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Os 4 Estilos de Apego

O Editor: Laura Dias
 Durante nossa juventude e na idade adulta, a programação do nosso subconsciente é desenvolvida. Esta programação desempenha um papel na forma como sobrevivemos ou prosperamos no trabalho. Como tal, você sabe exatamente como administrar melhor o seu tempo no trabalho, mas um desejo aparentemente incontrolável de fazer o oposto toma conta de você. Por exemplo, você sabe que deveria dizer não quando lhe pedem que assuma um novo projeto, mas diz sim. Ou quando seu chefe diz que seu relatório é bom o suficiente, e então você acaba trabalhando até a meia-noite para aperfeiçoá-lo. A raiz da questão pode derivar da programação subconsciente profunda, que é conhecida como seu 'estilo de apego.
 
Tornar-se consciente do seu estilo de apego pode ajudá-lo a entender melhor sua frustração com seu comportamento aparentemente irracional. Além disso, dita como você se relaciona com outras pessoas, particularmente em situações que desencadeiam o estresse. Descubra como seu estilo de envolvimento pode afetar seus relacionamentos.
 
1. Apego ansioso
estilo de apego

Esse estilo surge do medo de perturbar os outros. Essa abordagem baseada no medo leva a comportamentos contraproducentes. Então, você pode estar lutando com uma compulsão para verificar o e-mail incessantemente, certificando-se de que tudo está bem.

Este é o seu estilo de apego? Esse estilo de apego tende a ilustrar duas grandes lutas de gerenciamento de tempo. Primeiro, sua atenção será sequestrada sempre que você perceber uma 'ameaça'. Isso fará com que você sinta um viés negativo - por exemplo, você pode ter vários pensamentos negativos, que, embora possam ser verdadeiros, provavelmente não são. Considere este exemplo: você acredita que o e-mail enviado por um cliente é uma reclamação e a falta de reconhecimento do chefe significa que ele está tentando substituí-lo. Nesses tipos de pensamentos, seu cérebro ansioso pula para conclusões negativas e fica obcecado com problemas até que eles sejam resolvidos. A segunda questão com a gestão do tempo é uma completa falta de capacidade de dizer não. Apenas a ideia disso te aterroriza.

O que fazer: Primeiro, você precisa acalmar seu sistema nervoso para sair do modo lutar ou fugir sempre que algo acontecer no trabalho. Uma conversa interna positiva é uma ótima estratégia calmante, assim como o apoio dos colegas. Para uma conversa interna positiva, pense em termos de "vamos esperar e ver o que acontece" ou "tudo ficará bem". Se você ainda estiver se sentindo agitado, talvez seja necessário pedir apoio para ter uma visão clara o suficiente para seguir em frente. Talvez você precise abordar a situação diretamente com um cliente ou um colega, conversando com uma pessoa externa em busca de tranquilidade.

2. Apego evitativo
estilo de apego

No trabalho, esses indivíduos tendem a pensar que são inteligentes, enquanto todos os demais não são tão espertos quanto são. Esses tipos de indivíduos tendem a decidir o que devem fazer e ignoram o que os outros querem. Consequentemente, isso leva a conflitos e desconfiança, o que, por sua vez, pode levar outros a tentar micro gerenciar e monitorá-los. Isso só os torna mais irritados e mais propensos a ignorar a interação.

Este é o seu estilo de apego? Seu maior problema de gerenciamento de tempo é que você provavelmente não cumpre seus prazos e não faz o trabalho que considera mais importante. Seu maior problema de gerenciamento de tempo é que você tende a trabalhar até tarde. Você tende a trabalhar longas horas quando fica obcecado em fazer um projeto em particular e se esforça para fazê-lo muito bem. Ou acontece de você querer trabalhar primeiro no que considera importante, seno que depois também terá que concluir o trabalho para os outros.

