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Como Tratar o Acúmulo de Toxinas no Corpo

 Os intestinos são responsáveis por grande parte dos processos mais importantes no sistema digestivo, preservando as substâncias necessárias para o nosso corpo, como vitaminas e sais, fazendo ainda a remoção regular de substâncias nocivas, como toxinas e resíduos. Problemas com a função intestinal podem levar ao acúmulo de toxinas nas paredes intestinais, o que pode causar sintomas como prisão de ventre, inchaço, dor, processos inflamatórios e até mesmo obstrução intestinal. As dicas a seguir irão ensiná-lo a prevenir o acúmulo de toxinas nos intestinos, diagnosticar situações que possam indicar um problema relacionado a esta condição e também como tratar-se em caso de acúmulo de toxina e de resíduos prejudiciais.
 
acumulação de toxinas

Sinais de acúmulo de toxinas nos intestinos

A ação de limpar os intestinos é possível graças à cooperação entre músculos e nervos que levam a um movimento ondulatório que move os resíduos para o ânus. Quando a comida alcança o intestino grosso, ela é classificada, significando que nutrientes importantes são absorvidos e o que resta é removido do corpo. No entanto, muitos alimentos que são prejudiciais ao organismo demoram a ser removidos, levando a uma situação de acumulação de resíduos nas paredes do intestino ou no sistema sanguíneo. Por esta razão, os sinais de acumulação de toxinas podem aparecer não apenas no trato digestivo, mas também em outras partes do corpo.

Se você experimentar alterações gastrointestinais, como dor abdominal e inchaço, juntamente com um ou mais dos problemas a seguir, então é muito provável que seu corpo esteja mostrando sinais de acumulação de toxinas. Entre os problemas mais proeminentes, pode-se ver:

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1. Alterações no sistema da pele

O acúmulo de resíduos neste sistema pode levar a um "bloqueio" na filtragem adequada de toxinas através da pele, causando problemas como erupções cutâneas, eczema, fungos, psoríase e alergias.

2. Mudanças de humor

Em um estudo abrangente realizado por pesquisadores da Universidade de Cork, na Irlanda, descobriu-se que certas bactérias que prosperaram na área do intestino de ratos levaram a mudanças em seu comportamento que foram expressas em fadiga, depressão, problemas de memória e distúrbios do sono. Os pesquisadores notaram que as mesmas bactérias se desenvolvem em pessoas com disfunção intestinal, o que os levou a concluir que os mesmos efeitos também podem ocorrer em humanos.

3. Alterações relacionadas à pressão arterial

Distúrbios da pressão arterial, dores de cabeça e enxaquecas podem ser causados ​​por descargas de resíduos do intestino para o sistema circulatório, portanto, é muito importante prestar atenção a essas alterações se ocorrerem simultaneamente a distúrbios gastrointestinais.

4. Infecções no trato urinário e nos rins

Em um estudo da Escola de Medicina da Universidade de Columbia, os pesquisadores descobriram que alguns pacientes com doenças relacionadas aos rins também têm infecções intestinais. Os pesquisadores acreditavam que, em alguns casos, a infecção intestinal causava distúrbios na secreção de produtos residuais pelos quais os rins são responsáveis, levando a dores e inflamações recorrentes nos rins e no sistema urinário.

Tratamento de toxinas intestinais

1. Prevenção

Embora a maioria de nós ache difícil, o primeiro passo para manter os intestinos saudáveis ​​é evitar, tanto quanto possível, alimentos que possam irritar o estômago e causar um acúmulo de resíduos por um longo período de tempo, como alimentos industrializados e cheios de pesticidas. Tenha cuidado com o uso excessivo de laxantes, pois eles podem fazer com que seus intestinos se tornem "preguiçosos". Para incentivar movimentos intestinais normais, tente comer alimentos ricos em fibras, como batata-doce, ameixas secas, tomate cereja ou aveia, juntamente com alimentos fermentados que promovem a atividade bacteriana levando a alterações intestinais benéficas, como iogurte ou chucrute. Clique aqui para aprender uma deliciosa receita de chucrute!

2. Limpe os intestinos usando nutrição

Nos casos em que sentimos mudanças na atividade intestinal, há alimentos que são conhecidos por serem capazes de limpar os intestinos e incentivá-los a retornar à atividade normal sem recorrer a uma limpeza ou medicação do cólon.

A. Vegetais com clorofila

A clorofila ajuda o crescimento de bactérias "boas" em nossos intestinos, inibe o crescimento de bactérias ruins e protege o revestimento dos intestinos. Tudo isso faz com que a clorofila nos ajude na promoção de um processo digestivo saudável, juntamente com a limpeza dos intestinos. Vegetais verdes em geral e verduras de folhas verdes, em particular, são uma excelente fonte de clorofila e podem ser consumidos em sua totalidade em sucos ou vitaminas. Entre esses vegetais, os mais recomendados para consumo são alface, repolho, aipo, brócolis e outros.

