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12 Dicas Para Não Desperdiçar e Reaproveitar os Alimentos

O Editor: Bruna Santos
 Nos últimos anos, a arte de cozinhar e assar tornou-se uma forma de terapia e paixão entre muitas pessoas. No entanto, o desejo de usar as matérias-primas mais frescas e de criar alimentos excelentes, assim como os profissionais, faz com que compremos desnecessariamente produtos e desperdicemos dinheiro. Para evitar isso e cozinhar como verdadeiros chefs, compilamos para você algumas dicas de cozinha úteis para ajudar você a economizar nas despesas.
 

1. Seque a comida antes de fritar para uma cor perfeita
Você já tentou assar um pedaço de carne ou frango esperando por aquele tom dourado, mas no fim só conseguiu uma cor acinzentada? Para obter o sabor e textura que você quer, assim como é servido em restaurantes, você precisa secar a carne com um papel-toalha antes de fritar em uma frigideira bem quente. 

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2. O segredo para fazer um molho cremoso
Ao cozinhar um molho que contém legumes, ervas, etc., muitas vezes há um desejo de alcançar uma textura cremosa aveludada. Muitas dicas sugerem colocar os ingredientes juntos em um processador de alimentos, no entanto, isso nem sempre funciona completamente. Para alcançar a textura desejada, recomenda-se passar o molho por uma peneira após misturá-lo. Se o fizer, irá garantir a remoção de pedaços pequenos e indetectáveis, arruinando a textura e o final da sua refeição.

3. Use o caule do brócolis
O brócolis é um vegetal que tem sido usado extensivamente em cozinhas industriais e domésticas, mas muitos de nós só comem suas flores verdes, enquanto o caule é jogado no lixo. Em vez de jogar fora, você pode cortá-los em fatias ou tiras finas e usá-los para fazer uma salada, ou adicioná-los em um caldo de legumes.

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4. Usando restos de comida
O uso de restos de comida é uma das maneiras mais conhecidas de fazer caldos que servem de base para vários pratos, ou para dar sabor a certos alimentos. É importante notar que não queremos dizer restos de comida de pratos de pessoas, mas as cascas de vegetais, ossos de carne e frango, pele, ou mesmo cabeça de peixe. Tudo o que você precisa fazer é colocar as sobras em um saco selado e levá-lo no congelador; quando você quiser fazer um caldo ou pratos que exijam legumes e ervas, você pode tirar o saco do congelador e usar seu conteúdo. (Nota: Não é recomendado colocar vegetais no mesmo saco do peixe, aves ou carne).

5. Revitalizar nozes e sementes velhas
Você provavelmente comprou nozes, amêndoas, sementes de gergelim ou até mesmo grãos integrais e os esqueceu na despensa por alguns dias ou semanas, e quando você foi consumir, descobriu que eles não estavam mais frescos. Normalmente, o instinto inicial é lançar o produto no lixo, porque não há como trazer de volta seu frescor. Será mesmo? Acontece que existe uma solução fácil e brilhante que não só traz frescor, mas também melhora o sabor das nozes e das sementes.

Como fazer isso?

• Umedeça suavemente as nozes ou sementes com água limpa.
• Retire o excesso de líquido com um pano limpo e asse-as em uma frigideira em fogo médio por 2-4 minutos, mexendo até secarem completamente. Alternativamente, você pode colocá-las em um forno pré-aquecido a 150 ° C pelo mesmo período de tempo.
• Quando terminar, prove uma ou duas. Se ainda estiverem ligeiramente úmidas, continue a assá-las.

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6. Faça um creme com sabor banana sem a banana
Se você gosta da fruta e quer fazer uma bebida ou creme com sabor de banana a partir de ingredientes naturais, você pode fazê-lo facilmente sem usar a fruta em si. Tudo que você tem a fazer é colocar uma casca de banana em uma tigela, despejar 2 xícaras de leite ou creme, e deixar na geladeira durante a noite. No dia seguinte, você pode usar o leite em um shake, beber puro, ou bater o creme no liquidificador como uma vitamina!

