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8 Sementes Saudáveis Para Incluir Na Sua Alimentação

 Sempre queremos nos manter saudáveis, consumindo frutas, verduras e legumes, mas esquecemos de um alimento cujo valor nutricional é muito importante para o nosso bem-estar – as sementes. Muitas delas são ricas em nutrientes e minerais e, por isso, se você quer se alimentar ainda melhor, selecionamos algumas delas que são de fácil acesso e com certeza vão turbinar a sua saúde. Confira.
 
dieta de sementes
 
1. Chia
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A chia tem ganhado notoriedade recentemente, graças aos benefícios que proporciona à saúde ao consumi-la.

O que oferece?
As sementes de chia estão repletas de vitaminas e minerais, e o seu valor nutricional é dez vezes maior do que o arroz, oito vezes mais ômega 3 do que o salmão, seis vezes mais cálcio que leite e três vezes mais ferro que o espinafre. Para completar, tem uma série de antioxidantes que fortalecem as células.

Por que consumir
A chia pode te ajudar a perder peso, diminuir dores nas juntas e proteger seu organismo contra diabetes e doenças cardíacas. Essas sementes ainda ajudam a manter o fígado saudável e, como não contêm glúten, é uma ótima opção para celíacos ou para quem quer diminuir a quantidade de glúten na alimentação.

Como consumir?
A chia já foi usada em diversas receitas, graças ao sabor que dá aos pratos. Aqui estão algumas recomendações:

  • Cozida, como acompanhamento
  • Adicionar na salada como fonte de proteínas
  • Fazer uma camada crocante no peixe ou frango
  • Adicionar em bebidas feitas com frutas, como smoothies e shakes
  • Adicionar na massa do pão, para quem prepara pão caseiro
2. Sementes de romã
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Esta fruta milenar também tem uma série de benefícios.

O que oferece?
Ricas em antioxidantes, as sementes de romã combatem os radicais livres, mantendo a saúde e integridade das células. Dentre os antioxidantes contidos na fruta está o polifenol, que ajuda a prevenir o câncer e doenças cardíacas. Assim como muitas outras frutas vermelhas, as romãs são ricas em vitamina C, que é fundamental para fortalecer a imunidade.

Por que consumir
Os antioxidantes vão ajudar a manter o seu corpo forte, assim como prevenir a coagulação do sangue. Outro grande benefício é que as veias sanguíneas ganham mais elasticidade e, dessa forma, uma circulação muito melhor. Por fim, a romã também ajuda a manter a cartilagem que envolve as juntas, evitando doenças como artrite.

Como consumir
Essas deliciosas sementes têm muito potencial:

  • Adicionar em uma salada de folhas verdes
  • Em uma receita com frango
  • Em um delicioso suco
  • Colocar por cima de uma sobremesa
3. Linho
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As sementes de linho têm sido usadas por muito tempo para melhorar a saúde.

O que oferece?
As sementes de linho são uma excelente fonte de fibras, que ajudam a manter o sistema digestivo saudável e em bom funcionamento. Também tem uma boa quantidade de polifenóis e ácido linoleico, e ambos fazem muito bem para o organismo.

Por que consumir
As fibras contidas nas sementes de linho ajudam a regular o funcionamento dos intestinos e dá uma maior sensação de saciedade. O ácido linoleico tem poderosas propriedades anti-inflamatórias, e pesquisas mostraram que ajuda a parar o desenvolvimento de tumores. Os polifenóis ajudam a regular a produção de hormônios no organismo, e é bastante recomendado para mulheres que tem forte Tensão Pré-Menstrual (TPM) ou estão chegando na menopausa. 

Como consumir
Mundialmente consumidas, as sementes de linho podem ser usadas em diversos pratos, como:

  • Um ingrediente crocante na salada
  • Adicionar na massa de pão, para quem faz pão caseiro
  • Colocar em bolos, bolinhos e tortas
  • Adicionar no iogurte
 
4. Sementes de abóbora
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Quando for cozinhar uma abóbora da próxima vez, lembre-se das sementes, que são ricas em nutrientes e proteínas.

O que oferece?
As sementes de abóbora são conhecidas como uma ótima fonte de proteína vegetal. Cem gramas dessas sementes contêm cerca de 54% da quantidade diária de proteína que devemos consumir diariamente. Além disso, essas sementes contêm muita vitamina B e ácido fólico, assim como um composto químico chamado triptófano, que o cérebro automaticamente converte em serotonina, um importante neurotransmissor que melhora o humor.

