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Suplementos de Vitaminas: Saiba Como Tomá-los

 Muitos de nós tomamos diariamente diversos tipos de suplementos e comprimidos multivitamínicos para garantir que o nosso organismo está recebendo todas as vitaminas e minerais que precisa. É uma alternativa muito prática, principalmente para quem tem uma vida corrida e não consegue se alimentar adequadamente. As vitaminas têm funções específicas em nosso organismo e podem fazer muito por nós, contanto que sejam ingeridas na hora e nas condições certas.

 

É uma tentação tomar todas as vitaminas de uma só vez e não se preocupar mais com isso, mas nem sempre essa é a melhor solução. As dicas abaixo vão te alertar sobre como tomar as multi vitaminas, baseadas em reações químicas que ocorrem no corpo. Siga essas dicas na hora de tomar essas importantes pílulas para fazer o melhor uso possível delas e deixar a sua saúde em dia.

 
como tomar vitaminas

Vitaminas que devem ser tomadas ao meio-dia ou pela manhã:

Vitamina B1: Atua diretamente no metabolismo e ajuda no funcionamento do sistema nervoso.

Vitamina B12: Usada para criar células vermelhas do sangue e também ajuda a relaxar em períodos de ansiedade.

Ferro: Ajuda o organismo a transferir oxigênio aos órgãos e fortalece a imunidade.

Coenzima Q10: Previne contra doenças cardíacas e melhora as funções sexuais.

Vitamina C: Ajuda na criação de novos tecidos e mantém os dentes fortes, além de melhorar a imunidade.

Cada uma dessas cinco vitaminas têm um forte efeito estimulante no corpo, portanto tomá-las logo pela manhã ajudará a manter a sua energia por todo o dia. A vitamina C é conhecida por ajudar na absorção do ferro, e é recomendado ingeri-la juntamente com o ferro, ou ingerir alimentos ricos em ferro enquanto toma a sua dose de vitamina C.

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Vitaminas que devem ser tomadas com gorduras saudáveis:

Vitamina E: Protege as membranas celulares e reduz o risco de problemas cardíacos.

Vitamina D: Previne contra diabetes e alguns tipos de câncer.

Vitamina K: Fortalece os ossos e as veias sanguíneas.

Vitamina A: Ajuda a manter pele, bexiga e visão saudáveis.

Licopeno: Diminui o risco de doenças do coração e do sangue, assim como alguns tipos de câncer.

Luteína: Mantém os olhos saudáveis e protege contra o câncer de cólon.

Além de todos esses benefícios, essas vitaminas agem como solúveis de gordura, portanto é recomendado tomá-las enquanto você come algum alimento rico em gordura saudável para ajudar a absorvê-lo. Pergunte ao seu médico quais delas é a melhor de acordo com o seu metabolismo e alimentação. 

IMPORTANTE: É preciso ter cautela ao consumir as vitaminas K e E juntas. Altas quantidades de vitamina E podem interferir em algumas habilidades do seu corpo ao utilizar a vitamina K.

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O que tomar à noite?
Magnésio: Importante para a saúde muscular e por grande parte da “construção” que o seu corpo executa.

Cálcio: Essencial para ter ossos fortes e firmes e para outras funções no organismo.

Esses dois minerais são bastante utilizados pelo nosso corpo enquanto descansamos, portanto é ideal consumi-los caso você tenha problemas para dormir, por exemplo.

IMPORTANTE: Não utilize suplementos de ferro junto com um suplemento de cálcio pois, juntos, não são adequadamente absorvidos pelo organismo. O ideal é ingerir um de cada vez em um intervalo de quatro horas para usufruir dos benefícios de ambos.

 

O que não deve ser consumido após tomar vitaminas?
Café, chá, refrigerantes e bebidas artificiais podem dificultar a absorção das vitaminas e minerais desses suplementos. Tome as pílulas com água ou sucos naturais e tente não tomar nada em período de duas horas (exceto água).

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Tome vitaminas regularmente
Nosso organismo está constantemente utilizando vitaminas e minerais, por isso é importante repor essas substâncias regularmente. Por essa razão, tomar vitaminas em períodos isolados ou em períodos irregulares não vão trazer benefícios à sua saúde. É preciso ingeri-las diariamente, em um fluxo constante, para manter um ciclo saudável de absorção e digestão. Converse com seu médico sobre quantas vitaminas por dia você precisa ingerir e por quanto tempo.

Verique a IDR
Trata-se da Ingestão Diária Recomendada, que mostra o nível de ingestão diária de um certo nutriente considerado adequado para atender às demandas do organismo. Saiba que vitaminas e minerais em excesso podem não ser tão bons e até causam problemas de saúde (saiba mais aqui). Grande parte dos suplementos vitamínicos têm essas informações no rótulo da embalagem. Além disso, é importante ter uma refeição saudável e equilibrada que cubra grande parte das necessidades que o nosso corpo precisa.

Nota: As informações e sugestões contidas neste site são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.

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