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Conheça 6 Benefícios do Sagu de Mandioca

Muita gente é apresentada ao sagu de tapioca em forma de sobremesa, com suco de uva, de laranja, vinho tinto... e surpreende-se ao ver que, antes de cozidas, elas são bolinhas duras e sequinhas, aparentemente não comestíveis. O que poucos sabem é que o gostoso sagu é um poderoso alimento que pode melhorar consideravelmente a sua saúde geral.

 

 

 

sagu, tapioca

O que é sagu?

O sagu é feito de tapioca, um amido extraído da raiz da mandioca, que é nativa da região norte do Brasil, mas agora pode ser encontrada em toda a América do Sul, e no resto do mundo. Tem sido um alimento básico na América do Sul há milhares de anos e se tornou bastante popular na Ásia e África também.

 

Os benefícios do sagu para a sua saúde:

 

1. Aumenta os níveis de energia

Sendo um amido puro, o sagu é altamente calórico, tornando-se uma escolha perfeita como alimento antes ou depois de um treino. Além disso, se você notar que seus níveis de energia caem muito antes do fim do dia, pode ser sinal de que você não consume carboidratos suficientes durante a jornada diária. O sagu é considerado um carboidrato complexo, tornando-se uma ótima maneira de manter os níveis de energia durante todo o dia.

sagu, tapioca

2. Melhora a digestão

Adicionar sagu à sua dieta vai fazer maravilhas para a sua digestão, graças ao seu alto teor de fibra alimentar. Ele ajuda a mover o alimento através de seu aparelho digestivo, o que alivia os problemas de gases, incluindo distensão abdominal e flatulência. Ele previne a constipação intestinal e dor, e até mesmo reduz o risco de câncer de cólon. Além disso, a fibra dietética remove o colesterol ruim (LDL) das paredes das artérias, reduzindo o risco de ataques cardíacos e derrames.

3. Melhora a circulação

O sagu contém ferro em abundância, um mineral essencial no corpo humano, uma vez que tem um papel fundamental na formação de células vermelhas do sangue. Comer sagu aumenta a produção de células do sangue, prevenindo a anemia, e melhora o fluxo de oxigênio para o corpo, mantendo-o em boas condições.

 

4. Fortalece os ossos

Sagu contém ferro e cálcio - ambos são essenciais na proteção e desenvolvimento dos ossos no corpo. Como a densidade óssea diminui com a idade, a adição de sagu de tapioca à sua dieta vai ajudar os ossos do corpo a recuperar a densidade, mais uma vez, impedindo osteoartrite, osteoporose e flexibilidade reduzida.

sagu, tapioca
 

5. Promove ganho de peso saudável

Graças aos altos níveis de carboidratos complexos no sagu de tapioca, ele pode ser usado por pessoas que desejam ter ganho de massa muscular e peso corporal rapidamente. Uma xícara de tapioca contém 45% das necessidades diárias de carboidratos, e não contém gorduras saturadas nem colesterol, tornando-se a escolha perfeita.

 

6. Benefícios metabólicos

Apesar de não ser rico em proteínas, o sagu ainda é uma boa fonte para obtê-la. A proteína é absolutamente necessária para uma dieta saudável, já que tem um papel vital na construção de músculos, cicatrização, produção de sangue e até mesmo respiração.

 

Palavras de advertência

  • Enquanto o sagu que você compra na loja é perfeitamente inofensivo, a raiz da mandioca - do qual ele é feito - pode ser tóxica se consumida crua ou sem uma preparação adequada. Em sua forma natural, a mandioca contém cianeto, que é altamente venenoso.
  • Outro alerta é para pessoas que estão tentando perder peso: como o sagu de tapioca é altamente calórico, não é bom para quem quer reduzir medidas.
sagu, tapioca

 

Imagens: wikimedia.com

 

Fonte: Alana M.
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