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As Causas da Irritabilidade e Formas de Gerenciá-la

O Editor: Laura Dias

 Irritabilidade é algo tóxico: pode arruinar o seu dia e se espalhar para outras pessoas. Mas se é tão prejudicial, por que nos sentimos instáveis e irritados em alguns momentos? Estresse, falta de sono e fome são os culpados mais comuns. Mas, certamente, sentir dor ou sofrer de um problema crônico de saúde pode fazer você se sentir irritado também, e é fundamental entender a causa dessa emoção tóxica para se livrar dela.

Sabe-se também que certas condições de saúde física e mental são mais propensas a irritá-lo do que outras e, em alguns casos, a irritabilidade grave e de início súbito pode até ser um sinal de um problema de saúde. Se a irritabilidade é um problema para você ou seus entes queridos, você pode ler este artigo para aprender sobre suas possíveis causas e vários métodos acessíveis que ajudam a controlar isso.

As causas da irritabilidade

1. Baixo teor de açúcar no sangue

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Se você ficar realmente irritado ou com raiva quando estiver com fome, provavelmente a causa é a queda do açúcar no seu sangue. Gotas de açúcar no sangue também são chamadas de hipoglicemia, e esse estado é tipicamente o resultado de uma condição subjacente, como diabetes ou tratamento dos mesmos.

Mas mesmo pessoas saudáveis podem experimentar um estado precursor da hipoglicemia quando ficam sem comer por um tempo, e a irritabilidade é definitivamente um dos possíveis sintomas de queda de açúcar no sangue. Outros sintomas incluem pesadelos e suores durante a noite.

2. Vários desequilíbrios hormonais

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O sistema endócrino humano é extenso e complexo, e regula tanto o nosso bem-estar físico quanto o mental. Alguns hormônios podem até ter um efeito físico e mental em nosso corpo. Tome adrenalina: ela não apenas torna você mais alerta e menos hesitante, mas também aumenta a circulação sanguínea em seu corpo e diminui sua capacidade de sentir dor.

Sabendo disso, é completamente compreensível que os distúrbios hormonais também possam exibir sintomas psicológicos, incluindo irritabilidade. Muitas condições comuns, como diabetes, hipertireoidismo, síndrome dos ovários policísticos (SOP) e síndrome pré-menstrual (TPM) podem, infelizmente, levar ao aumento da irritabilidade, sendo que apenas tratar a condição subjacente pode melhorar esse sintoma.

3. Estresse

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Não é uma observação inovadora que um dia estressante ou período conturbado da vida pode torná-lo mais irritado do que o habitual, mas ainda é muito importante reconhecer este efeito que o estresse tem sobre a nossa saúde emocional. Se não reconhecermos isso, podemos nos sentir sobrecarregados pelo estresse, e isso pode levar a um desgaste emocional e a várias condições físicas e mentais.

4. Depressão

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Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de alguma versão da depressão, mas poucas pessoas sabem que os sintomas da depressão superam os sentimentos de tristeza e fadiga persistentes. De fato, a irritabilidade aumentada é um sintoma muito comum de depressão ou uma recaída também.

Os homens são mais propensos a sentir irritabilidade causada pela depressão e, na maioria desses casos, outros sintomas, como agressão, abuso de substâncias e comportamentos perigosos, também estão presentes.

5. Ansiedade

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Ao discutir o estresse e a irritabilidade, mencionamos que ele pode se transformar em condições mentais mais extremas, e a ansiedade é certamente uma dessas condições. Se não for reconhecido e tratado, o estresse e a ansiedade persistentes podem se transformar em um transtorno de ansiedade, que pode durar meses ou anos e afetar realmente a saúde, a satisfação com a vida e os relacionamentos.

Sofrer de ansiedade e ataques de pânico, por sua vez, traz apenas mais preocupação e torna a pessoa ainda mais irritável, causando um círculo vicioso que é muito difícil de quebrar.

6. Várias fobias

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As pessoas que experimentam um medo agudo e avassalador de alguma coisa têm uma fobia desse objeto, sejam elas aranhas, lugares escuros ou barbas de Papai Noel. Qualquer objeto ou situação pode desencadear uma fobia e, se você tiver uma fobia específica, provavelmente sabe o que a desencadeia.

E enquanto os cientistas aparentemente têm a missão de dar um nome grego ou latino a cada fobia, os sintomas psicológicos que os sofredores de fobia têm são os mesmos, e incluem ansiedade, medo de desmaiar ou morrer e aumento da irritabilidade.

7. Não dormir o suficiente

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A maioria de nossos leitores permanentes saberá que somos grandes defensores de hábitos de sono saudáveis. Tudo, desde o quanto você dorme bem, pode afetar profundamente sua saúde, sua felicidade e seu desempenho. Agora podemos acrescentar outro ponto à nossa lista de efeitos adversos da privação de sono: irritabilidade.

Então, se você não está tendo suas 7 horas diárias de sono, culpe a falta de sono pelo seu humor irritável.

8. Doença de Alzheimer

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Embora normalmente associemos a perda de memória como o primeiro sintoma manifesto da doença de Alzheimer, de acordo com o Instituto Nacional do Envelhecimento, mudanças de humor e personalidade, bem como maior agitação são todos os primeiros sinais da doença de Alzheimer também. Se você quiser saber mais informações úteis sobre a doença de Alzheimer, clique aqui.

