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As Três Chaves Para a Felicidade e Como Alcançá-las

O Editor: Laura Dias
 Inúmeros gurus da vida e palestrantes instruem e asseguram ao seu público que a chave da felicidade está no que eles estão prestes a recomendar: uma dieta, um novo aplicativo ou uma viagem a um local exótico. Isso me levou a questionar: qual é a chave para a felicidade? O que faz os humanos felizes? E finalmente, o que a ciência tem a dizer sobre a felicidade?
 
Como um campo científico que tem tudo a ver com nossas emoções e anseios, a psicologia deveria ter a chave para a felicidade. Na verdade, os psicólogos de hoje acreditam que pode haver mais de uma chave para a felicidade, ou seja, três, para ser preciso. Existe todo um campo chamado psicologia positiva, que lida com o estudo da felicidade
 
exercícios para o cérebro

Pesquisadores da Universidade do Estado de Penn argumentam que há três aspectos para a felicidade humana: prazer, engajamento e significado. Em todas as atividades que fazemos, um ou alguns desses aspectos entram em jogo. Quando presentes, esses três aspectos da felicidade melhorarão significativamente sua vida, mas, quando ausentes, podem fazer com que você se sinta preguiçoso, deprimido e impotente.

Se você quer se tornar uma pessoa muito mais feliz ou procura expandir seu conhecimento sobre a felicidade, continue lendo.

1. Prazer

O que é prazer?

O prazer está ligado a emoções positivas como alegria, diversão, satisfação, orgulho e excitação. Essas emoções são ótimas, mas também são cientificamente comprovadas como tendo consequências positivas para a saúde e capazes de melhorar suas relações sociais.

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Um exemplo de uma atividade prazerosa é uma noite divertida com os amigos, uma caminhada inspiradora na praia, um encontro romântico com parceiro, um filme interessante, uma refeição deliciosa ou qualquer outra coisa que faça você se sentir bem.

Como maximizar uma atividade agradável?

Não se esqueça de que os seres humanos são seres sociais. Tanto os achados experimentais quanto, talvez, sua intuição também apoiam a ideia de que engajar-se em uma atividade prazerosa, como um passatempo, com os outros é mais prazeroso do que se envolver na mesma atividade sozinha.

Exercícios que aumentarão o prazer
exercícios para o cérebro
Se você achar difícil relaxar e sentir prazer, tente os seguintes exercícios. Todos estes são muito personalizáveis. Você pode escolher o formato, o tempo e a frequência. O objetivo é direcionar e promover as atividades que fazem você saborear a vida muito mais.

1. Três coisas agradáveis

Lembre-se de 3 coisas divertidas, emocionantes ou agradáveis que você fez hoje. Anote-as e explique como elas fizeram você se sentir. Depois de uma semana, tente rever sua lista e tente avaliar o que faz você se sentir mais feliz e tornar a sua vida mais agradável e divertida. Você pode se surpreender!

2. Planeje um lindo dia

Imagine / anote todas as atividades que você gostaria de fazer em um dia perfeito. Note, eles têm que ser realistas. Se você quiser ficar na cama o dia todo, tudo bem, mas tente ser específico. Você assiste ao seu filme favorito, lê um ótimo livro ou faz algo totalmente diferente? Agora faça esse dia acontecer e depois reflita: aquele dia foi tão especial quanto você imaginou que seria? Se não, por que não? Repita em algum momento.

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3. Reserve algum tempo para as coisas que você gosta de fazer, como hobbies e esportes. A pesquisa prova que é muito importante ser consistente para ver uma melhora significativa. Se você não odeia escrever, também pode escrever como se sente antes e depois da atividade divertida e verificar seu progresso todos os meses. Isso não só irá motivá-lo a continuar, mas também irá impulsionar suas emoções positivas.

2. Engajamento

O que é engajamento?

