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Pare de Se Sentir Responsável Pela Felicidade dos Outros

 Assumir a responsabilidade pela felicidade dos outros é, sem dúvida, uma imensa causa de ansiedade. As pessoas sensíveis e amorosas naturalmente querem que as pessoas ao seu redor sejam felizes. Sabe-se que o cuidado com os outros é tipicamente considerado uma força de caráter. No entanto, essa força pode, às vezes, se transformar em uma fraqueza, onde nos encontramos transformando-nos em pessoas agradáveis para deixar os outros felizes, e isso muitas vezes acaba se tornando numa enorme fonte de ansiedade.
 
felicidade dos outros

Como tomar a responsabilidade pela felicidade dos outros causa ansiedade

A questão geralmente começa inocentemente. Por uma série de razões, nós nos importamos e queremos que os outros sejam felizes e sintam que a responsabilidade por sua felicidade está em nossos ombros. É por isso que acabamos fazendo tudo ao nosso alcance para garantir que eles sejam felizes.

No entanto, as pessoas com quem nos importamos muitas vezes acabam infelizes, pois o sofrimento é uma parte inevitável da vida. Mas nem sempre sabemos lidar com isso e acabamos sentindo culpa, como se tivéssemos falhado, e então nos sentimos ansiosos porque falhamos.

Em alguns casos, ficamos obcecados com esse tipo de coisa, sentindo que outras pessoas não devem ser meramente felizes, mas que devem ser completamente felizes porque só assim nós teremos a sensação de dever cumprido. Claro, esse padrão inatingível aumenta ainda mais nossa ansiedade.

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Podemos ter a impressão de que atender aos desejos de todos trará felicidade e evitará conflitos. Embora seja verdade que o conflito aumenta a ansiedade, esforçar-se demais para agradar os outros a fim de evitá-lo normalmente causa ainda mais ansiedade.

Quando nos preocupamos demais com a felicidade dos outros, ficamos com medo das consequências, alimentando, assim, nossas preocupações e medos num fluxo interminável de "e se", que disparam gatilhos de ansiedade. E assim, o ciclo continua e continua.

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Como parar este comportamento

O sentimento de responsabilidade pela felicidade dos outros é uma teia complexa de sentimentos, pensamentos e comportamentos conectados. Comprovou-se que a terapia comportamental cognitiva (TCC), um tipo de terapia que gira em torno de se concentrar em seus pensamentos e ações, é eficaz na redução da ansiedade que decorre da responsabilidade percebida pela felicidade dos outros.

Comece sintonizando suas próprias ações. Tente identificar quando você está instintivamente atendendo às necessidades dos outros. Negligenciar suas próprias necessidades e desejos deve ser uma grande pista. Agora, comece a prestar atenção aos seus pensamentos. Um bom momento para fazer isso é quando você está ansioso e preocupado com o estado de espírito de uma pessoa.

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Em seguida, você terá que desafiar sua mente. Depois de se conscientizar dos seus pensamentos ansiosos, você precisará questioná-los. Suas preocupações são justificadas? Eles são realistas e racionais?

Troque seus pensamentos por outros mais realistas. Você precisa alimentar seu cérebro com pensamentos que lhe permitam internalizar o fato de que você nunca pode ser totalmente responsável pela felicidade dos outros, independentemente de quanto você se preocupa com isso.

Finalmente, use suas crenças recém-formadas para direcionar suas ações, não para agradar os outros, mas para apoiá-los. Isso inclui se automotivar. Então, o que você está esperando? Experimente este método e você poderá encontrar sua paz interior.
 

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