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Comparação Entre Vegetais e Suas Variações de Cores

 Quando fazemos compras no supermercado, geralmente escolhemos vegetais em tons que estamos acostumados a ver, e isso é devido a uma série de razões, incluindo a preferência de gosto e textura, mas o que dizer dos benefícios para a saúde que cada cor de vegetal oferece? Existem diferenças dietéticas significativas entre pimentões vermelhos e verdes, por exemplo, ou entre cebolas roxas e amarelas, e hoje aprenderemos sobre esses benefícios e descobriremos quais cores vegetais são as melhores para nossa saúde. Abaixo estão 8 vegetais que vêm em cores diferentes e explicamos o que suas diferenças podem significar para sua saúde.
 
1. Pimentões
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Os pimentões vêm em três cores diferentes - verde, vermelho e amarelo / laranja. Os pimentões vermelhos e amarelos / laranja são mais maduros do que os verdes, então os verdes têm um gosto mais amargo do que outros. Eles também têm o menor valor nutricional, onde o pimentão vermelho tem a maior quantidade de potássio e vitaminas A e C. Como resultado, a variação vermelha é considerada a mais saudável de todos os pimentões.
2. Cebolas
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Cebolas vêm em muitas variedades e cores, as mais comuns são as brancas, amarelas, roxas e verdes. A maioria de nós usa a amarela, mas talvez adicionar mais cebolas roxas à sua dieta seja uma boa ideia. Isso acontece porque elas têm um maior teor de antioxidantes, tornando-as ótimas para a prevenção do câncer.

Além disso, todos os tipos de cebolas são bons diluentes de sangue, mas a roxa é mais eficiente nesse aspecto, porque contêm um maior número de flavonoides. Embora as cebolas verdes não possam ser comparadas às outras quando se trata de cozinhar, você deve saber que a cebola verde tem duas vezes mais potássio do que outras cebolas, e o conteúdo de vitamina A e C é significativamente maior, mas não contém vitamina B6 como outras cebolas têm.


3. Repolhos
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Se você comer uma xícara de repolho verde por dia, você recebe 3% da dose diária recomendada de vitamina A, mas se você consumir a mesma quantidade de repolho roxo, você receberá 19% da quantidade recomendada de vitamina A por dia.

O mesmo pode ser dito sobre o conteúdo de vitamina C do repolho roxo e, além disso, apenas o roxo contém antocianina, que é um flavonoide que ajuda a prevenir o câncer e a melhorar a memória. Comer repolho roxo é recomendado para aqueles que estão em uma dieta, porque a antocianina causa a liberação de hormônios no organismo que suprime o apetite.

4. Feijões
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Os feijões podem não ser vegetais, mas por serem tão populares na culinária, e terem tantas cores e tipos, é um alimento que não pode ser deixado fora desta lista. Todos os tipos de feijão têm uma grande quantidade de proteína e ácido fólico e um baixo índice glicêmico. No entanto, cada tipo de feijão tem uma variedade de benefícios para a saúde, tais como redução do risco de câncer, redução do colesterol e prevenção de diabetes.
5. Cenouras
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Você pode encontrar cenouras em muitas cores diferentes nos mercados, e as mais comuns são as de cor laranja, roxa e branca. As cenouras de cor laranja contêm uma grande quantidade de betacaroteno, o que ajuda a manter a saúde dos olhos e melhora a visão no escuro, mas uma quantidade maior pode ser encontrada na variação roxa.

Além disso, a cenoura roxa também possui antocianinas, que são poderosos antioxidantes que removem os radicais livres do corpo e ajudam a manter o fluxo sanguíneo normal. Em comparação com estes dois, as cenouras brancas são consideradas menos recomendadas, simplesmente porque não oferecem os mesmos benefícios para a saúde que as cenouras laranja e roxa.

 
6. Tomates
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Geralmente comemos tomates vermelhos, mas em vários mercados e lojas você também pode encontrar a variação negra, que é considerada mais saudável e mais nutritiva. Os tomates negros recebem a cor das antocianinas encontradas neles, que, como mencionado anteriormente, ajudam a prevenir o câncer e melhorar a memória. Este benefício torna os tomates pretos altamente recomendados para pessoas com problemas vasculares, uma vez que as antocianinas contribuem para proteger o organismo contra doenças cardiovasculares. Eles também têm um maior número de vitamina A e C, que melhoram a visão e reduzem a inflamação, do que os tomates vermelhos.
7. Batatas
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Existem muitas variedades especiais de batatas, mas as mais utilizadas na cozinha são batatas vermelhas e russet. As batatas vermelhas contêm menos carboidratos e mais proteínas, o que significa que eles são mais úteis na perda de peso, mas se quiser aumentar sua ingestão de ferro e cálcio, você deve escolher a batata russet, que contém 1,9 mg de ferro e 14 mg de cálcio por 85 gramas, enquanto a variedade vermelha contém apenas 0,7 mg de ferro e nenhum cálcio.
8. Alho
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O alho branco é a variedade de alho mais reconhecida e comum, mas durante certas épocas do ano, você também pode encontrar alho roxo, que é considerado muito mais saudável. Reduz a quantidade de insulina que o organismo libera, que ajuda os diabéticos a lidarem com a doença, tem propriedades anti-inflamatórias mais fortes do que o alho branco e contém mais antioxidantes, como a alicina e o magnésio, que ajudam a prevenir o desenvolvimento de células cancerígenas. Por todas estas razões, não é difícil entender por que o alho roxo é mais recomendado que o branco.

Conclusão

Sempre que você tiver que escolher a ‘melhor’ cor de vegetais nos supermercados ou mercearias, escolha aqueles com cores mais escuras, especialmente vermelhas e roxas. O mesmo componente que dá a esses vegetais sua cor também mantém o câncer bem longe e melhora a circulação no corpo, o que é muito importante para manter a saúde. Além disso, eles também contêm mais vitaminas que fortalecem vários sistemas em nosso corpo.
 

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