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Um Guia Fácil Para Meditar Por 5 Minutos

A meditação é usada por pessoas em todo o mundo que querem se beneficiar das maravilhas que ela traz ao corpo, mente e alma. No entanto, muitos de nós sequer tentamos meditar, pois pensamos que isso envolve um aprendizado complexo, habilidades especiais e até mesmo um nível espiritual que nós realmente não entendemos. Na realidade, o único equipamento que você precisa para meditar é você mesmo, e não é necessário nenhum treinamento especial. Aqui está uma meditação de cinco minutos para aliviar a tensão que qualquer um pode executar facilmente.
 
 
Meditação de 5 Minutos

Como funciona

A meditação possui muitas formas diferentes, mas este guia abrange uma prática desenvolvida para permitir que você reconecte-se emocional e mentalmente consigo mesmo. Práticas meditativas como essa são especificamente destinadas à promoção do relaxamento, calma, alívio do estresse e paz de espírito. Você só precisa de cinco minutos para fazer todo o processo, de modo que é possível realizar essa rotina até mesmo no meio de um dia agitado, quando você está se sentindo desgastado, ansioso ou com excesso de trabalho. A meditação pode ajudá-lo a livrar-se de seus problemas e seguir com o seu dia em um estado de espírito muito melhor.
 
Meditação de 5 Minutos
Passo 1 - Coloque um alarme
 
Você não vai relaxar corretamente se estiver constantemente pensando em quanto tempo já passou desde que começou o processo. Portanto, use um alarme no seu telefone, computador ou relógio de pulso para poder se concentrar apenas na meditação. Você também pode procurar uma canção de meditação no YouTube e usar isso como um cronômetro. O ideal é colocar um alarme/canção para cinco minutos, mas se você está sem tempo, pode configurá-lo para um período mais curto.
 
Passo 2 - Sente-se em uma posição confortável
 
Quando pensa em meditação, você provavelmente imagina pessoas sentadas no chão, de pernas cruzadas. Essa é uma posição eficaz para meditar, mas não é uma necessidade. Ao escolher uma posição na qual sentar-se, é melhor simplesmente garantir que está confortável. Uma posição desconfortável irá distraí-lo. Você pode sentar-se ou deitar-se, mas não fique em pé, pois isso gasta mais sua energia. Se preferir, você pode usar uma cadeira, mas certifique-se de que seus pés estão em contato com o chão.
 
Meditação de 5 Minutos
Passo 3 - Feche os olhos e se concentre em sua respiração
 
Ligue o alarme e feche seus olhos. Gentilmente, concentre sua atenção em sua respiração. Não tente mudar seu padrão de respiração ou fazer qualquer coisa incomum - respire normalmente. Concentre-se em como sua respiração está nesse momento e, se conseguir encontrar uma maneira de respirar naturalmente mas profundamente, isso ajuda.
 
Passo 4 - Mantenha sua atenção
 
Sua mente é a maior barreira para a meditação bem-sucedida, mas lembre-se que você está tentando limpá-la. Pensamentos entrarão na sua cabeça e, portanto, quando isso acontecer, reconheça-os suavemente, mas deixe-os ir embora. Continue a se concentrar em seus padrões de respiração conforme os pensamentos tentam dominar sua mente. Centrar o seu cérebro em sua respiração irá garantir que a sua mente permaneça no presente. Concentre-se em cada inspiração e expiração até que o alarme soe no fim de sua meditação.
 
Meditação de 5 MinutosPasso 5 - Volte para o seu dia
 
Certifique-se de concluir o processo e manter o foco até que o alarme soe. Se meditar por cinco minutos, você vai poder seguir com o seu dia sentindo-se revigorado e descontraído. Você pode usar a meditação nos momentos em que se sente particularmente estressado, mas experimente fazê-la regularmente para se sentir melhor todos os dias.
 
Como você pode ver, meditar é fácil assim! Você não precisa de visualizações complexas, incrível destreza ou um local especial! Você só precisa parar por cinco minutos para limpar sua mente, se conectar consigo mesmo e se concentrar no presente. Quando tiver mais tempo, desfrute de longas sessões de 20 minutos ou mais. Aromaterapia e música calma também podem ajudar você a meditar de forma mais eficaz, mas isso depende de suas preferências pessoais. Bom relaxamento!

 

Fontes: stress-about.com e lifehack

 

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