maavaron
Você está sendo transferido para a página solicitada...
header print

10 Alimentos Que Ajudam a Combater a Ansiedade

 A ansiedade é definida como um medo que não corresponde à realidade, a partir de um evento futuro ou circunstâncias que o nosso corpo interpreta como perigo, e é expresso, entre outros, pelo aumento da frequência cardíaca, falta de ar e tensão muscular. Embora a explicação para esse fenômeno esteja no passado distante da humanidade, quando o homem foi forçado a lidar com situações de risco de vida que não acontecem nos dias de hoje, a ansiedade ainda está presente na realidade moderna devido à tendência do nosso corpo de interpretar eventos estressantes como estando em perigo.

À medida que nosso estresse por diferentes motivos aumenta, a ansiedade se torna mais prolongada e, com isso, ocorrem danos reais, como insônia, diminuição da concentração, irritabilidade e doenças. Felizmente, os sintomas de ansiedade podem ser aliviados e nosso humor pode ser melhorado adicionando os seguintes 10 alimentos às nossas dietas.

 
1. Aspargo
alimentos e ansiedade
Seja como lanche ou como parte de uma refeição, o aspargo é considerado um vegetal saudável, nutritivo e saboroso. Além disso, também contém várias substâncias importantes que ajudam a aliviar os sintomas de ansiedade porque é uma excelente fonte de ácido fólico e vitamina B, que afetam positivamente a função cerebral, reduzem o estresse e melhoram o humor, além do potássio - um mineral conhecido por sua capacidade de baixar a pressão arterial.
2. Carne de frango e peru
alimentos e ansiedade
O triptofano é um aminoácido encontrado em uma variedade de alimentos ricos em proteínas, incluindo carne de peru, que é considerada uma fonte desse aminoácido. O triptofano também está envolvido na produção de serotonina, um neurotransmissor justamente chamado de "hormônio feliz" por causa de sua capacidade de reduzir os sintomas de estresse e ansiedade.
3. Abacate
alimentos e ansiedade
Estresse crônico, má nutrição e certas condições médicas podem esgotar os nutrientes vitais do corpo, incluindo as vitaminas do complexo B. Como esse grupo de vitaminas é essencial para a função cerebral normal, a falta delas pode causar irritabilidade, fadiga, instabilidade emocional e ansiedade. Um dos alimentos mais ricos neste grupo, que também é conhecido como redutor de ansiedade, é o abacate e, portanto, é altamente recomendável incluir na dieta.
4. Mirtilo
alimentos e ansiedade
Os mirtilos, ou blueberries, são doces, nutritivos, suculentos e com poucas calorias, e não é de admirar que eles tenham se tornado um ingrediente favorito em diversas sobremesas em todo o mundo. A combinação desses benefícios também ajuda a melhorar o humor e aliviar os sintomas de ansiedade. Isso ocorre porque os mirtilos são uma rica fonte de antocianinas, os pigmentos que lhes dão sua cor azul, que atuam como antioxidantes que ajudam o cérebro a produzir dopamina, um neurotransmissor responsável pelo nosso humor. Mirtilos também contêm vitamina C, conhecida por sua capacidade de aliviar o estresse.
5. Carne vermelha
alimentos e ansiedade
Além do fato de que ele pode ser usado em uma variedade de pratos saborosos, outro excelente motivo para adicionar carne à nossa dieta é a sua capacidade de ajudar a reduzir os sintomas de ansiedade devido à sua riqueza em vitamina B, ferro e zinco, que são conhecidos por tem um efeito positivo no cérebro. Mas atenção: especialistas alertam que o consumo excessivo de carne vermelha pode aumentar o risco de doenças cardíacas e outras doenças e, portanto, devem ser consumidos com bastante moderação.
6. Castanha de caju
alimentos e ansiedade
Se você sofre de estresse e ansiedade, adicionar castanhas de caju à sua dieta diária fornecerá muitas substâncias comprovadamente eficazes em melhorar a saúde mental. O magnésio, encontrado nos cajus, ajuda na produção de serotonina - o hormônio que equilibra e melhora nosso humor - bem como nos ácidos graxos ômega-3, um composto essencial para promover a saúde cardíaca, que recentemente se tornou cada vez mais associada à saúde mental, devido ao seu efeito positivo nos sintomas de depressão e ansiedade.
 
7. Pão integral
alimentos e ansiedade
Os carboidratos complexos são uma ótima maneira de ajudar o cérebro a aumentar a produção de serotonina, um hormônio que regula o humor e melhora o equilíbrio emocional. No caso de você já ter escolhido consumir carboidratos, é melhor incorporar alimentos que contenham carboidratos complexos, como pão de trigo integral. Isso ocorre porque o corpo leva mais tempo para processá-los, permitindo um efeito mais prolongado dos produtos com carboidratos, como a serotonina.
8. Bananas
alimentos e ansiedade
Além de ser uma excelente fruta tropical, fácil de comer e com um sabor delicioso, a banana também é uma ótima comida quando se trata de lidar com a ansiedade. As bananas são uma fonte de tirosina, um aminoácido que é responsável, entre outras coisas, pela transferência adequada do neurotransmissor dopamina no cérebro, o que ajuda a melhorar o humor e aliviar a ansiedade. Além disso, a presença de outro aminoácido chamado triptofano (também encontrado no peru) ajuda a aumentar a produção de serotonina no cérebro e, por sua vez, traz uma sensação de relaxamento e calma.
9. Açafrão-da-terra
alimentos e ansiedade
O açafrão (ou cúrcuma) é comumente conhecido como o tempero principal no curry indiano, no entanto, muitas pessoas não sabem que é rico em antioxidantes chamados curcuminoides, que afetam o funcionamento do cérebro e permitem que ele tenha os mesmos efeitos dos medicamentos para ansiedade. Além disso, ajuda o cérebro a aumentar sua produção de serotonina no corpo - um hormônio conhecido por seu efeito calmante - bem como o nível de produção de dopamina, um neurotransmissor que afeta a estabilidade emocional.
10. Chá de camomila
alimentos e ansiedade
Por milhares de anos, as flores de camomila têm sido usadas na medicina popular tradicional como um tratamento natural que proporciona relaxamento e tranquilidade, e pode ser encontrado na antiga medicina egípcia e grega. Um estudo publicado pela Universidade da Pensilvânia (Estados Unidos), em 2009, deu a esta hipótese legitimidade científica após confirmar o efeito calmante das cápsulas de camomila nos sintomas de ansiedade.

Imagens: alex grichenkoAlphaJosée Holland EclipseSimon A. Eugster 

Registre-se Gratuitamente
Você quis dizer:
Clique aqui "Registre-se", para concordar com os Termos e a Política de Privacidade
Registre-se Gratuitamente
Você quis dizer:
Clique aqui "Registre-se", para concordar com os Termos e a Política de Privacidade
App Logo
Nosso app é fácil!