Maneiras de gerenciar a irritabilidade

Se você chegou até este ponto neste artigo, é provável que você já tenha dado o primeiro passo para administrar a irritabilidade, já que estava tentando descobrir a origem das emoções que está experimentando. Você está se sentindo mais irritado porque teve um dia estressante? Você não dormiu bem esta noite? Você está deprimido?

Abordar a causa da agitação será a coisa mais benéfica que você pode fazer para superar este estado. No entanto, existem algumas dicas e técnicas mais gerais que deixam você menos irritável, aqui está uma lista delas:

1. Exercite-se regularmente

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O exercício é uma ótima maneira de aprender o autocontrole e um método que pode ajudá-lo a sair do limite quando você está mais irritado do que o normal. Muitas pessoas acham que podem controlar sua irritabilidade através de exercícios consistentes, e o melhor é que qualquer tipo de exercício que você goste será benéfico.

2. Pule corda ou consuma menos bebidas com cafeína e álcool

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Todos que já experimentaram café ou álcool sentiram o modo como essas substâncias afetam nosso humor e nossos níveis de energia. Bem, adivinhe? Muito de uma coisa boa pode rapidamente levá-lo de energizado e alegre para ansioso e irritado, então limite quantas bebidas com cafeína e bebidas alcoólicas você bebe.

3. Conheça seus gatilhos (não importa quão pequenos eles sejam)

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Entender que situações desencadeiam sua irritabilidade pode fazer um mundo de diferença para você aprender a lidar com essa emoção. O fato é que sentir-se irritado é, em muitos aspectos, semelhante a uma fobia. Se você sabe que tem medo de altura, evite-as ou aprenda a se convencer de que sua fobia é irracional.

Da mesma forma, se você reconhecer que seu marido está comprando o tipo errado de pão, por exemplo, você é o primeiro passo para resolver o problema. Tenha em mente que algumas das coisas que lhe dão nos nervos serão bobas, mas também está com medo das barbas do Papai Noel e de um milhão de outras fobias.

4. Pratique o amor-próprio e a compaixão

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Ao reconhecer os efeitos devastadores que a irritabilidade tem em você e em todas as coisas vivas que o cercam, é possível pensar-se fora desse estado de espírito destrutivo. Imagine o quão cansado e desapontado você ficará depois que perceber que passou o dia todo irritado.

Não é melhor deixar sua guarda baixa e abraçar seus entes queridos ou até mesmo se aconchegar com seu animal de estimação? Você e aqueles que o rodeiam, todos merecem ter o melhor dia possível e escolher amar e respeitar a si mesmo e aos seus entes queridos para transformar um dia estressante e emocionalmente desafiador em um momento gratificante.

5. Ganho de perspectiva

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Outra maneira de pensar sobre os aborrecimentos irritantes que atormentam o seu dia é reconhecer quão triviais e sem importância eles são quando levamos em conta o quadro geral. Na grande maioria dos casos, esse incômodo menor não é nada comparado às muitas coisas boas que você experimentou ou fez naquele mesmo dia, semana ou ano.

Dê a si mesmo um tapinha nas costas por suas conquistas e afaste os aborrecimentos tolos, já que eles nem valem a atenção.

6. Obtenha algum tempo você mesmo

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Se você sabe que é do tipo que fica especialmente irritado com as pessoas quando está em um estado irritado, pode valer a pena evitar o contato humano por um curto período. Tenha alguns minutos (ou horas) de introspecção, encontre um lugar tranquilo para descansar, aproveite o tempo para cuidar de si e fazer o que ama.

Além disso, lembre-se de que a irritabilidade pode ser a maneira como o corpo diz que você precisa de uma pausa. Tome um banho relaxante, ouça a música que você ama ou caminhe na natureza.

7. Pratique respiração consciente ou meditação

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Poucos métodos podem acalmar a mente como técnicas de respiração, yoga e meditação, já que essas técnicas foram criadas especificamente para esse propósito e aperfeiçoadas por milênios. A meditação, em particular, pode ser a ferramenta que permite que você se desvincule de suas emoções e pensamentos negativos e forme sua atitude e comportamento genuínos a esses pensamentos e emoções.

Temos vários guias de meditação disponíveis em nosso site, aqui estão alguns dos melhores:

Esta é uma revisão dos melhores aplicativos de meditação guiada que você pode baixar para o seu telefone.

8. Distraia-se

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Se você não sentir melhora com a meditação e não se sentir como a introspecção pode ajudar quando você se sentir irritado, mude sua atividade social e física completamente ou mergulhe no mundo de livros, filmes ou seu computador, pois esta pode ser a coisa que você precisa para tirar sua mente da negatividade e irritação. Às vezes, só precisamos mudar de marcha o mais rápido possível para ter resultados diferentes.

Nós o encorajamos a escolher, assim como misturar e combinar todas as técnicas que recomendamos neste artigo. Você também pode usá-los como um tratamento complementar se estiver tomando medicamentos ou indo à terapia devido a um problema de saúde relacionado a sentimentos de irritabilidade.
 

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