a sofrer de sudorese excessiva, irregularidade na evacuação e até diarreia.

2. Vata

Vata reflete os elementos do espaço e do ar e, portanto, está muito relacionado ao sistema respiratório e ao sistema circulatório. As pessoas afetadas por este dosha são frequentemente criativas, sensíveis, propensas ao devaneio e de natureza impulsiva. Como resultado, eles podem se tornar um desperdício, ficar animados com coisas novas, perder o interesse em pouco tempo e se sentirem sobrecarregados por situações que não estão acostumados. Muitos artistas, intelectuais e professores são Vatas. Essas pessoas têm cabelos secos ou finos e são muito propensas a lesões. Quando os Vatas estão em desequilíbrio nutricional, sofrem de problemas respiratórios, mãos ou pés frios, dor nas articulações, prisão de ventre e queda de cabelo.

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3. Kapha

As pessoas pertencentes à categoria Kapha são influenciadas pela terra e pela água, tornando-as indulgentes, muito carinhosas, amantes da natureza e aqueles que seguem seus próprios caminhos. Estas são pessoas com uma excelente memória, um tom suave e agradável e uma tendência para acumular. A preocupação com os outros às vezes vem à custa da preocupação com eles mesmos e, portanto, eles estão muito expostos a várias doenças, podem sofrer de diabetes e obesidade e, em alguns casos, um desequilíbrio contínuo também pode levá-los a sentimentos de depressão e falta de autoestima. Mesmo quando essas pessoas sofrem de dor abdominal ou dispepsia, isso geralmente não se reflete na evacuação, que continuarão a ser regulares.

Recomendações nutricionais

A ingestão de alimentos adaptada ao nosso dosha dominante pode ajudar-nos a sentir-nos saudáveis ​​e vitais, mas também existem algumas orientações sobre as quais a nutrição ayurvédica se baseia e que é importante prestar atenção. Os principais são:

  • Tente comer apenas quando estiver com fome, independentemente do tempo. Muitas vezes, nos acostumamos a comer em certas horas sem nos perguntarmos se nossos corpos estão realmente com fome e, ao fazê-lo, desnecessariamente carregamos nossos corpos com comida.
  • Ouvir nosso corpo possibilitará identificar não apenas sentimentos de fome, mas também dor e vários problemas médicos em seus estágios iniciais, sentimentos que muitas vezes aprendemos a perder ao longo dos anos.
  • Evite, tanto quanto possível, alimentos frios ou refeições baseadas apenas em saladas. A comida deve aquecê-lo por dentro, ou seja, mesmo se você comer uma refeição fria, adicione um prato quente.
  • Se você beber enquanto estiver comendo, escolha água morna e evite beber coisas frias ou adicionar gelo à sua bebida.
  • Pouco antes de comer, desligue a TV, feche o livro e concentre-se apenas no prato à sua frente. Esse tipo de atitude permitirá que você perceba quando estiver saciado, a entender se um determinado alimento está lhe causando desconforto e o ensinará a comer devagar e com calma.
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Menu recomendado para Pittas

As recomendações para Pittas são aquelas que os ajudarão a desfrutar de alimentos saudáveis ​​e nutritivos que não causem inflamação ou azia.

  • Café da manhã - Tente começar o dia com uma xícara de chá sem cafeína e minimizar a ingestão de café. Você pode comer frutas, como uma maçã ou uma pera, desde que seja doce e madura, e evitar frutas azedas, como toranja ou mirtilos. Se você gosta de bananas, não deixe de comê-las bem maduras.
  • Almoço - Sua grande refeição do dia é o almoço, mas, muitas vezes, você pode escolher alimentos processados ​​ou fritos, o que é muito prejudicial por causa da quantidade de sal que esses alimentos contêm. Até mesmo a carne vermelha, que não é recomendada para nenhum dos doshas, ​​é especialmente prejudicial a você por causa da gordura nela, que aquece demais o corpo. Portanto, é recomendável evitá-la completamente e substituí-la por frango, se você realmente quiser consumir carne. Se você comer algo frito, use azeite de oliva ou óleo de girassol e evite óleo de milho, óleo de gergelim ou óleo de amêndoa. Em seguida, para o frango, você pode adicionar vegetais de folhas verdes, como brócolis, couve-flor ou ervilhas. Evite legumes que podem ser picantes ou azedos, como cebola, espinafre ou alho.
  • Jantar - Termine o dia com aveia ou um sanduíche. Pão de centeio ou painço pode ser difícil para você digerir, então é melhor evitá-los se você se sentir pesado ou sentir dor depois de consumi-los.
  • Tempero - Embora de acordo com as orientações gerais da dieta ayurvédica, recomenda-se comer alimentos quentes, saiba que muitas especiarias podem aquecer excessivamente um corpo Pittas. Por esse motivo, as pessoas nessa categoria devem minimizar o consumo. Corte o máximo possível de especiarias picantes e salgadas da sua dieta e use muito pouco ketchup e mostarda. Tente temperar seus pratos com especiarias mais doces, como cardamomo, açafrão e assim por diante. Você também pode adicionar pouca pimenta-do-reino, se necessário.
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Menu recomendado para Vatas

