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10 Alimentos Ricos em Vitamina C

O Editor: Bruna Santos

 Todos nós ouvimos sobre a vitamina C desde sempre, e apesar de não ser a cura para um resfriado comum, como se acredita (embora certamente ajude a evitar que os sintomas piorem), ela oferece uma enorme riqueza de benefícios.

Recentemente, publicamos um artigo sobre os benefícios da vitamina C, e hoje falaremos sobre 10 alimentos ricos dessa vitamina tão importante para nós. 

alimentos com vitamina C 

Qual é a função da vitamina C?

Estudos e pesquisas sugerem que níveis mais altos de vitamina C no sangue podem ser um bom indicador de saúde e nutrição em geral. Por ser um nutriente, ele oferece uma gama diversificada de benefícios que efetivamente protegem sua saúde geral de várias maneiras. É um poderoso antioxidante que também ajuda a reduzir o estresse oxidativo dentro do corpo e aumenta suas defesas contra certos tipos de câncer. Também ajuda o sistema imunológico a funcionar, promove a absorção de ferro na corrente sanguínea e ajuda a cuidar dos olhos. É isso que eu chamo de supervitamina!

Nutricionistas e especialistas em saúde recomendam que o adulto médio receba entre 75 e 90mg de vitamina C por dia na alimentação, e isso é surpreendentemente fácil de alcançar. Há uma série de frutas e vegetais naturais que podem fornecer 100% da sua dose recomendada em uma única porção, e há muito a ser dito tomando-se muito mais que 90mg de vitamina C por dia. Quanto mais, melhor!

Aqui estão os 10 alimentos mais acessíveis que contêm vitamina C:

 

1. Mamão
alimentos com vitamina C

O mamão não é apenas uma delícia, mas também fornece 62mg de vitamina C por cada porção de 100g, que é 75% da ingestão diária recomendada para um adulto médio. É também uma grande fonte de outros nutrientes, incluindo cálcio e vitamina A. Você pode adicionar fatias de mamão maduro a uma salada, ou suco de um mamão inteiro e usá-lo como parte de um delicioso smoothie da fruta. No entanto, por favor, note que você deve evitar mamão se estiver grávida, porque contém uma substância que pode causar contrações do útero.

2. Pimentão vermelho

Não cometa o erro de pensar que a vitamina C é proveniente apenas de frutas, porque os pimentões contêm muito deste supernutriente. Uma porção de 100g de pimentão vermelho fornece 80mg de vitamina C, que é um enorme percentual de 97% da quantidade diária recomendada para um adulto! Os pimentões verde e amarelo também são ricos em vitamina C, e todas as variedades contêm boas quantidades de outros nutrientes. Por ser um prato tão versátil, que pode ser cozido no vapor, assado ou servido cru em saladas e sanduíches, é fácil incluir alguns pimentões em sua alimentação regular.

3. Laranjas
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As laranjas são provavelmente a primeira comida que as pessoas pensam quando consideram a vitamina C, e com boas razões. Uma laranja de tamanho médio contém cerca de 67mg de vitamina C, ou 75% da sua quantidade diária recomendada e, embora possa não ser a melhor fonte de vitamina C, ainda há boas razões para adicionar suco de laranja espremido na hora à sua alimentação!

4. Brócolis

Outro vegetal absolutamente cheio de vitamina C é o brócolis. Uma porção de tamanho médio deste vegetal crucífero incrivelmente saudável fornece cerca de 132mg de vitamina C com apenas 30 calorias. Dado que algumas pesquisas também sugeriram que o brócolis tem propriedades que previnem o câncer, além de ser um dos melhores alimentos para regular a pressão arterial e melhorar a saúde do coração (entre muitos outros benefícios), é claro que deve ser uma parte importante de qualquer plano alimentar. Tente comer 1 xícara de brócolis 2 ou 3 vezes por semana para obter ótimos resultados.

5. Morangos
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Eu, particularmente, sou fã de morangos e agora tenho mais um motivo para amá-los. Uma xícara de morangos contém cerca de 85mg de vitamina C - que é basicamente toda a quantidade diária recomendada! Coma um punhado de morangos maduros algumas vezes por semana, ou misture-os com suas outras frutas favoritas para um smoothie ou milk-shake delicioso e saudável.

6. Kiwi

O kiwi é uma fruta deliciosa que também oferece uma série de benefícios para a saúde. Os frutos de kiwi são ricos em vitamina C, oferecendo 92,7 mg por 100 g, o que representa mais de 100% da sua dose diária. Você pode misturar kiwis a outras frutas, saladas e sucos, mas a melhor maneira de apreciá-los é cortando ao meio e comer a polpa.

7. Couve
alimentos com vitamina C

Mais e mais pessoas estão se conscientizando dos excelentes benefícios da couve e por boas razões. Além de ser uma excelente fonte de nutrientes, como ferro, fibras, proteínas naturais, potássio e muitos outros, é também é rica em vitamina C. Uma xícara de couve fornece cerca de 80,4mg de vitamina C, então adicione-a ao cardápio três ou quatro vezes por semana. Cozinhar ou fritar preserva mais os nutrientes, em vez de ferver, mas você pode adicioná-la aos seus sucos verdes também.

8. Abacaxi

Assim como o mamão, o abacaxi é uma fruta tropical que pode adicionar uma enorme quantidade de vitamina C à sua alimentação. Um abacaxi contém cerca de 80mg de vitamina C, enquanto uma dose padrão de cerca de 100g fornece 50mg, ou 60% de sua quantidade diária recomendada. Pedaços frescos de abacaxi fazem um ótimo lanche, e a fruta também contribui para um ótimo suco. Você pode até adicioná-lo à pizza, claro, então há muitas maneiras de obter os benefícios!

9. Pimenta chili
alimentos com vitamina C

9. Pimenta chili

Essa fonte de vitamina C vai agradar os amantes da especiaria. Meia xícara de pimenta picada contém cerca de 107,8 mg de vitamina C, mais de 100% da sua quantidade diária recomendada. Essa quantidade pode ser um pouco demais para a maioria das pessoas, mas acrescentar um pouco de calor aos seus pratos favoritos, além de incluir alguns dos outros alimentos dessa lista em sua alimentação diária e semanal, é uma ótima forma de garantir que você continue fornecendo seu corpo com muita vitamina C.

10. Couve-de-Bruxelas

Couves-de-bruxelas têm uma reputação injusta, e poucas pessoas incluem essa maravilha na lista de compras. No entanto, elas estão cheias de benefícios, e uma dose de 100g contém cerca de 85mg da dose diária recomendada - ou 102%. Elas também oferecem muitos outros benefícios e, embora você não precise necessariamente comer todos os dias, tente incluí-las com outros vegetais se você tiver um jantar assado, por exemplo. Lembre-se de que assar é melhor que ferver.

Clique aqui para saber o que as cores das frutas representam!

Fontes: top10homeremedies and health.com 

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