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Esses mitos sobre a obesidade precisam ser eliminados

O Editor: Anna D.
 O número de pessoas que sofrem de obesidade aumentou dramaticamente nas últimas décadas e, infelizmente, nossa compreensão desse problema de saúde é muitas vezes inexistente e isso apenas aumenta o estigma e o risco da chamada epidemia de obesidade se espalhar ainda mais.
Na verdade, há uma série de mitos difundidos em torno da obesidade que simplesmente não são verdadeiros e foram desmascarados pela ciência há muito tempo. Por exemplo, o fato de que a obesidade esteja presente em seus familiares significa que você esteja fadado a sofrer com ela é um mito completo, assim como a crença de que o número de quilos que você perde é a melhor medida de sucesso.

1. Comer menos e fazer exercícios é suficiente para combater a obesidade

Conceitos errados sobre a obesidade
Embora seja certamente verdade que muitas pessoas desenvolvem obesidade como resultado de comer muitas calorias e não se movimentar o suficiente, existem também muitos outros fatores que podem fazer uma pessoa desenvolver obesidade. Por exemplo, coisas como sono insuficiente, dor crônica, problemas hormonais, alguns medicamentos e até mesmo estresse podem fazer com que você ganhe peso em excesso.
Na maioria dos casos, a obesidade é uma combinação de vários fatores diferentes que podem interagir e se multiplicar. Por exemplo, estresse crônico e problemas psicológicos podem tornar as pessoas mais propensas a comer em excesso, o que pode agravar o problema. Portanto, embora gerenciar a ingestão calórica e aumentar os níveis de atividade certamente façam parte do tratamento da obesidade, muitas vezes não são suficientes por si sós.

2. O número de quilos que você perdeu é a melhor evidência de sucesso

Conceitos errados sobre a obesidade
Na cabeça de muitas pessoas, o combate à obesidade se resume à perda de peso e ao número de libras ou quilogramas que você perde. No entanto, esse tipo de enfoque excessivo na perda de peso e no seu progresso na balança não é apenas psicologicamente prejudicial à saúde, mas também não é particularmente útil.
Por um lado, focar no número de quilos que você perde pode deixá-lo obcecado com a escala, que foi cientificamente demonstrado que aumenta o risco de estresse e distúrbios alimentares. Por outro lado, a perda de peso não é uma boa medida de saúde. Portanto, a melhor estratégia para pessoas que sofrem de obesidade com o sucesso a longo prazo em mente é focar em nutrição saudável, exercícios e outras recomendações dadas a você por médicos e especialistas em nutrição.
Com o tempo, seu médico deve observar melhorias em seus exames de sangue e pressão arterial, e você provavelmente sentirá mudanças em sua saúde mental, qualidade do sono e atividade física. Como afirma o CDC, “a perda de peso de 5 a 10% do peso corporal total provavelmente produzirá benefícios à saúde, como melhorias na pressão arterial, colesterol e açúcar no sangue”. E esses efeitos positivos para a saúde são o melhor sinal possível de que você está no caminho certo.

3. A obesidade realmente não afeta sua saúde

Conceitos errados sobre a obesidade
É certamente verdade que a obesidade por si só não causa diabetes e problemas cardiovasculares, mas isso não significa que a obesidade também não influencia a sua saúde. Por exemplo, é um fato conhecido e bem pesquisado que a obesidade multiplica o risco de desenvolver doenças graves, como hipertensão e doenças cardiovasculares, derrame, doença da vesícula biliar, diabetes, artrite, problemas de saúde mental e apnéia do sono.
Além disso, o CDC relata que a obesidade tem uma correlação direta com o aumento das taxas de mortalidade. Portanto, tratar a obesidade é extremamente importante para manter sua saúde a longo prazo e abordar problemas de saúde já existentes.

4. A obesidade é estritamente genética

Conceitos errados sobre a obesidade
Muitas pessoas pensam que estão fadadas a desenvolver obesidade em algum momento de suas vidas, se seus familiares a tiverem. Mas a obesidade não é o mesmo que o tipo de corpo e está mais intimamente relacionada com a quantidade de gordura corporal em excesso, particularmente a gordura corporal visceral, do que com a forma corporal. Dito isso, há um componente genético na obesidade, e os pesquisadores tentaram contar o número de genes que influenciam o risco de obesidade.
Estudos conseguiram identificar mais de 50 genes ligados à obesidade, mas a maioria desses genes tem um efeito mínimo. A variante do gene específico mais proeminentemente associada à obesidade é a variante FTO, que comprovadamente aumenta as chances de desenvolver a doença em 1,23 vezes.
A pesquisa envolveu 218 mil adultos, e uma das descobertas mais interessantes foi que as pessoas que tinham essa variante do gene, mas eram fisicamente ativas, tinham uma chance 27% menor de sofrer de obesidade. Estudos de gêmeos comparando gêmeos criados separadamente com aqueles criados juntos também confirmam que as semelhanças genéticas têm pouca ou nenhuma influência em comparação com o ambiente.
 

5. Tornar frutas e vegetais mais acessíveis resolverá a obesidade global

Conceitos errados sobre a obesidade
Há muito tempo se observa que a obesidade está se tornando cada vez mais comum em áreas onde os produtos frescos, como frutas e vegetais, são escassos. Como resultado, algumas pessoas começaram a pensar que disponibilizar alimentos frescos de origem vegetal é suficiente para impedir a obesidade nessas áreas. Infelizmente, porém, as tentativas de tornar esses alimentos disponíveis e mais baratos nas chamadas "sobremesas alimentares" mostraram que essas tentativas não são tão eficazes por si mesmas, afinal.
Em vez disso, a pesquisa confirma que disponibilizar frutas e vegetais junto com a promoção de hábitos alimentares saudáveis nas famílias e uma ampla educação sobre nutrição saudável é a única maneira de reduzir a propagação da obesidade de forma consistente e eficaz. Em todo caso, devemos definitivamente parar de pensar na obesidade como uma questão de preguiçosos ou pobres, pois parece ser uma questão sistêmica e complexa que vai além das escolhas pessoais.
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