Por que consumir
A proteína e o ácido fólico nas sementes ajudam a reparar os músculos. Além disso, o triptófano é um excelente moderador de humor, ideal para quem tem tendência à depressão.

Como consumir
Essas sementes podem ser tostadas e salgadas, assim como diversas outras formas:

  • Um ingrediente crocante na sua salada
  • Um ingrediente crocante para a sopa, no lugar de pão torrado
  • Incluir no molho pesto
  • Consumir com iogurte
5. Gergelim
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O gergelim é uma das sementes mais comuns e populares, e o óleo feito com elas é delicioso.

O que oferece?
O gergelim é rico em minerais, como magnésio, ferro, potássio, cálcio, zinco e manganês, além de vitamina B e muitas fibras. Quem o consome ainda é premiado com dois compostos químicos importantes – sesamina e sesamolina. 

Por que consumir
Os diversos minerais nas sementes as transformam em uma ótima bomba nutricional, que ajuda a fortalecer os ossos e regular a divisão de células, nível de açúcar do sangue e também do sal. A sesamina e a sesamolina diminuem o colesterol ruim (LDL) e são encontradas única e exclusivamente nas sementes de gergelim. Nenhum outro alimento no mundo as tem.

Como consumir
Os diversos usos do gergelim incluem:

  • Tahini (saboroso molho, bastante usado na culinária árabe)
  • Halva (um delicioso doce feito com gergelim e mel)
  • Consumir em alimentos diversos, como feijões
  • Cobrir pães e outros preparos salgados
6. Girassol
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São deliciosas e muito saudáveis.

O que oferece
As sementes de girassol são uma excelente fonte de vitamina E, que ajuda a manter o sistema cardiovascular saudável e em bom funcionamento, assim como tem fitosterol e magnésio.

Por que consumir
A vitamina E contida nas sementes previne a deterioração das veias sanguíneas. O fitosterol diminui o colesterol ruim (LDL) e fortalece a imunidade. Também age como um anticancerígeno.

Como consumir
As sementes de girassol estão disponíveis em muitos mercados, mas evite as versões que já vêm salgadas. Ao invés disso, use as frescas ao fazer:

  • Saladas
  • Sopas
  • Pães
  • Frango e peixe

7. Cominho
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O cominho é um tempero bastante conhecido e muito popular no Oriente Médio, e também tem uma série de benefícios.

O que oferece
As sementes de cominho são ricas em ferro, que beneficia o fígado, e tem componentes químicos que estimulam a produção de enzimas digestivas. Outro poderoso componente é alta quantidade de antioxidantes, que combatem a danificação das células e o surgimento de câncer.

Por que consumir
O ferro é altamente beneficial para o fígado e o sistema circulatório, e as enzimas da semente de cominho aceleram o funcionamento do sistema digestivo. O cominho é também recomendado no caso de dores de garganta e resfriados. Além disso, faz bem para os rins e aumenta a imunidade.

Como consumir
As sementes podem ser consumidas inteiras ou, como faz a maioria, em pó. Pode ser adicionada em uma série de preparos, conferindo um sabor extra a cada prato.

  • Tempero-base na comida indiana
  • Para preparar filés de peixe
  • No preparo de guisados
  • Sabor especial em pratos vegetarianos.

8. Uva

dieta de sementes

As sementes de uva são ricas em vitamina E, ácido linoleico e flavonoides, que agem como bactericida e antifúngico.

Por que consumir
O óleo de semente de uva foi usado na medicina por milhares de anos. As sementes de uva mantêm o sistema circulatório saudável, e reduz os sintomas de diabetes. Além disso, são ricas em antioxidantes, que mantém as células e tecidos fortalecidos contra radicais livres.

O que oferece?
As sementes de uva são ricas em vitamina E, ácido linoleico e flavonoides, que agem como bactericida e antifúngico.

Como consumir
O uso mais comum é o óleo de semente de uva, que pode ser usado da seguinte forma:

  • Refogar legumes
  • Salada de quinoa com vinagre balsâmico e óleo de semente de uva
  • Marinar carnes
  • No preparo de sorvete caseiro natural de uva
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