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Os Benefícios da Massagem Sueca

O Editor: Bruna Santos
 A massagem sueca é um dos tipos mais comuns de massagens no mundo - por um bom motivo. Foi desenvolvida por um professor de medicina esportiva como um método para curar o corpo, aumentando o fluxo sanguíneo. Hoje, também tem ênfase nos lados psicológico e espiritual desta massagem terapêutica. Se você sempre quis aprender a fazer uma boa massagem em alguém, é bem-vindo a conhecer os benefícios que essa técnica proporciona, além de 6 maneiras diferentes de fazê-la sozinho.
 
massagem sueca

Cinco benefícios que a massagem sueca proporciona

1. Aumenta o fluxo sanguíneo
Usando movimentos longos e batidas leves, a massagem sueca ajuda a ampliar os vasos sanguíneos e aumentar a velocidade do fluxo de sangue para o coração. O aumento desse fluxo faz crescer o suprimento de oxigênio para os músculos do corpo e, além disso, ajuda no processo de desintoxicação.

2. Reabilita os músculos danificados
Ao usar os movimentos da massagem, várias lesões musculares podem ser tratadas, como a constrição e a viscosidade do tecido da fáscia - o tecido que envolve os músculos. Muitos daqueles que se submetem a essa massagem, muitas vezes testificam que essa técnica realmente ajuda a acalmar seus músculos, mesmo após um único tratamento.

3. Melhora a flexibilidade do corpo
Quanto mais relaxados estiverem os músculos, maior o alcance dos movimentos. Quando você combina massagem sueca com alongamentos diários, pode evitar a possibilidade de se machucar enquanto treina. Então, se você faz isso com frequência, é altamente recomendável fazer uma massagem sueca a cada poucas semanas.

4. Diminui o estresse
O relaxamento que é criado pela massagem ajuda a liberar não apenas os músculos, mas também a mente. A massagem sueca realizada em um lugar relaxante   diminui o nível do hormônio cortisol no corpo, que, consequentemente diminui dores de cabeça, dá ao corpo mais energia e ajuda a dormir melhor.

massagem sueca

5. Fortalecimento do sistema imunológico
Um dos benefícios mais significativos da redução do estresse e dos níveis de cortisol no organismo é tornar o sistema imunológico mais forte, ou seja, seu corpo fica mais resistente à doenças após a massagem.

6 Técnicas para realizar uma massagem sueca completa
A massagem sueca é baseada em 6 princípios básicos, e aqui estão eles com imagens para ilustrar como realizar as técnicas. Dê a cada estágio cerca de 10 a 15 minutos para uma experiência mais completa.

1. Movimentos suaves
Mova as palmas das mãos suavemente sobre o corpo da pessoa, dos dois lados da coluna (não diretamente sobre ela). Use um óleo de massagem. Certifique-se de que seus movimentos levem o máximo de tempo possível e não exerça muita pressão. Esta é apenas a primeira parte da massagem, e seu objetivo é colocar a pessoa em estado de relaxamento.

Use a mão inteira e os dedos, desça das omoplatas até a região lombar e volte para cima pelos lados. Faça isso nos ombros e depois no pescoço. Seu peso deve estar em suas pernas e não diretamente nas mãos. Você pode continuar com as outras partes do corpo.

gif de um homem fazendo massagem sueca

gif de um homem fazendo massagem suec

2. Massagem profunda
Nesta fase, você vai pressionar a palma da mão sobre os músculos da pessoa em um movimento de ‘amassar’. Você precisará colocar um pouco mais de pressão do que antes, mas não muita, e mover as mãos mais lentamente. Você pode usar a base da sua mão ou os dedos - o que for mais confortável.

Comece pela parte inferior das costas e a partir daí suba com movimentos circulares. Quando chegar na parte superior, mova a mão para baixo e comece de novo - tente focar na mesma área na parte de trás pelo menos 3 vezes antes de ir para outra área. Depois, você pode repetir a massagem com as duas mãos - uma em cima da outra - e usando um pouco mais de pressão desta vez.

massagem sueca

3. Fricção

Nesta fase, seu objetivo é aquecer os tecidos. Para fazer isso, você deve esfregar as mãos para fazer calor e depois fazer o mesmo no corpo da pessoa para aquecer os músculos. Mantenha os dedos presos um ao outro e mova as mãos em movimentos contrários em paralelo ao longo das costas, ou seja, quando uma mão se move em direção à parte superior das costas, a outra se move em direção à parte inferior das costas.

massagem sueca usando as duas mãos em uma mulher
4. Leves batidas
Esta técnica talvez seja a mais famosa da massagem sueca, com o movimento de leves batidas ajudando a liberar, relaxar os músculos e revigorá-los. Você pode realizar essa fase de várias maneiras - usando apenas os dedos enquanto eles apontam para a frente, juntos e rígidos; usando ambos os lados de suas mãos com os dedos levemente soltos; ou usando as laterais das mãos com os dedos juntos.

gif de massagem sueca leves batidas

gif de massagem sueca leves batidas

gif de massagem sueca leves batidas

5. Pressionar
Nesta fase, você pressionará diretamente os músculos com os polegares para penetrá-los profundamente. Você precisará fazer isso para cada área do corpo até sentir que ela fica mais macia e aquecida.

swedish massage

6. Vibração
Agora termine a massagem com movimentos rápidos de vibração das mãos que ajudarão a liberar e aquecer os músculos. Você deve se concentrar em uma área de cada vez ou mover as mãos ao longo de todo o corpo - contanto que a pessoa se sinta relaxada e liberada no final.

swedish massage giving massage with both hands
Uma última dica: é importante escolher a música certa para criar um ambiente relaxante agradável, como um spa. Você pode usar a música que nós adicionamos aqui abaixo, que é perfeita para uma massagem boa e relaxante.
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