O que fazer: Para uma mudança, comece reconhecendo que outras pessoas podem ter um ponto. Embora você possa não concordar com as prioridades declaradas e achar que conhece melhor, se quiser obter mais sucesso e fazer com que as pessoas gerenciem menos você, além de trabalhar menos horas, haverá momentos em que é melhor ouvir e fazer o que as outras pessoas dizem. Isso pode significar que você precisa conscientemente trabalhar em sua inteligência emocional, bem como reconhecer que uma ideia diferente da sua não é necessariamente errada.

3. Apego inseguro
estilo de apego

A melhor palavra para descrever aqueles que se apegam mas com medo de perder é 'preso'. Eles têm o mesmo medo que aqueles com apego ansioso, mas eles não têm a confiança de que podem fazer as coisas certas. Alguém de que o apego ansioso, por exemplo, abriria um e-mail potencialmente "ameaçador" e responderia o mais rápido possível para evitar o perigo. Alguém com um estilo de apego com medo de perder, no entanto, veria o e-mail, ficaria em pânico e nunca o abriria. Mas, nunca ler o e-mail cria um medo paralisante. Eles temem resultados ruins com tanta força que, como resultado, nunca descobrem se o e-mail de um cliente foi uma crítica ou apenas uma simples pergunta.

Este é o seu estilo de apego? Neste estilo de apego, você gasta a maior parte do seu tempo em um estado de sentir-se sobrecarregado porque teme tudo e sente que pode fazer muito pouco sobre seus medos, quanto mais sobre o trabalho que está se acumulando. Isso leva a tentar evitar tudo, fugir e se lançar de cabeça nas mídias sociais, além de tentar organizar e reorganizar sua mesa e pensar continuamente em como explicar por que seu trabalho não está pronto.

O que fazer: Se esse for um padrão em que você sempre cai, siga esta estratégia de duas etapas. Em primeiro lugar, reduza a sua resposta ao medo, experimentando algumas das estratégias calmantes listadas no estilo de envolvimento ansioso - que inclui conversa interna positiva e apoio de colegas ou amigos. Então, você precisará tomar medidas suaves para realizar o seu trabalho. Comece definindo algumas metas para você mesmo. Pode começar com a abertura de um e-mail que você está com medo de ler, ou pode incluir trabalhar apenas 15 minutos em um projeto que você evitou por semanas, possivelmente por mais tempo. Procure alcançar pequenos progressos, permitindo-lhe perceber que pode fazer algo que não o destrói e, eventualmente, levá-lo a um maior sucesso.

4. Apego seguro
estilo de apego

Um estilo de apego seguro permite que uma pessoa no trabalho realize tarefas conforme elas surgem, fazendo o que pode e resolvendo qualquer problema que surja facilmente. Esses indivíduos trabalham duro e não temem dizer não quando sentem que precisam. Eles sabem que são capazes e estão confiantes de que os outros responderão bem a eles.

Este é o seu estilo de apego? Se assim for, dos quatro, você geralmente se sai melhor quando se trata de administrar seu tempo. Na verdade, você se sente à vontade priorizando tarefas e pedindo ajuda quando precisar. Você também se sente confortável ao estabelecer limites saudáveis e recuar quando necessário. Você também não se envolve em comportamento baseado no medo com frequência.

O que fazer: Se este é o seu estilo de apego, então você provavelmente está gerenciando bem o seu tempo e alcançando um bom equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Mantenha-se seguro, mas esteja ciente e peça regularmente feedback direto, portanto, se houver algo em que você precise trabalhar, você poderá fazer alterações. Além disso, se você notar algo diferente, talvez tenha havido uma mudança de comunicação com seu gerente, não a ignore. Faça um rápido acompanhamento pessoalmente ou via e-mail. Você pode dizer algo como: "Percebi que não estamos nos comunicando tão bem quanto no passado. Existe alguma coisa que eu fiz e que contribuiu para essa mudança? ”


 

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