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B. Vinagre de maçã

A fibra nutricional Pectina, que pode ser encontrada em abundância nas maçãs , é uma substância que contribui para a digestão saudável, fortalecendo o revestimento do cólon e ajudando na remoção de resíduos e toxinas que se agarraram às paredes do intestino e ficam "presas" nele. Você pode aumentar sua ingestão de fibras comendo maçãs inteiras ou bebendo suco de maçã, mas a fonte mais recomendada é o vinagre de maçã, que pode ser usado em saladas e em vários molhos.

C. Gengibre

O gengibre é muito importante contra vários problemas sérios que podem ser causados ​​por distúrbios intestinais. Esta raiz proporciona um tratamento eficaz para processos inflamatórios que podem ser causados ​​por toxinas ou resíduos no trato intestinal. Ela é conhecida por melhorar a atividade intestinal e ajudar a melhorar a absorção das boas substâncias necessárias ao organismo. Você pode adicionar gengibre ralado ou fatiado a sopas, saladas e até mesmo doces. Gengibre em pó pode ser usado para fazer molhos, pratos de carne ou bolos.

D. Suco de Aloe Vera

A maioria de nós está acostumada a usar aloe vera como uma pomada para aliviar queimaduras ou feridas, mas também é aconselhável consumi-la como suco. Aloe Vera ajuda a equilibrar a condição de pessoas que sofrem de uma variedade de problemas intestinais, como Síndrome do Cólon Irritável ou Doença de Crohn, ajudando também a limpar o lixo do revestimento intestinal.

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Suco que limpa o cólon

Outra maneira de contribuir para a limpeza intestinal é através de programas de limpeza, que funcionam de forma semelhante a um manual de limpeza do cólon em seu objetivo de eliminar toxinas do intestino. No entanto, outro procedimento, muito mais simples,  chamado “juicing” pode ser feito em casa usando sucos naturais.

Pimenta caiena e suco de limão

A pimenta caiena tem muitas propriedades saudáveis para o estômago, intestinos e até para o coração. Ele ajuda na construção de novos tecidos e pode ser obtida em forma de pó na maioria das lojas de alimentos saudáveis.
 
Ingredientes:

  • 1 xícara de água filtrada
  • 2 colheres de sopa de xarope de bordo
  • Suco de ½ limão fresco

Preparação e uso:

Misture todos os ingredientes e beba entre 5 e 8 colheres de chá por dia, durante pelo menos 10 dias.

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Suco de óleo de hortelã

Óleos essenciais fornecem um bom suporte para o processo de limpeza de toxinas do corpo, usando nutrientes que são absorvidos nos intestinos, e ajudam bactérias boas a desenvolver-se.

Ingredientes:

  • 10 gotas de óleo de hortelã
  • Suco de um limão

Preparação e uso:

Adicione uma colher de chá da mistura de óleo de hortelã com suco de um limão a um copo de água e beba. Repita por duas semanas.

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Desintoxicante através de mudanças no estilo de vida

Estresse e ansiedade podem levar a uma dieta pobre ou irregular, o que pode levar ao acúmulo de toxinas no revestimento do intestino, juntamente com outros problemas digestivos. Para lidar com esse problema, tente manter um sono adequado e incorpore pelo menos alguns minutos de exercício em sua rotina diária. O exercício físico é o componente mais importante na superação de problemas associados ao movimento intestinal, pois aumenta a produção de toxinas pelo corpo através da secreção de suor, promove e estimula a atividade intestinal para prevenir constipação e também ajuda a secreção de endorfinas, hormônios que ajudam a reduzir tensão e estresse. Mesmo que você não tenha tempo para fazer exercícios prolongados, use os seguintes exercícios a seguir projetados especificamente para tratar problemas intestinais.

Trecho da ponte

Este exercício consiste em esticar o corpo para trás, a fim de "destravar" os órgãos do sistema digestivo, que durante grande parte do dia são "comprimidos", estimulando, desta forma, o suprimento de sangue ao coração para aliviar a fadiga que pode ser causada por má digestão.

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Para fazer este exercício, deite-se no chão com as mãos ao seu lado e as palmas voltadas para cima, levante as nádegas e dobre as pernas em um ângulo de 90 graus. Você pode usar algum suporte para aumentar a curva da coluna ou manter os pés no chão. Enquanto expira, pressione os pés em direção ao chão e estique os joelhos para frente. Tome 10 respirações profundas, em seguida, abaixe suavemente suas costas para o chão. Repita o exercício 3 vezes.

Pose de criança

O exercício a seguir é recomendado após uma refeição pesada para evitar dor, inchaço e cãibras, sintomas que acompanham uma refeição que deixa o sistema digestivo carregado e leva ao acúmulo de toxinas nos intestinos mais tarde.

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Ajoelhe-se no chão, mantenha as nádegas perto dos calcanhares, incline-se para a frente e estique os braços para frente lentamente, sem mover as nádegas. Solte a cabeça e o pescoço em direção ao chão e sinta os músculos abdominais se esticarem. Permaneça nesta posição por 5 respirações e, em seguida, rasteje lentamente seus braços de volta ao lugar. Repita o exercício 3 vezes.

 

Fonte de imagens: MilitaryHealthadrian valenzuelarabiem22, Laboratoires Coloplas
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