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Metabolismo Lento: Como Acabar Com Esse Problema

 Viver de forma saudável sempre nos traz recompensas. Exercícios regulares, alimentação equilibrada e atitudes positivas perante a vida nos ajudam a perder peso e viver bem. No entanto, para alguns de nós essas tarefas podem ser complicadas, como no caso de quem tem problemas de metabolismo lento. Por mais que essas pessoas façam tudo isso que descrevemos acima, ainda é difícil manter o peso e a saúde, o que pode ser desmotivador. No entanto, se você tem esse problema, saiba que é possível combatê-lo e recuperar a sua saúde. Veja abaixo 10 passos que você pode tomar para melhorar o metabolismo:
 
1. Pense duas vezes antes de fazer qualquer dieta milagrosa
metabolismo lento
Sabe aquelas pílulas milagrosas que às vezes você em anúncios na internet ou na televisão, ou dietas radicais à base de produtos caros? Fuja disso, pois não é garantia de que você vai emagrecer ou melhorar a sua saúde, pois provocam mudanças bruscas no seu organismo que podem até fazer mal. O melhor para o seu corpo é seguir um processo gradual, para habituá-lo aos poucos ao seu novo estilo de vida. Você pode até achar demorado, mas é o melhor passo. Pense que, no fim da jornada, você estará bem mais saudável.
2. Evite adoçantes e açúcar refinado
metabolismo lento
Não é nada saudável colocar esse tipo de alimento na sua corrente sanguínea, pois isso pode criar um círculo vicioso do qual pode ser muito difícil de sair. O desejo constante por açúcar e adoçantes indica desequilíbrio hormonal. E não importa se você utiliza adoçante natural ou artificial – ambos têm um efeito bioquímico ruim no seu organismo. O ideal é viver com a menor quantidade possível de açúcar. No início, pode ser difícil tomar o seu cafezinho sem açúcar, mas com o passar do tempo seu paladar vai se habituar, e você ainda vai ter o prazer de sentir o verdadeiro sabor do café.
3. Troque os exercícios cardiovasculares pelos metabólicos
metabolismo lento
Muitos de nós temos a ideia de que, para queimar gordura, precisamos fazer muitos exercícios cardiovasculares. Na verdade, esse tipo de exercício acaba diminuindo o funcionamento da tireoide, pois libera cortisol em excesso no organismo. Por isso, opte por esses exercícios metabólicos balanceados.
4. Tente respirar conscientemente
metabolismo lento
Nada é mais nocivo ao seu organismo do que o estresse. O estresse crônico pode causar fadiga adrenal, perda de massa muscular, má digestão e mau funcionamento da tireoide, que resulta em desequilíbrio hormonal. Para começar a se acalmar, reserve ao menos 10 minutos do seu dia, todos os dias, para fazer exercícios de respiração profunda através do diafragma, que vão te ajudar a relaxar e diminuir o estresse aos poucos.
 
5. Pare de comer ‘comida de mentira’
metabolismo lento
Grande parte dos alimentos que compramos estão repletos de aditivos químicos e conservantes, principalmente produtos industrializados, enlatados e congelados, que enchem o seu fígado de toxinas e diminuem o metabolismo. Você pode até achar difícil ou impossível ficar longe desses alimentos, mas opte pelos frescos e, se possível, compre produtos orgânicos, livres de pesticidas.

6. Durma bem e o suficiente
metabolismo lento
Uma noite maldormida automaticamente resulta em um dia longo, pesado e com energia zero para trabalhar e fazer suas atividades. Problemas de sono também estão associados a metabolismo lento. Por isso, atente-se ao seu sono todas as noites. O ideal é dormir entre 7 e 8 horas, e o horário seria deitar-se em torno das 10 horas da noite e despertar por volta das 6 horas da manhã. Caso esteja com problemas para dormir, aprenda a preparar e tomar esses sucos que podem melhorar o seu sono.
7. Consuma mais gordura
metabolismo lento
Atenção: estamos nos referindo às gorduras saudáveis! As poli-insaturadas devem ser evitadas, enquanto as monoinsaturadas devem ser cada vez mais incluídas na alimentação, pois tratam-se de gorduras boas, que ajudam a limpar o fígado e aceleram a produção do hormônio da tireoide, melhorando o metabolismo. Uma das melhores fontes de gordura boa é o abacate. Para saber mais sobre essa fruta maravilhosa, clique aqui.
8. Beba muita água
metabolismo lento
A água é absolutamente vital para a nossa saúde. Nossos órgãos precisam de muita água para estarem constantemente bem hidratados e em bom funcionamento. Por isso, certifique-se de tomar a quantidade suficiente para hidratar e desintoxicar o seu corpo. Além disso, essa surpreendente bebida pode te ajudar a perder peso.
9. Evite carboidratos em dias sedentários
metabolismo lento
O carboidrato é responsável para dar energia ao nosso corpo, e é fundamental consumi-lo antes de praticar atividades físicas. Então, se você está comendo sanduíches, massas e batatas todos os dias e não faz a quantidade suficiente de exercícios para queimar essa energia, o resultado é o aumento de peso. Portanto, nos dias em que estiver relaxando (como um domingo ou feriado), opte por comer menos carboidrato, ou até mesmo evitá-lo. Deixe para comer a batata ou o macarrão no dia em que você for malhar, correr, nadar ou praticar a sua atividade física preferida.
10. Cumpra suas metas
metabolismo lento
Você não precisa se sobrecarregar ou exigir demais de si mesmo com tudo o que acabou de ver nessa lista. Na verdade, tratam-se de metas importantes para aplicá-las aos poucos no seu dia a dia. No entanto, se você não inclui-las, seu metabolismo permanecerá devagar e sua saúde não terá melhorias. O importante neste caso é dar ao seu corpo o tempo necessário para largar os maus hábitos e se adaptar aos novos hábitos, bons e saudáveis.
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