Por engajamento ou fluxo, os pesquisadores de psicologia caracterizam como a capacidade de uma pessoa se tornar o que está fazendo. Você conhece esse sentimento quando está tão envolvido com sua tarefa que se esquece de tudo o que está acontecendo ao seu redor? Isso é fluxo. Depois de terminar a tarefa, essa pessoa se sentirá realizada e encantada. Vários estudos relatam que um estado de fluxo também aumenta a qualidade do desempenho e auxilia a aprendizagem. Exemplos de fluxo incluem músicos improvisando, um professor explicando o material de estudo com entusiasmo e vigor, um pai ensinando seu filho a dizer uma nova palavra, etc.

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Assim como as atividades prazerosas, as atividades envolventes podem, mas não precisam ser relacionadas ao trabalho, pode-se experimentar o fluxo durante uma atividade esportiva, um passatempo ou qualquer coisa que desafie, mas não seja demais.

O exercício que aumenta o engajamento

Para realmente aumentar o fluxo, a melhor coisa que você pode fazer é a Meditação da Consciência.

Demonstra-se que a meditação da atenção plena reduz o estresse e aumenta o foco, a memória, a satisfação no relacionamento e a flexibilidade de pensamento. Tudo o que você precisa fazer é prestar atenção aos seus sentimentos, pensamentos, experiências e sensações sem o objetivo de mudá-los ou julgá-los. Você está no momento, focado em experiências atuais, não importa quão boas ou ruins elas possam ser.

O "Body Scan" é um dos tipos mais curtos e mais comuns de meditação da atenção plena. Quem já participou de uma aula de ioga sabe do que estamos falando. Você pode tentar fazer uma simples verificação do corpo seguindo o guia de vídeo no final do artigo.

3. Significado

O que significa?

Todos nós buscamos um senso de significado na vida, precisamos explicar a nós mesmos por que temos as metas que temos e por que algumas coisas são mais importantes para nós do que outras. Acontece que esse senso de propósito ou de pertencimento que os psicólogos chamam de "significado" é o principal preditor da satisfação com a vida de uma pessoa.

Quando encontramos significado em uma ideia ou objetivo, nos sentimos tão capacitados que muitas vezes estamos prontos para suportar todos os desafios, dificuldades e emoções negativas que a vida nos lança. Uma pessoa encontrará significado em qualquer coisa que ressoe profundamente com ela, seja um papel em uma família, um grupo social, uma religião, uma organização ou uma tradição.

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Exercícios que promovem o significado

Tente pelo menos um destes exercícios de significado:

Assim como as atividades prazerosas, as atividades envolventes podem, mas não precisam ser relacionadas ao trabalho, pode-se experimentar o fluxo durante uma atividade esportiva, um hobby ou qualquer coisa que desafie, mas não seja demais.

1. 3 Coisas significativas

Este exercício é semelhante ao que compartilhamos na primeira seção de exercícios. Sua tarefa é lembrar / escrever três coisas por dia que sejam significativas para você. Descreva sua experiência e tente entender como você se sentiu. Repita por uma semana e depois olhe para trás, alguma coisa mudou? Se sim, pense porquê.


2. Faça algo altruísta vs faça algo divertido

Este exercício é ótimo para aqueles que não têm certeza se estão sem sentido ou prazer na vida. Planeje duas atividades: uma deve ser divertida, digamos, uma noite em um restaurante sofisticado, e a outra deve ser generosa ou significativa, como ajudar um membro da família com uma tarefa tediosa.

Depois de fazer as duas coisas, compare o efeito de cada uma delas.

Qual delas fez você se sentir melhor e os efeitos que duraram mais? A atividade que fez você se sentir mais realizado e durou mais é o que é mais importante para você, não importa qual seja.


3. Melhor de si mesmo possível

Este exercício foi projetado para promover significado e otimismo. Você terá que contemplar seu melhor futuro em todas as áreas de sua vida (por exemplo, vida romântica, ocupação, bem-estar, etc.).

Imagine com o máximo de detalhes possíveis seus objetivos mais importantes e imagine como sua vida melhorará depois de conquistá-los. Pense neste exercício como uma realização do seu potencial e dos seus sonhos. Depois de uma semana fazendo isso, você se sentirá muito mais feliz e motivado.

Um tutorial de vídeo de meditação de mindfulness de leitura do corpo

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