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Exercício Para Relaxar os Músculos Oculares

O Editor: Bruna Santos
 Para quem passa o dia na frente de uma tela de computador, seja no trabalho, ou navegando na Internet em casa, a dor e a fadiga ocular é algo bastante comum. Com o passar do tempo, você pode começar a ter dificuldade em se concentrar em objetos distantes, como ver sinais e placas de trânsito de longe. Se você se identificar com esses sintomas, pode estar sofrendo algum dano muscular, mas a boa notícia é que o problema pode ser facilmente tratado. Conheça o exercício da bola que ajudará a acalmar os músculos dos olhos e manter o funcionamento normal deles.
 
exercícios para os olhos

Como nossos músculos oculares foram danificados ao longo dos anos?

Nossos globos oculares funcionam através de alguns músculos diferentes: seis músculos extraoculares, dois músculos diagonais, um músculo na cavidade ocular e quatro músculos chamados reto medial, reto lateral, reto superior e reto inferior. Alguns desses músculos são responsáveis por observar objetos próximos e alguns nos ajudam a localizar objetos que estão longe de nós. Também há músculos que nos ajudam a olhar para cima, para baixo, para a direita e para a esquerda.

No entanto, durante boa parte do dia, especialmente quando se trabalha em frente a um monitor de computador, exercemos um esforço desigual nos músculos oculares. Isso porque olhamos principalmente para um objeto muito próximo que é a própria tela. Focalizar os dois olhos em um ponto próximo ativa principalmente o músculo medial, e não utiliza os outros e, portanto, nossos olhos se acostumam a uma situação semelhante à ilustração à esquerda na imagem abaixo. Quando, no final de um longo dia de trabalho, tentamos olhar para objetos que estão longe de nós, e seria necessário enxergar da maneira como mostra a ilustração da direita na imagem abaixo, mas nossos músculos não estão mais acostumados a agir assim.

Uma das dicas mais comuns sugere que, a cada meia hora de trabalho, olhemos e nos concentremos em um ponto distante. Mas mesmo quando pensamos que estamos fazendo esse exercício corretamente, ainda podemos estar trabalhando apenas os músculos aos quais nos acostumamos e sem realmente fazer nada para quebrar nossa rotina de visão.

exercícios para os olhos

O exercício simples a seguir ajudará você a ativar os músculos oculares que você pode estar negligenciando e "lembrar" cada um dos olhos de agir separadamente.

Como fazer o exercício:

1. Clique aqui para imprimir a próxima imagem em boa qualidade (pressione Ctrl e P para imprimir).

exercícios para os olhos

2. Cole o papel na parede ao nível dos olhos e afaste-se a 30 cm de distância dele.

3. Agora, concentre-se na imagem e tente juntar cada par de bolas até que elas se tornem uma bola só. Em outras palavras, permita que cada olho olhe para uma bola diferente separadamente, e então mova ambos os olhos juntos em direção ao nariz, de forma que as duas bolas "se movam" uma na direção da outra até parecerem uma coisa só.

4. Depois de ter feito a primeira linha, desça cada linha e tente fazer o mesmo para o próximo par de bolas. Cada passo para baixo, relaxará seus olhos mais e mais, fazendo com que a imagem pareça um pouco desfocada, mas você ainda poderá realizar o exercício sem problemas.

5. Depois de concluir o exercício, faça-o novamente de baixo para cima.

6. Faça disso um hábito, realizando isso várias vezes ao final de cada dia de trabalho, e você sentirá uma melhoria na condição de seus olhos.

Notas:

1. Certifique-se de que você está realizando o exercício enquanto olha como demonstrado na ilustração à esquerda e evitando os "cruzamentos" demonstrados à direita. Porque, como mencionado, a maioria de nós está muito acostumada a olhar para objetos próximos por longas horas, seus músculos oculares podem tentar "funcionar" da mesma forma aqui também. O resultado é que, para poder focar em dois objetos remotos de uma vez, seu olho esquerdo tentará olhar para a direita, enquanto seu olho direito tentará olhar para a esquerda, e isso é um erro.

Para evitar isso, tente fechar o olho direito e olhar para a bola esquerda com o olho esquerdo, permitindo que ele se acostume com a direção do foco. Então, faça o mesmo com o outro olho. Depois de conseguir lembrar os músculos em que a bola deve se concentrar, realize o exercício com os dois olhos.
 
2. Pessoas que sofrem de miopia congênita são aconselhadas a não aplicar pressão em seus olhos e consultar um médico antes de realizar o exercício. Em contraste, se a sua visão se deteriorou ao longo dos anos, isso pode ser devido ao funcionamento incorreto dos músculos do olho, e então este exercício pode ser muito útil.

exercícios para os olhos
Fonte: Camila D.
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