7. Não troque os ingredientes em receitas de panificação
Esta dica pode parecer um pouco ilógica, porque a maioria de nós gosta de trocar ingredientes em nossas receitas para adicionar um "toque pessoal", como dizem em vários programas de culinária. Mas você deve saber que o cozimento requer precisão quase científica, por isso, se você vai fazer uma massa ou qualquer outro prato pela primeira vez, é altamente recomendável fazer tudo conforme as instruções da receita, para que você tenha uma noção mais precisa do resultado. Somente depois de experimentar a receita pela primeira vez, você poderá alterar, adicionar ou subtrair tantos ingredientes quanto desejar e, é claro, fazê-lo logicamente.

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8. Dê sabor seu vinagre
Se você não gosta muito de vinagre em sua comida, pode ser porque você não é fã do sabor - mas você já pensou em temperá-lo? Tudo que você precisa para tornar o seu vinagre mais saboroso é usar sobras de frutas ou ervas. Coloque esses pedaços na garrafa de vinagre e deixe descansar durante a noite. O resultado será tão surpreendente que você vai querer temperar quase todos os alimentos com ele, até mesmo seus coquetéis!

9. Ingredientes surpreendentes para húmus
A beterraba é usada para uma grande variedade de pratos em diferentes cozinhas e etnias, no entanto, talos de beterraba são duros e incolores e, portanto, geralmente são jogados fora sem uso. Se você usar folhas de beterraba e ficar com talos não utilizados, saiba que agora você pode fazer um delicioso, maravilhoso e cremoso molho parecido com húmus usando a seguinte receita:

• Cozinhe 1 kg de talos de beterraba em água durante 20 minutos até ficarem macios.
• Em seguida, transfira-os para um processador de alimentos e coloque um dente de alho, ¼ xícara de tahine, 2 colheres de sopa de suco de limão, ¼ xícara de azeite de oliva e ½ colher de chá de sal.
• Misture tudo em uma pasta uniforme. Coma ou refrigere por até 3 dias.
• Pode não ser tecnicamente húmus, mas é muito mais saudável e certamente delicioso.

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10. Transforme as cascas de legumes em um lanche
Embora a maioria de nós saiba que todas as vitaminas estão nas cascas de vegetais, muita gente ainda descasca os vegetais e jogam as sobras no lixo. A fim de evitar o desperdício e desfrutar de todo o bem que estas cascas têm a oferecer, você pode seguir a dica do item 4 deste artigo; Por exemplo, você pode usar as cascas de legumes como batata-doce, batata, abobrinha, cenoura e muito mais para preparar lanches deliciosos, basta colocá-los no forno ou fritá-los (como batatas fritas) e voilà!

11. Faça sal de salsão
Com todas as recentes advertências sobre sal marinho e estudos mostrando uma ligação entre consumo e doenças cardiovasculares, muitas pessoas têm procurado substitutos saudáveis e descobriram que o sal de salsão é um dos melhores sais disponíveis atualmente. O uso desta especiaria tornou-se particularmente popular, não só entre os veganos, mas também entre muitos que querem reduzir a ingestão de sódio. Para obter sal de salsão, compre um produto pronto nas lojas de produtos naturais ou, preferencialmente, em casa:

• Lave e seque os talos de salsão sem as folhas.
• Coloque os talos secos em uma assadeira e leve ao forno aquecido a 130°C por cerca de 20 minutos ou até que estejam completamente secos.
• Após a secagem, coloque os talos em um moedor de especiarias e moa bem.
• Transfira o conteúdo para um frasco e guarde na geladeira.

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12. Pare de mexer a comida o tempo todo
Se você observar as pessoas enquanto elas estão cozinhando, muitas vezes você as verá em frente ao fogão, mexendo sempre o conteúdo da frigideira por medo de que a comida queime. No entanto, não há necessidade de misturar alimentos o tempo todo, e isso só atrasa o tempo de cozimento e evita que os ingredientes dourem. É importante notar que essa dica depende da receita, pois alguns alimentos requerem mistura ou agitação constante, portanto, leia bem a receita e preste atenção a esse detalhe.
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