As recomendações para os Vatas vão ajudá-lo a sentir-se satisfeito durante todo o dia e incluir alimentos que lhe permitirão desfrutar de um processo de digestão saudável e simples, além evitar lanches desnecessários.

  • Café da manhã - Vatas podem sentir uma diminuição de energia no período da tarde, bem como cansaço e lentidão. Para este propósito, é importante evitar pular o café da manhã para obter uma dose de energia e reduzir a chance de cair no sono no local de trabalho no final do dia. Comece o seu dia com mingau quente, que vai acalmar o seu estômago, especialmente em dias de inverno, ou com torradas e geleia com um chá de ervas.
  • Almoço - Evite comer demais à tarde, optando por dividir sua refeição em duas porções separadas por várias horas, se possível. Tente evitar vegetais crus, especialmente quando se trata de salada fria, e tente substituí-los por vegetais cozidos na água ou no vapor, ou até mesmo arroz. Quando cozinhar legumes ou comida, tente usar óleo de gergelim. Quando se trata de carne, reduza o máximo possível o consumo de carne vermelha e substitua-a por frango ou peru.
  • Jantar - Mesmo no jantar, tente comer comida quente. Você pode terminar o dia com uma sopa que lhe permitirá sentir-se satisfeito sem sobrecarregar o sistema digestivo.
  • Tempero - Ao adicionar especiarias aos alimentos, evite temperos amargos, como açafrão ou cúrcuma, e prefira canela, anis e assim por diante.
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Menu recomendado para Kaphas

Os princípios que guiam o menu Kapha recomendado são aqueles que ajudam a dar energia ao corpo durante todo o dia, por um lado, mas ao mesmo tempo permitem que você evite comer em excesso e doces.

  • Café da manhã - Não se obrigue a comer muito pela manhã se não estiver com fome. Você pode começar seu dia com uma pequena refeição que lhe permitirá desfrutar da energia que fornecem, sem sobrecarregar seu sistema digestivo. Se você não sentir fome, beba um copo de água morna com uma fatia fina de limão. Os Kaphas são aconselhados a reduzir o consumo de produtos lácteos, por isso, se beber café de manhã, tente reduzir a quantidade de leite que adicionar.
  • Almoço - Ao contrário das recomendações dadas a Pittas e Vatas, os Kaphas são aconselhados a consumir vegetais crus à luz das grandes quantidades de fibras que possuem, que contribuem para a saúde dos seus intestinos e ao mesmo tempo a sua sensação de saciedade. Você pode comer uma salada, que é uma ótima fonte de uma variedade de vitaminas, mas evite adicionar vegetais doces, como batata-doce, e prefira o máximo de verduras folhosas e verdes. Além disso, recomenda-se que você desista de fast-food, que contém muita gordura e temperos, e escolha um método de cozimento "seco" para preparar sua comida, ou seja, não usar água, como assar alimentos em vez de cozinhar ou ferver.
  • Jantar - Mingau quente ou arroz, que são recomendados nas outras categorias, são considerados muito pesados ​​para o Kapha, então é melhor desistir deles, especialmente durante as horas antes de dormir. Escolha uma pequena salada, ou legumes picados ao lado de uma fatia de pão de centeio com uma pasta.
  • Tempero - Escolha temperos amargos e picantes para ajudar a controlar seu apetite, além de temperos azedos, salgados ou doces. Um dos temperos mais recomendados para você é o gengibre.
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